Blast from the Past

Blast from the Past: Fear Effect (PS)

O reinado do PlayStation foi uma época fértil para os jogos de videogame, afinal, era a transição dos gráficos 2D para os gráficos repletos ... (por Unknown em 05/07/2012, via PlayStation Blast)

O reinado do PlayStation foi uma época fértil para os jogos de videogame, afinal, era a transição dos gráficos 2D para os gráficos repletos de polígonos, então grande parte do que saía era novidade. Mesmo assim, vez ou outra, surgiam jogos que conseguiam surpreender ainda mais. Foi o caso de Fear Effect, que poderia ter sido apenas mais um Resident Evil genérico, mas que acabou chamando atenção por conta dos seus gráficos diferenciados, história adulta e jogabilidade inovadora.

Um inferno diferente

O jogo se passa na China, alguns anos no futuro, e possui uma ambientação cyberpunk, com bastante tecnologia dividindo espaço com equipamentos mais antigos, além de várias megacorporações ditando os rumos do mundo. O jogador assume o controle de três mercenários, Hana, Deke e Glas, que chegam em Hong Kong com o objetivo de encontrar a filha sequestrada de um chefão da Tríade e eles próprios pedirem resgate ao pai da garota.

Com esse resumo, a história pode parecer simples, mas felizmente as coisas não param por aí. Logo os mercenários descobrem que a jovem não foi sequestrada, mas na verdade seu pai irá sacrificá-la em nome do Rei do Inferno, com quem fez um pacto para conseguir toda a sua fortuna. Neste ponto, a ambientação do game se transforma e o jogador vai de um cenário futurista para as profundezas do inferno. O melhor de tudo é que tudo foi baseado na mitologia chinesa, então esqueça aquele inferno com cores vermelhas, fogo por todos os lados e demônios chifrudos, que conhecemos da mitologia cristã.

Os cenários do submundo são compostos com uma paleta de cores sombria, com a maioria das superfícies e estruturas na cor cinza. No lugar do fogo, o inferno chinês apresenta áreas congeladas. Somado a isso, o enredo apresenta algumas reviravoltas e mais surpresas para o jogador acostumado com tudo dando certo para os personagens. Glas, por exemplo, tem o braço esquerdo arrancado, enquanto Deke morre de forma extremamente violenta. A única que sai inteira é Hana. Isso se você escolher deixá-la viva no final, já que existe uma escolha entre ela e Glas.

 

Um anime jogável

Graficamente o game era bem impressionante, todo feito em cel-shading, o que passava a sensação de estarmos jogando um anime interativo. A qualidade gráfica era tanta que, mesmo sendo um jogo curto, ele possuía quatro CDs. Praticamente todos os cenários possuíam elementos em movimento, algo que foi conseguido colocando vídeos rodando em looping, que davam a sensação de um cenário 3D.

Assim como nas animações japonesas, Fear Effect trazia um alto grau de violência em suas cenas. Eram litros e mais litros de sangue quando alguém era atingido por algum tiro. A morte do personagem Deke é uma das mais impressionantes, com o cara tendo a cabeça partida no meio ao cair de olho em uma superfície pontiaguda. Como todo bom anime adulto, o jogo abusa também da sensualidade da protagonista Hana (que é uma ex-prostituta), sempre com figurinos que ressaltam seus seios.

O fator medo

Os comandos dos personagens traziam aquele estilo “tanque” que foi popularizado pela série Resident Evil, o que atrapalhava em certos combates, já que ele possuía um estilo de ação muito mais frenético do que o jogo da Capcom. Felizmente, na continuação de Fear Effect isso foi alterado e ficou muito mais fácil controlar os personagens. Porém, a grande atração do jogo era seu inovador sistema de dano. No lugar da tradicional barra de energia, Fear Effect trazia uma barra que media o estresse dos personagens.

À primeira vista, ela funcionava como a barra de energia, já que ao levar um tiro o personagem se estressava e obviamente a barra ia ficando vermelha. A diferença aqui é que essa barra começava a mudar de cor pelo simples fato do jogador entrar em um tiroteio, ou ainda quando não conseguia resolver um quebra-cabeças. Era comum estar tranquilo com a energia no máximo e quando as balas começavam a voar lá estava a barrinha ficando amarela. Para recuperar a calma (e consequentemente a energia), o jogador precisava matar alguns inimigos sem ser percebido, ou resolver puzzles de primeira.

Fear Effect teve ainda uma continuação com o subtítulo de Retro Helix, que mostrava o passado dos personagens e como eles se conheceram. Além disso, ele trouxe também uma nova personagem, Rain Qin, que supostamente era namorada de Hana. Porém, ele não trouxe nenhuma novidade com relação ao primeiro e eu o considero bem abaixo do jogo original.

Revisão: José Carlos Alves


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook