Trophy Blast

Trophy Blast: Sonic's Ultimate Genesis Collection (PS3)

Quem curtiu o Mega Drive durante a saudosa época "dos 16-bits" vai ter o maior prazer em conseguir cada troféu disponível em Sonic... (por Alberto Canen em 29/08/2012, via PlayStation Blast)

Sonic CapaQuem curtiu o Mega Drive durante a saudosa época "dos 16-bits" vai ter o maior prazer em conseguir cada troféu disponível em Sonic's Ultimate Genesis Collection. São 40 jogos de Mega Drive e nove de Master System e Arcade. Não é difícil platinar o jogo, pois os desenvolvedores apenas dispuseram os troféus de forma que o jogador tenha que curtir o game por inteiro, passando por todos os jogos e matando a saudade deles sem grandes desafios. Mas, se mesmo assim você precisar de uma ajuda, este Trophy Blast deve ajudá-lo.

01. Platinuminary platina

Como de praxe, basta conseguir todos os demais troféus do jogo para receber o tão cobiçado troféu de platina.

02. Get Rich bronze

Agora vamos começar a passear pelos games da coletânea. Em Alex Kidd in the Enchanted Castle, é necessário adquirir 1.000 em dinheiro. Cada moeda vale 10, e os sacos de dinheiro, 100. Não deve ser muito difícil e já na segunda fase dá para conseguir o feito.

03. Don't Die bronze

Em Alien Storm, chegue até a terceira missão sem  perder uma vida sequer. Para facilitar as coisas, é interessante colocar no modo fácil (easy), ou você pode acabar morrendo na segunda missão e ter que começar tudo novamente.

04. Enter the Beast bronze

Em Altered Beast, consiga 100.000 pontos na primeira fase. O número assusta em um primeiro momento, mas é um dos troféus mais fáceis de se adquirir. Basta avançar normalmente no jogo, pegando os power-ups para se transformar no lobisomem e a pontuação virá rapidamente.

05. Holy Water bronze

Em Beyond Oasis, é necessário dirigir-se ao Water Temple e terminar a dungeon, derrotando o chefe do local. Para facilitar as coisas, eis um detonado em vídeo mostrando o que deve ser feito:

06. Stealing Points bronze

Em Bonanza Brothers, alcance 40.000 pontos apenas na primeira fase. Não é muito difícil, basta coletar toda a quantidade possível de dinheiro e matar os guardas. Mas se mesmo assim você encontrar dificuldades, há uma dica que pode ajudá-lo: basta ir ao quarto que tem dois computadores e um guarda no canto esquerdo. Abra a porta, que acertará o guarda, garantindo 1.000 pontos. Volte e a porta se fechará. Repita o processo até conseguir os pontos necessários.

07. Easy as Pie bronze

Em Columns, alcance 40.000 pontos no modo Easy - o qual você já iria selecionar de qualquer forma (!). Agora é só jogar normalmente, sempre procurando fazer os combos, que dão mais pontos.

08. Hardly a Hero bronze

Basta completar a primeira fase de Comix Zone. Mesmo no modo mais fácil pode ser um pouco difícil, mas é um jogo muito divertido e vale a pena se aventurar. Mesmo assim, caso você esteja com pressa, existe um macete: vá em Jukebox (no menu principal) e coloque as músicas na seguinte ordem: 3, 12, 17, 2, 2, 10, 2, 7, 7, 11. Você ficará invencível e não terá dificuldade alguma em conseguir o troféu rapidamente.

09. Get Ahead bronze

Consiga cinco moedas de bônus (aquelas usadas no final da fase para conseguir itens) em Decap Attack. Para consegui-las, é necessário procurar nas estátuas. Então, quebre todas as que você encontrar pelo caminho, pois nem todas dão moedas e muitas possuem apenas itens.

10. Communication is the Key bronze

Esse é fácil e rápido. No jogo Ecco the Dolphin, use o seu sonar com outro golfinho assim que um apareça.

11. Taste Like Tuna bronze

Em Ecco: The Tides of Time, coma 200 peixes. Basta encontrar um cardume pelo caminho e deleitar-se, indo e voltando. É fácil, mas pode demorar um pouco.

12. Suit up bronze

No jogo E-SWAT, obtenha a Combat Suit. Para isso é necessário completar a segunda missão. A primeira missão é bem fácil, mas a segunda pode dar mais trabalho. Caso você tenha problemas, eis um vídeo que pode ajudar:

13. Don't Get Lost bronze

Chegue até o quinto andar do labirinto em Fatal Labyrinth. Não há macetes, apenas lembre que não é necessário matar todos os inimigos que aparecem, apenas chegar até o local indicado.

14. Getting Chicks bronze

Consiga 80.000 pontos no jogo Flicky. A melhor forma de conseguir essa pontuação é jogando as fases de bônus, que se abrem quando se salva todos os passarinhos de uma só vez. Na segunda fase bônus, a pontuação já deve ser alcançada.

15. Garden Gnomes prata

Consiga 20 power-ups de magia em Golden Axe. Basta acertar o pequeno duende quantas vezes for possível, já que ele derrubará um power-up toda vez que for atingido. Faça isso quantas vezes forem necessárias e não se esqueça de aproveitar o jogo, que é um verdadeiro clássico.

Golden Axe

16. Tower Up prata

Em Golden Axe II, complete a terceira fase: Tower Level. Você pode convidar um amigo para jogar cooperativamente e facilitar as coisas.

17. Saved by Magic ouro

Em Golden Axe III, use magia 10 vezes. Não há muito mistério e você conseguirá sem maiores problemas, não antes de curtir o jogo durante um tempinho.

18. TGIF prata

Em Kid Chameleon, consiga o Maniaxe. Basta chegar até a quinta fase e você conseguirá esse power-up logo no início.

19. Twinkle Twinkle bronze

Em Ristar, colete cinco Yellow Stars. As estrelas estão espalhadas pelo jogo em baús e outros lugares. Caso você encontre um baú com uma, você pode suicidar-se e pegar a estrela novamente, facilitando bastante a tarefa.

20. Yatta! ouro

Para conseguir esse troféu, "basta" terminar o jogo Dr. Robotnik's Mean Bean Machine. O jogo é muito divertido, mas também é muito difícil, mesmo no modo fácil. Existe uma forma de ir direto para o último desafio, contra o próprio Robotnik, no modo fácil: na tela de passwords, insira Amarelo, Laranja, Azul, Azul. Pronto, agora seus problemas começaram. Vença o vilão e conquiste o troféu, que é o mais difícil do jogo.

Dr. Robotnik's Mean Bean Machine

21. True Ninja Skills prata

Em Shinobi III: Return of the Ninja Master, complete a primeira fase sem usar continues. É uma tarefa bem simples de se conseguir. Um alívio depois de enfrentar o Robotnik para conquistar o troféu Yatta!

22. Complete Chaos bronze

Consiga uma Chaos Emerald em Sonic the Hedgehog. Em qualquer fase, consiga 50 moedas e, sem perdê-las, pule no anel gigante que aparecerá no final do ato. Aparecerá uma fase bônus. Basta completá-la para coletar a esmeralda do caos e receber o troféu.

23. A Different Tail ouro

Em Sonic 3, colete 100 anéis jogando com Tails na Angel Island Zone (primeira fase). Depois de selecionar o Tails na tela principal, é só coletar os anéis sem ser acertado pelos inimigos.

24. Flicky to the Rescue bronze

Resgate 20 Flickies no jogo Sonic 3D Blast. Para salvá-los, basta derrotar os inimigos que estão com eles. No final da segunda fase, você já deve ter conseguido todos.

25. Lots of Zeros ouro

Consiga 10.000.000 pontos na primeira fase de Sonic Spinball. Não precisa se assustar com o tamanho do número. Basta jogar normalmente que a pontuação virá, mesmo que você morra alguma vez. Mas fica mais fácil sem morrer, claro.

26. Get to the Chopper prata

Consiga mais de 1.500.000 pontos na primeira fase de Super Thunder Blade. Você pode colocar no modo fácil e maximizar as suas vidas para facilitar. Ainda assim, evite ser atingido, ficando próximo ao chão. No final da fase você já deve ter conseguido a pontuação necessária.

27. Three Times a Charm bronze

Complete a primeira fase de Streets of Rage usando os três personagens do jogo. Claro que não é possível jogar com os três ao mesmo tempo, então você terá que jogar a primeira fase três vezes, usando sempre um personagem diferente. Caso sejam dois jogadores, basta terminar a primeira fase duas vezes. Na primeira vez, cada um escolhe um personagem diferente; na segunda, basta escolher o terceiro personagem restante e terminar a primeira fase mais uma vez.

Streets_of_Rage personagens

28. Good Day Mate prata

Em Streets of Rage 3, desbloqueie Roo, o canguru, como um personagem jogável. No final da segunda fase, você enfrentará um palhaço e um canguru. Não derrote o canguru, apenas o palhaço (o canguru até pode ser acertado, desde que você não o mate). Após derrotar o palhaço, o troféu será seu. É mais fácil com dois jogadores - e mais divertido também.

Bata apenas no palhaço

29. Super Charged prata

Em Vectorman, colete 500 photons, que são pequenas esferas brancas que aparecem durante a jogatina. Basta jogar normalmente que logo você conseguirá o número necessário.

30. Can You Dig It? prata

Alcance a fase 11 do jogo Vectorman 2. Você pode jogar normalmente ou valer-se de uma pequena trapaça: pause o jogo e aperte cima, direita, quadrado, triângulo, quadrado, baixo, esquerda, quadrado, baixo e Start. Escolha "Dig 2" para ir diretamente para a fase 11 e receber o troféu sem esforço algum.

31. Blast Processing prata

Jogue todos os games de Mega Drive, mas isso deve ser feito de uma só vez, sem desligar o console. Basta iniciar cada game, esperar a tela da SEGA, voltar para o menu principal e escolher outro jogo. Assim que todos tiverem sido jogados, o troféu aparecerá. Trabalhoso, porém fácil.

32. Master the System prata

Desbloqueie tudo no jogo. Para ver o que falta, basta apertar triângulo no menu principal. Depois de conseguir todos os demais troféus, ficará faltando apenas um, que pode ser adquirido em Sonic 2. O problema é que será necessário ter dois controles do PS3 para poder conseguir esse troféu. Você só precisa jogar a primeira fase e derrotar o chefe no final, lembrando de acertá-lo ao menos uma vez com o Tails. Se necessário, você pode fazer isso sozinho sem maiores problemas.

33. No Life prata

Assista a todos os vídeos. Basta inicializá-los, e não é necessário assisti-los por completo. Me pareceu melhor. Eis o que é necessário para conseguir todos os oito vídeos:

  • Rieko Kodoma: em Alex Kidd, consiga 1,000 em dinheiro;
  • Makoto Uchida: em Golden Axe, consiga 20 power-ups;
  • Kazuo Wakihara: em Columns, consiga 20.000 pontos apenas no modo fácil;
  • Akira Nishino: em Ristar, Colete cinco Yellow Stars;
  • Kazunari Tsukamoto: jogue Phantasy Star 3;
  • Takao Miyoshi: jogue Phantasy Star 4;
  • Tohru Yoshida: jogue Phantasy Star 2;
  • Shun Nakamura: em Sonic the Hedgehog, obtenha a Chaos Emerald.

34. Critique prata

Veja todas as Artworks do jogo. Primeiramente, vá até o museu - basta apertar círculo na tela principal. Agora, veja todas as artes de todos os jogos e o troféu será seu.

35. Only in the '80s prata

Jogue todos os 34 títulos de Arcade. Cada um tem um procedimento a ser realizado para desbloqueá-lo. Eis a lista completa:

  • Alien Syndrome: em Alien Storm, alcance a terceira missão sem perder uma vida sequer;
  • Altered Beast Arcade: em Altered Beast, colete 100.000 pontos ou mais antes do fim da fase;
  • Congo Bongo: em Streets of Rage, compete a primeira fase usando os três personagens;
  • Fantasy Zone: em Flicky, consiga 80.000 pontos;
  • Golden Axe Warrior: em Golden Axe III, use magia 10 vezes;
  • Phantasy Star: em Sonic 2, derrote o primeiro chefe com dois jogadores;
  • Shinobi Arcade: em Shinobi 3, complete a primeira fase sem usar continues;
  • Space Harrier: em Super Thunder Blade, consiga mais de 1.500.000 pontos na primeira fase do jogo;
  • Zaxxon: em Decap Attack, colete cinco moedas de bônus (Bonus Coins).

Não é muito difícil conseguir todos os troféus do jogo e a tão esperada platina. Um ou outro desafio são mais difíceis, mas a intenção dos desenvolvedores foi a de fazer o jogador curtir o game por inteiro, inclusive vendo todos os extras disponíveis. Não há dúvidas que essa foi a escolha mais acertada, pois o mais importante dessa coletânea é aproveitá-la por completo.

Revisão: Alan Murilo


é formado em Direito pela UFRN. Joga videogame desde os tempos do Atari e sempre acompanha as novidades na indústria de jogos. Está no Facebook e no Twitter.

Comentários

Google
Disqus
Facebook