Análise DLC

Guia DLC: Mass Effect 3: Leviathan (PS3)

Embora Mass Effect 3 tenha deixado muitos fãs irritados com seu final, o jogo é inegavelmente bom. E é claro que estávamos esperando pelo p... (por Unknown em 01/09/2012, via PlayStation Blast)

mass-effect-3-leviathan-dlc-out-today-on-pc-ps3-and-xbox-360-2[1]Embora Mass Effect 3 tenha deixado muitos fãs irritados com seu final, o jogo é inegavelmente bom. E é claro que estávamos esperando pelo primeiro DLC que realmente trouxesse algo novo à história, já que o Extended Cut apenas alterou detalhes do polêmico final e From Ashes teve o lançamento simultâneo ao jogo, perdendo a característica de “conteúdo extra”. Nesta terça, dia 28, foi lançado Leviathan, e já adianto: o DLC é tudo que precisava ser e um pouco mais. Confira tudo sobre esse mistério galáctico e como isso se encaixa na aventura de Shepard nesta análise!

Medidas desesperadas

Numa guerra galáctica em que os humanos e seus aliados estão em ampla desvantagem, é de se esperar que eles fossem recorrer a coisas incertas. Leviathan se trata justamente disso: Shepard recebe a informação de que existe um ser capaz de destruir Reapers, chamado de Leviathan. Ele entra em contato com um cientista chamado Bryson para saber mais; mas, antes que possa recolher informações, o homem é morto por seu assistente, aparentemente possuído por alguma coisa.

A trama se desenrola de forma bem natural, separando a história em várias missões diferentes, e termina com uma revelação que o final do jogo já havia deixado implícita, mas dessa vez é explicada de forma minuciosa e talvez até um tanto didática. Sim, muitos segredos sobre a origem dos Reapers são explicados ao final deste DLC, e é essa uma das coisas que o torna indispensável.

Mas a história não se resume a isso. Em meio ao mistério de Leviathan, vemos a história de uma colônia dominada por uma força alienígena; a filha de Bryson, Ann, uma excelente personagem que traz o tom emocional para a trama e bons momentos de decisões morais para Shepard. O que mais poderíamos pedir?

ME3_Bryson_family_photo[1]

Forçando um pouco a barra para achar defeitos, alguns diálogos parecem não ter sido tão bem-planejados. Em um momento, o jogo dá a opção de investigar mais a respeito de certo detalhe, por meio do diálogo, ou de seguir em frente. Se você investigar, a sequência não é tão fluida. Difícil de explicar. Em outro momento, um squadmate surge no laboratório de Bryson e diz "E aí, Shepard! Fiquei sabendo sobre uma forma de derrotar os Reapers e vim aqui acompanhar". Bem forçado.

Detetive Shepard

As missões do DLC são bem variadas. De início, é necessário investigar o laboratório de Bryson para tentar localizar Leviathan. Embora algumas missões no jogo tivessem um pouco desse elemento de investigação, desta vez o processo é bem diferente: você realmente colhe evidências e depois precisa decidir o que é relevante.

Outra parte da história consiste em investigar uma colônia cujos habitantes estão dominados por Leviathan. Eles não são fisicamente hostis, mas é tenso ouvi-los mandando Shepard voltar para onde veio. Esse trecho é bem interessante e diferente do resto do jogo: Shepard precisa ir até um local, pegar um item ou informação e retornar para destrancar determinada porta, além de obter muitas informações pelo caminho.

E o restante, é claro, são batalhas. Desafiadoras, algumas delas obrigam você a escoltar um drone de reparação até uma máquina  outras pedem que você carregue uma bateria para abrir uma porta. O jogo coloca múltiplos Brutes e Ravagers de uma vez só, além de colocar duas Banshees em um momento. Esses trechos perdem apenas para a sequência final do jogo em termos de dificuldade.

Para mim, particularmente, o grande momento do DLC começa quando Shepard utiliza um mech para entrar no oceano. Os efeitos de luz e sombra, as cores e a física aplicada são absolutamente incríveis. Foi um daqueles momentos em que eu lembrei por que gosto tanto de videogames e fiquei orgulhoso da Bioware por produzir algo excelente tanto no visual quanto no ambiente.

Baixe. Agora.

Por apenas US$ 9,90, Leviathan traz cerca de 4 horas a mais de jogo, separadas em diversas missões, que vão desde missões combativas ao estilo já conhecido de Mass Effect a um estilo investigativo e que deveria ser ainda mais explorado.

O DLC traz, além de tudo isso, duas armas, três upgrades para armas diferentes e uma habilidade nova para Shepard: Dominate, que possibilita virar um inimigo contra os outros. A conclusão é simples: longo, barato, divertido e cheio de adições interessantes ao jogo, Leviathan é um DLC obrigatório para fãs da série.

Leviathan (Mass Effect 3) - PlayStation 3 - Nota: 9,5

Preço: US$  9,90 | Disponível na PlayStation Store

Revisão: Felipe Biavo


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook