Jogamos

Análise: Sonic Adventure 2 (PSN)

Confesso que sempre curti Sonic , independente das críticas. Atiraram pedras em Sonic the Hedgehog  (o mais recente, não o original), Sonic ... (por Unknown em 28/10/2012, via PlayStation Blast)

Confesso que sempre curti Sonic, independente das críticas. Atiraram pedras em Sonic the Hedgehog (o mais recente, não o original), Sonic Unleashed e o primeiro episódio de Sonic the Hedgehog 4, mas eu curti demais os três. Disseram que a SEGA só foi acertar novamente com o ouriço em Sonic Colors (exclusivo de Nintendo Wii e DS) e que tem feito um bom trabalho com a série desde então. Mas que tal relembrarmos um dos precursores de Sonic em três dimensões, que foi relançado neste mês para a PlayStation Network, Sonic Adventure 2? Acompanhe a nossa análise.

A sombra de Sonic


Sonic Adventure 2 ficou marcado como um dos jogos mais bem avaliados de Dreamcast (onde foi originalmente lançado) e um dos mais vendidos no port para o GameCube. E não é para menos, pois ele é divertidíssimo - apesar de não ter uma característica excepcional que atraia novos fãs. Mas para os old school, Sonic Adventure 2 não é lembrado somente por ser um bom título, mas sim, e principalmente, por ser o primeiro da série a apresentar um dos maiores rivais de Sonic: Shadow the Hedgehog. E a história do game, que é até interessante, se desenrola em Sonic sendo confundido com Shadow e perseguido por policiais por causa disso. Além dos dois ouriços (ambos controláveis), aparecem ainda outros personagens marcantes da série (também controláveis): Dr. Eggman, Rouge the Bat, Miles "Tails" Prower e Knuckles the Echidna.

Variedade é o que não falta


Se você for pegar alguns dos Sonic recentes, notará que as fases são quase que semelhantes. Isso não é um problema em Adventure 2. Você pode controlar seis personagens (três heróis e três vilões) em mais de trinta fases, passando por cenários urbanos, florestais, desérticos e até aquáticos.

Se já não bastasse essa diversidade no modo história, você ainda pode rejogar algumas dessas fases com um amigo no modo para dois jogadores. Há diversos tipos de jogo, como batalha, corrida e até karting. Se você se enjoou de um, pode ir se divertir no outro e por aí vai; eu sou de ficar horas assim. Você ainda pode comprar o DLC de SA2, "Battle Mode", e se entreter com novos mapas e personagens que não apareceram na versão de Dreamcast.


Já que estamos falando de variedade, esse certamente foi um dos objetivos da SEGA para o modo história. Com Sonic/Shadow, temos aquela clássica jogatina em que devemos coletar o maior número possível de anéis em tempos recorde. Já com Tails/Eggman, estamos a bordo de um robô e devemos passar por fases de plataforma com mais inimigos do que as dos protagonistas. Mas aí vem o ponto realmente chato do jogo: as fases de Knuckles e Rouge. Os dois devem coletar pedaços da Master Emerald espalhados pelo cenário. Você irá perder um bom tempo tentando localizá-los e com certeza vai se enjoar rapidamente. Quando eu chegava nessas fases, partia para algum outro jogo e tentava fazer isso depois. A SEGA literalmente estragou o gameplay dos dois personagens, que poderiam ser muito mais explorados.

Knuckles: "Alguém me tira daqui, por favor!"

Tudo que é bom tem um lado ruim


Sonic Adventure 2 é mesmo um jogo que vale a pena ter na coleção e que custa somente dez dólares na PlayStation Network. Muitos fãs que ainda não o jogaram e que forem comprar notarão a diferença dele para os da atualidade (repito que para mim eles não são ruins, mas falo no ponto de vista da maioria), seja em jogabilidade ou em diversão. E dá para perceber que ele foi inspiração para Sonic Colors e Sonic Generations.


A trilha sonora de Adventure 2 é simplesmente incrível, confesso que uma das melhores que já ouvi. Lembra muito as dos primeiros Tony Hawk, e esse é um fator que nos deixa com ainda mais excitação para jogar. Mas excitação que quase se desmancha com a câmera horrorosa do jogo, capaz de destruir esperanças. Quando você tenta consertá-la manualmente, ela teima em lhe sacanear e voltar a atrapalhar. Com certeza é a maior falha do jogo. Ainda assim, é um título que vale o investimento, mais pela nostalgia do que por qualquer outra coisa.

Prós

  • Fases com Sonic e Shadow;
  • Modo versus;
  • Variedade de cenários;
  • História com um bom enredo;
  • Grande trilha sonora.

Contras

  • Fases com Knuckles e Rouge;
  • Câmera simplesmente horrível;
  • Bugs frequentes durante a jogatina;
  • Dublagem mal trabalhada.
Sonic Adventure 2 - PlayStation Network - Nota final: 8.0
Visual: 7.5  |  Som: 9.0  |  Jogabilidade: 8.0  |  Diversão: 8.0
Revisão: José Carlos Alves

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook