Perfil

Perfil: Ada Wong (Resident Evil)

Espiã. Namorada preocupada. Mulher fatal. Todas essas são características de Ada Wong, personagem que apareceu pela primeira vez em Resident... (por Unknown em 12/10/2012, via PlayStation Blast)

Espiã. Namorada preocupada. Mulher fatal. Todas essas são características de Ada Wong, personagem que apareceu pela primeira vez em Resident Evil 2, como co-protagonista do Leon, e que acabou se tornando parte importante da série. Utilizando sempre um vestido vermelho, Ada é extremamente habilidosa no manejo de armas de fogo, além de conseguir se virar também no combate corporal. Apesar de já ter marcado presença em dois jogos da série, ela ainda é uma personagem cheia de mistério e, talvez por isso, muito querida pelos fãs.

Super espiã

Aparentemente mais uma vítima inocente da Umbrella Corporation, Ada Wong na verdade é uma espiã muito famosa no mundo corporativo, por sempre conseguir roubar segredos de grandes empresas. Ela chegou a manter um relacionamento com um cientista da Umbrella chamado John, que foi forjado por ela apenas para que conseguisse acesso aos laboratórios da empresa. Esse fato é inclusive mencionado no primeiro Resident Evil, por meio de uma carta que o tal cientista escreveu para ela.

Descendente de chineses, a bela Ada Wong chegou a Raccoon City na mesma época em que Leon e Claire chegaram, com a desculpa de que estava procurando seu namorado John. Acontece que ela não dava a mínima para o cientista e foi enviada a Raccoon por uma Organização secreta, com o objetivo de conseguir uma amostra do poderoso G-Virus, criado por Willian Birkin. Na sua estadia pela cidade, ela acaba conhecendo e ajudando o policial Leon Scott Kennedy, que procura uma maneira de escapar daquela loucura toda envolvendo mortos-vivos. Durante a jornada, a fria espiã desenvolve acidentalmente uma paixão por Leon, chegando até a salvar sua vida algumas vezes. Em uma dessas ocasiões de resgate, Ada acaba ferida gravemente e cai em um poço, sendo dada como morta por Leon.

Só que no final do segundo jogo, uma pessoa escondida nas sombras, muito parecida com Ada, aparece para ajudar o herói em perigo mais uma vez, entregando um lança foguetes para que Leon possa derrotar o Tyrant. Em Resident Evil 3, um arquivo no final do jogo revela que Ada não apenas sobreviveu à destruição de Raccoon City, como também conseguiu roubar a amostra do G-Virus que tanto queria. Apesar de seus sentimentos por Leon, Ada resolve permanecer desaparecida e prosseguir com suas missões secretas para a tal Organização.

Entre o dever e o amor

O retorno triunfal da agente acontece em Resident Evil 4, “coincidentemente” o mesmo jogo que traz a volta de Leon. Desta vez ela está em busca de amostras de Las Plagas, que serão utilizadas em pesquisas científicas feitas pela Organização, que é comandada pelo vilão Albert Wesker. Ainda mais sensual do que no segundo jogo, Ada se encontra novamente dividida entre seus sentimentos por Leon e sua missão. E isso é determinante para que ela auxilie o então agente do governo em diversas ocasiões, inclusive o ajudando a se livrar de um dos parasitas que tomaram conta de seu corpo.

Ao final do jogo, depois de ser resgatada por Leon, ela contraria as ordens de Wesker de matar o agente e o ajuda a derrotar o último dos Los Illuminados. Em uma cena que imita Resident Evil 2, Ada atira um lança foguetes para Leon, que com o uso da arma destroça o monstro que os atacava. Quando parecia que os dois finalmente teriam um final feliz, Ada mostra que não está disposta a dar as costas totalmente para seus empregadores. Ela rouba a amostra de Las Plagas que está com Leon e foge em um helicóptero, deixando para trás apenas a chave de seu jet-ski para que Leon tenha alguma chance de fuga.

Após estes eventos, Ada Wong ficou mais uma vez desaparecida e cogitou-se a possibilidade dela ter sido morta por Wesker, devido à sua traição. Porém, com o retorno de Leon à série, em Resident Evil 6, Ada, mais uma vez, também está de volta. Provavelmente para roubar mais alguns segredos e fazer o Leon de trouxa no processo enquanto ocasionalmente salva sua vida.

Revisão: Samuel Coelho


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook