Blast from the Past

Blast from the Past: Apocalypse (PS)

Um cientista mau tenta criar uma teocracia baseada no fim do mundo. Então, em suas experiências cria os quatro cavaleiros do apocalipse só p... (por Anônimo em 30/12/2012, via PlayStation Blast)

http://horrorcultfilms.co.uk/wp-content/uploads/2011/05/Apocalypse-Art.jpgUm cientista mau tenta criar uma teocracia baseada no fim do mundo. Então, em suas experiências cria os quatro cavaleiros do apocalipse só para ter a certeza do acontecimento se concretizar. Cabe a seu amigo Trey Kincaid salvar o mundo desse caos e derrotar o inferno na base dos tiros. É assim que você se encontra em Apocalypse, um jogo desenvolvido pela Activison em 1998 e que retoma muito dos filmes de ação da segunda metade dos anos 80. Muita explosão, muitos inimigos e o caos dançando de salto alto sobre a humanidade. Nada mais justo que chamar o tio Bruce e deixar o mundo mais uma vez brilhando com a luz do Sol.

Um tal de Bruce

Se você tem um pouco de conhecimento sobre cinema, por menor que seja, já ouviu falar de Bruce Willis. Bruce Willis ou o carinha que salvou a Terra em Amargeddon, ou o policial de Duro de Matar, ou o cara que já pegou a Demi Moore, ou o cara que salva o futuro de O Quinto Elemento, o carinha morto de O Sexto Sentido, o capanga de Red – Aposentados e Perigosos, enfim, é o protagonista desse jogo da Activision.

O projeto da Activision para Apocalypse foi exigente. Eles queriam um jogo de ação, com explosões, destruição e o caos reinando com uma coroa e um cajado. Para isso, queriam também que o protagonista dividisse espaço com um ajudante que tem tudo a ver com ação: Tio Bruce. A ideia inicial da Activision era que o jogador ficasse como protagonista e fosse ajudado pelo tio da ação durante o jogo.

Mas o projeto foi pelo ralo e decidiram mesmo que, ao invés de dividir a ação com Bruce, você poderia ser ele mesmo e encarar o armagedon sozinho.

Pronto! Agora é só cair na gandaia.

Uma troca de projetos que deixou sequelas

Com a mudança de última hora no projeto, algumas falhas terminaram sobrando no resultado do jogo. É possível perceber certas falas incoerentes e sem sentido vindas de Bruce, sem falar de outras conversas que nosso herói tem com uma segunda pessoa. Isso foi algo que restou da mudança sofrida pelo projeto, a retirada do personagem que seria o protagonista, pela de Bruce, fez com que as falas já transcristas, restassem para o projeto final do jogo.

http://i.ytimg.com/vi/sQpPajduzOc/hqdefault.jpg

E, por falar no áudio, as falas são minimamente empolgantes, não transparecem a emoção causada pelas fases. Mostram que não tiveram um tratamento dígno.

Quanto os efeitos sonoros, eles fazem bem e mostram uma certa intensidade em conjunto com as explosões nos momentos mais empolgantes. Em algumas fases, você pode ouvir o som da água e dos inimigos andando por ela. Sons como de coisas quebrando também são bem convincentes.

Quanto as músicas, Apocalypse é daqueles jogos que possuem uma trilha sonora digna de um jogo de ação e tiroteio. Pra quem curte um bom rock e música eletrônica, vai se dar de bem com o seleto tracklist de Apocalypse. Ah! Um dos chefes é uma das cantoras que compõe a trilha sonora do jogo. Não sabe quem é? Vejam abaixo no vídeo.

Um visual explosivo?

Convenhamos, Apocalypse é um jogo de ação com uma grande estrela de filmes do mesmo gênero. Pelo menos a parte gráfica deve nos surpreender, não?

Sim e não.

http://v021o.popscreen.com/OFpHdWw0a3Z5dGcx_o_bruce-willis-apocalypse-ps1-poe---control.jpg

Certo! O jogo foi desenvolvido pela nossa querida empresa que fez Tony Hawk’s e Spider Man, então, qualidade gráfica há, com certas ressalvas. À primeira vista vimos que o rosto de Bruce Willis está bem digitalizado e que seus polígonos cumprem seu papel. Os cenários são enormes e com vários objetos de cena, as explosões são geralmente grandes e assim como a maioria dos chefes do jogo. Porém, em determinados momentos, o número de inimigos e explosões, ao mesmo tempo, dão grandes quebras na framerate e mais fazem parecer stop motions de 4 quadros. Mas isso acontecia em pouquíssimos eventos durante o jogo.

http://www.pixfans.com/imagenes/2008/06/bruce-willis.jpg

Como é controlar Bruce Willis?

Sendo rápido e objetivo: Controlar Bruce é ótimo e passa uma boa controlá-lo, porém, a câmera as vezes não ajuda.

http://obrazki.tnttorrent.info/tnt24.info_PSX-PSP_Apocalypse_ENG_.296__84537.jpeg

Imagine você, em uma fase onde o chão arde em chamas e existem poucas plataformas para você se manter e não virar sopa. Imaginou? Pois bem, imagine agora, que a câmera está fixa em você e, quando decide prosseguir na fase, indo para a outra plataforma, a câmera que antes era fixa, decide se mover justamente na hora do pulo? Percebeu, né? Isso acontece muito em Apocalypse.

http://i43.photobucket.com/albums/e382/td5k/7a3a238b.png

Mas nada que 4 a 5 vidas desperdiçadas não te façam aprender a lhe dar com uma câmera troll.

Mas que poderiam ter melhorado, poderiam!

Revisão: Leandro Fernandes


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Adoro Blast from the Past , já li todos , como retro-gamer que sou , pode acreditar ótima matéria essa e todas Blast .

    ResponderExcluir