Blast from the Past

Blast from the Past: The Nightmare Before Christmas: Oogie's revenge (PS2)

Todo ano, pelo menos uma vez, no Natal ou no Dia das Bruxas, gosto de assistir ao filme "O estranho mundo de Jack" e parece que... (por Amèlie Poulain em 25/12/2012, via PlayStation Blast)

Todo ano, pelo menos uma vez, no Natal ou no Dia das Bruxas, gosto de assistir ao filme "O estranho mundo de Jack" e parece que não sou a única. Em Los Angeles, o cinema da Disney, El Capitan, se enfeita nessas datas e por uma semana passa um especial desse filme com a sala toda ambientada, imagens em 3D e até uma neve falsa caindo nos espectadores. A legião de fãs do clássico de Tim Burton de 1993 parece não acabar nunca. Para continuar a história, a Capcom lançou em 2004 um jogo com o que acontece depois dos eventos do filme. Parece que o Bicho-Papão resolveu se vingar e causa problemas na cidade do Dia das Bruxas, do Natal e dos principais feriados.

A volta do Bicho-Papão

Depois de mais um Dia das Bruxas, Jack Skellington se entedia novamente com os sustos e brincadeiras e sai em busca de novidades mais horripilantes para o próximo ano. Enquanto ele está fora, o trio de baixinhos causadores de problema, que no filme ajudam Jack a sequestrar Papai Noel (ou Papai Cruel, como Jack apelidou), vai em busca do Bicho-Papão e o traz de volta à vida, costurando seus retalhos. Ele então começa a enganar os cidadãos da Cidade do Halloween e tomar o poder dela, além de aprisionar Sally, a boneca de pano que faz par romântico com Jack.

O plano do Bicho-Papão vai ainda mais longe. Ele pretende sequestrar todos os líderes dos principais feriados para se tornar o rei das festas. Sally consegue, no entanto, avisar Jack através de um avião de papel mágico, mas já é dia 23 de dezembro. Jack corre para a cidade do Natal para salvar Papai Noel e o Natal.

Se sentindo no filme

O mundo em que se passa o jogo é o mesmo do filme. Podemos andar pelas Cidade do Dia das Bruxas e interagir com os personagens famosos da história, como Jack Skellington, a boneca Sally, o prefeito com duas caras, o criador de monstros Doctor Finklestien e o trio de crianças perversas Lock, Shock e Barrel. Os cenários também são muito parecidos com os do filme e a atmosfera obscura do Tim Burton é mantida. Além da cidade sombria do Dia das Bruxas algumas missões se passam na cidade branquinha e iluminada do Natal  cheia de neve, casinhas enfeitadas e seres simpáticos. Jack ainda se veste de Papai Noel em alguns momentos, com o mesmo figurino usado no filme.

Assim como o longa-metragem, o jogo é repleto de músicas, não nos deixando perder de vista o objetivo inicial do filme: contar uma história através de um musical. A sonoridade é um foco importante do jogo e existem também minigames rítmicos.

Pouco desafio

Os cenários começam a ficar um pouco repetitivos nas missões, que nem sempre são tão explícitas. O jogo peca um pouco no andamento, que às vezes pode ser lento demais ou fácil demais em algumas partes, mas agradaria crianças e fãs do filme podem curtir a ambientação. Os chefes, no entanto, fogem à essa regra, valendo mais a pena serem vistos e trazendo mais dificuldade e diversidade.


Uma das variedades divertidas é que Jack pode colocar sua roupa de Papai Noel ou de Rei das Abóboras, o primeiro permitindo um ataque com caixas de presentes e o segundo com lança-chamas e bombas, bem parecido com o filme. E aí, todos prontos para salvar o Natal?


Revisão: Alberto Canen

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook