Blast from the Past: Winning Eleven 4 (PS)

Não faço a mínima ideia de como expressar minha nostalgia ao falar deste jogo. E penso também que muitos de vocês também não encontrarão p... (por Jonas Sutareli em 30/12/2012, via PlayStation Blast)

Não faço a mínima ideia de como expressar minha nostalgia ao falar deste jogo. E penso também que muitos de vocês também não encontrarão palavras para externar este sentimento lindo e maravilhoso dos bons fãs de simuladores de futebol. Este que na minha opinião foi o primor dos simuladores de futebol de todos os tempos. Winning Eleven 4 marcou uma geração inteira (de consoles e de pessoas) e deixou seu legado que é lembrado até hoje.

Ganhar ou ganhar

Winning Eleven 4 é um jogo do tipo simulador de futebol, da produtora Konami, para PlayStation, que ficou muito popular no Brasil (imagina o motivo, né?) desde as suas primeiras versões. Até algum tempo atrás, Winning Eleven (sucedido pela franquia Pro Evolution Soccer) era o líder de aceitação ao redor do mundo, mas recentemente foi ultrapassado pelo seu concorrente. Mas isto não vem ao caso, o que eu quero falar aqui é da primazia que, para sua geração, foi Winning Eleven 4.


Aposto que Winning Eleven 4 já foi motivo de reunião na sala da casa de muitas pessoas, unindo vários amigos para aqueles velhos campeonatos que comumente podiam terminar em veementes bate-bocas. Quem não tinha videogame ou amigos com um, se reunia em locadoras mesmo, como era o meu caso. Aí a bagunça era ainda maior. Todo o barulho da locadora e ainda o furor dos amigos disputando o maior campeonato do mundo entre si. Era um crime sair perdendo, você seria zoado até o próximo certame.

São os melhores gráficos que eu já vi!

Quem nunca usou esta expressão na primeira vez que jogou PS? Atire a primeira pedra aquele que achava que os gráficos não tinham mais o que evoluir, quando no fim dos anos 1990 jogou alguma coisa no célebre PlayStation. Com WE4 não era diferente. Os gráficos pareciam tão reais na época, que as piadinhas de "não sei se está na TV ou no videogame" eram muito recorrentes. Eu posso creditar aos polígonos parte do sucesso que o simulador de futebol teve. Acho que não só ele, mas todas as franquias que começaram a se consagrar nessa plataforma tiveram como ajuda os gráficos poligonados que eram o suprassumo da época.

A jogabilidade do WE4 era muito aprimorada, um jogo fluido, leve, que se tinha controle total das ações. Era muito divertido e também difícil de ser encontrado algum bug. Não lembro de nenhum que ocorreu comigo enquanto eu jogava. Outro ponto fortíssimo de Winning Eleven 4 foi a inserção de mais modos de jogo além das partidas de exibição.

Comprar, vender, títulos e estrelas

Além das partidas amigáveis disputadas no modo de exibição e dos campeonatos e copas inseridos, de acordo com as ligas e competições mundiais, WE4 veio com o inédito modo 'Master League', amado por vários jogadores até os tempos de hoje. É um modo onde você começa com um time bem fraquinho e, na medida que vai ganhando as partidas e gerando receita para seu clube, pode comprar jogadores melhores e formar um supertime, do jeito que você quiser! Com certeza era o modo de jogo mais difícil presente em WE4, e também o mais divertido, justamente pela sua complexidade.

No geral, ele era um jogo bastante divertido, competitivo e que marcou uma época inteira e foi um dos jogos mais vendidos e jogados no Brasil. Por tudo isso, ele merece sempre estar na memória dos fãs de simuladores e tenho certeza que sempre estará.


Revisão: Vitor Tibério

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Nostalgia extrema , jogo que marcou a infância de muita pessoa inclusive a minha , ótima matéria.

    ResponderExcluir