Jogamos

Corra, dance, pule e deslize com o CommanderVideo em Bit.Trip Presents... Runner2: Future Legend of Rhythm Alien (PSVita)

Eu nunca antes havia jogado algum título da série Bit.Trip . Também nunca procurei me informar muito sobre a série, já que não me parecia ... (por Clínica Miller em 05/01/2014, via PlayStation Blast)

Eu nunca antes havia jogado algum título da série Bit.Trip. Também nunca procurei me informar muito sobre a série, já que não me parecia meu tipo de jogo. Com o lançamento de Bit.Trip Presents... Runner2: Future Legend of Rhythm Alien, decidi dar uma chance à franquia da Gaijin Games e me dei conta do erro que havia cometido ao não ter me interessado pelo charme das aventuras do CommanderVideo: Runner2 é simplesmente viciante.

De cara nova

Para quem acompanha a série desde os primeiros jogos, algo vai chamar a atenção logo de cara: com um novo visual, o jogo perdeu aquele tom retrô visto no primeiro Runner, por exemplo. A mudança, porém, se justifica logo que o jogo começa: toda a movimentação dos personagens e cenários funciona de forma espetacularmente fluida. Os cenários, aliás, são um show à parte. Cada "mundo" tem um tema diferente como céu e mar (primeiro e segundo mundos, respectivamente), por exemplo, que influenciam ainda o visual dos obstáculos e a própria trilha sonora, claro.


A forma como música e ação funcionam em conjunto é espetacular. Cada ação executada, como saltar ou deslizar, resulta em diferentes notas musicais que, em conjunto com as músicas de fundo de cada fase, resultam em incríveis melodias interativas. Runner2 é o perfeito jogo de plataforma rítmico.

O jogo traz, ao final de cada fase, um sistema de ranking online onde é possível comparar seus resultados com o de seus amigos. Quanto mais ações você executa, maior a sua pontuação. Pule, deslize, chute e colete barras de ouro para aumentar a quantidade de pontos ao final do estágio. Ao coletar todas as barras de ouro e power-ups, é liberado um canhão de bônus após a linha de chegada. Acertar o tiro “na mosca” rende mais 10 mil pontos e marca seu desempenho como “Perfect+”, o que pode lhe render uma boa posição no ranking.


Apesar de a série Bit.Trip ser conhecida por sua dificuldade elevada, Runner2 busca alcançar uma parcela maior de jogadores. O jogo traz diferentes níveis de dificuldade, permitindo que tanto alguém mais experiente, como aqueles que jogam casualmente, possam curtir a aventura.  De qualquer forma, mesmo no modo mais fácil, nem sempre chegar à outra ponta é uma tarefa simples. A dificuldade aumenta gradualmente, mas de forma a permitir que o jogador se acostume aos controles e domine as habilidades de CommanderVideo e seus amigos.

A Voz da Lenda

Bit.Trip Runner2 conta com narração do lendário Charles Martinet, ator e dublador famoso por ser as vozes de Mario e Luigi da série Mario Bros, da Nintendo. Ele ainda dublou personagens em Skyrim, Resonance of Fate, Ratchet & Clank: A Crack in Time, Skies of Arcadia e diversos outros games. Além disso, Martinet ainda teve alguns papéis em animações, séries de TV e produções cinematográficas.

Difícil, mas acessível

Ao percorrer os estágios, caso o CommanderVideo esbarre em algum obstáculo ou adversário, ou simplesmente caia em algum buraco, por exemplo, ele é arrastado de volta para o início da fase, onde a correria recomeça. Nada de telas de “Game Over”, perda de vidas ou “continues”, a única penalização do jogo é precisar recomeçar a correr desde o início (ou do último checkpoint). Durante a corrida, constantemente o jogador vai se deparar com caminhos bifurcados, onde um lado segue uma trilha simples e o outro costuma ser bem mais desafiador.


Boa parte desses caminhos mais complicados traz recompensas, que podem ser personagens ou roupas desbloqueáveis. Nem sempre, porém, esses estarão abertos desde o início, e pode ser necessário encontrar os caminhos até as fases dos cofres que, ao serem terminadas, liberam diversas chaves espalhadas por todo o mundo. Por vezes, ao seguir um caminho não-convencional (ou seja, não necessariamente seguir as barras de ouro ou power-ups, optando por um trecho aparentemente vazio), o jogador vai se deparar com alguns cartuchos dourados que, so serem coletados, o levam a uma fase bônus que traz o visual retrô do primeiro Bit.Trip Runner e com músicas saídas diretamente das mãos do compositor em chiptunes Disasterpeace, também responsável pela trilha sonora de Fez.


Mesclando elementos de jogos rítmicos e de plataforma, e trazendo uma evolução visual gritante em relação a seu antecessor, Runner2 se destaca pela simplicidade e, ao mesmo tempo, complexidade de sua jogabilidade. Girar, deslizar, saltar e dançar nunca foi tão divertido e desafiante, o que rende facilmente a Runner2 uma vaga entre os melhores jogos do PS Vita.

Prós

  • Trilha sonora interativa e envolvente
  • Casamento perfeito de gameplay com música
  • Dificuldade regulável, somada a uma boa curva de aprendizagem
  • Desafiantes caminhos alternativos em diversas fases

Contras

  • O novo visual pode desagradar fãs dos jogos anteriores
Bit.Trip Presents... Runner2: Future Legend of Rhythm Alien - PS Vita - Nota: 9.5
Revisão: Bruno Nominato
Capa: Douglas Fernandes

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook