Item Box

Ebony & Ivory (Devil May Cry), juntas em perfeita harmonia

Vamos conhecer um pouco mais sobre as armas principais empunhadas por Dante, da franquia Devil May Cry.

Dante, o caçador de demônios mais estiloso e polêmico do mundo dos games, conta com um arsenal variado para erradicar as hordas do tinhoso que infestam a face da Terra. Espadas, facões, manoplas, machados, bazucas, espingardas, nunchakus, guitarras que viram foice e por aí vai. Mas, de todos os equipamentos bélicos que o filho de Sparda já empunhou, nenhum deles é tão tradicional e imprescindível quanto as pistolas irmãs Ebony & Ivory.

Como o teclado de um piano

Ebony (Ébano) e Ivory (Marfim) são a marca registada de Dante, presentes em todos os jogos da série Devil May Cry. Originalmente, elas são duas pistolas Colt M1911, semiautomáticas, carregadas com munição 45 ACP, ou 11mm. Elas foram totalmente customizadas para aguentar o tranco de uma caça a demônios, além de serem embebidas em poder demoníaco, o que permitem a elas dispararem projéteis como se fossem metralhadoras. E é esse mesmo poder que lhes garante munição infinita. Queria ter uma dessas para jogar Call of Duty.

Apesar de serem descritas como “gêmeas”, as duas pistolas são diferentes entre si, não somente pela cor - Ebony é negra e Ivory é branca - mas ambas possuem características distintas. Em alusão à nomenclatura das armas, o ébano é um tipo de árvore que fornece uma madeira nobre, escura como o carvão, muito rara e utilizada na fabricação de móveis e instrumentos musicas. Já o marfim é um material extraído das presas dos elefantes, usado antigamente para se fabricar móveis e bolas de bilhar. Contudo, as pistolas receberam suas alcunhas em homenagem à música Ebony and Ivory, composta por Paul McCartney com a coautoria de Stevie Wonder, que falava sobre a harmonia inter-racial.

Ebony foi projetada para canhotos, modificada para tiros de longa distância e tem mais precisão de tiro, enquanto que Ivory foi construída para ser empunhada pela mão direita e possui um tempo de resposta maior do que Ebony, ou seja, ela dispara mais munição do que sua irmã. A porta de ejeção, por onde os invólucros dos projéteis “saltam” depois do tiro, na Ebony se localiza à esquerda e na Ivory, à direita. A empunhadura das pistolas é feita de madeira, com apertos ergonômicos para facilitar o manuseio, sendo que ambas possuem retratos embutidos de mulheres ao estilo vitoriano. A moça no retrato impresso em Ebony possui cabelos escuros e a dama gravada em Ivory é loira. Bem, não é à toa que Dante as chama de meninas.
Na falta de coldres, usam-se sutiãs!
Os martelos de disparo, as travas de segurança, os gatilhos e a base dos cartuchos de balas são banhados a ouro. Além disso, nos barris de ambas as pistolas estão gravados a ouro o nome Ebony & Ivory, seguido de um desenho de teclas de piano, e do lado posterior do barril está impresso a dedicatória: “For Tony Redgrave by .45 Art Warks”. Quem é Tony Redgrave? Depois eu explico.

Mas quem foi que as fez?

Dona Nell e "Tony Redgrave"
Havia uma armeira chamada Nell Goldstein, proprietária de uma loja de armas customizadas chamada .45 Caliber Works. Dante, em sua juventude, antes dos eventos de Devil May Cry 3, adotou o pseudônimo Tony Redgrave e passou a trabalhar como mercenário. Constantemente ele ia comprar armas na loja da Nell, pois ele “acidentalmente” quebrava suas pistolas, dizendo que elas não aguentavam sua força. Nell era considerada uma artista na confecção de armas de fogo e Dante via nela uma figura materna, já que sua mãe era ausente. Certo dia, a loja de Nell sofreu um atentado, que resultou num terrível incêndio. Dante tentou salvá-la, infelizmente chegando tarde demais. Pouco antes de morrer, Nell entrega as pistolas Ebony e Ivory para Dante, dizendo que eram suas obras-primas e que, dessa vez, Dante não iria quebrá-las. Após a morte de Goldstein, o rapaz abandonou o nome Tony Redgrave e abraçou seu destino como Dante, o caçador de demônios.

Uma partitura escrita com chumbo

Além de contarem com munição infinita e a capacidade de cuspir balas como uma metralhadora, outras funcionalidades foram acrescentadas às pistolas ao longo dos anos. Vejamos algumas:

Charged Shot – Dante carrega o tiro e dispara uma rajada que pulveriza os inimigos.
Twosome Time – Dante pode disparar simultaneamente em direções diferentes, assim nenhum demônio o pega desprevenido pela retaguarda.
Rainstorm – o ataque mais famoso do personagem. Dante salta sobre o alvo e despeja uma chuva de balas sobre o cocuruto do inimigo.
Wild Stomp – quando o inimigo cai no chão, Dante dispara uma saraivada de balas para que o bicho nem se levante mais. E só para mostrar o quanto Dante é um cara legal, ele termina desferindo um chute no corpo abatido.
Ricoshot – Dante agora pode carregar o disparo em um único tiro, que ricocheteia em todos os inimigos no cenário, parecendo um jogo de pinball.

E no famigerado reboot

No reboot que a série sofreu em 2013, o jovem e moreno Dante continua portando suas queridas Ebony e Ivory, mas elas receberam uma reformulação. Agora elas são duas Desert Eagle customizadas, possuem o mesmo design, apenas diferem na coloração, preta para Ebony e prateada para Ivory. Os martelos ficaram em forma de anel e as empunhaduras receberam um acabamento pontiagudo nas bordas. Na ponta do cano de disparo de ambas as pistolas, há gravuras em arabesco. Os detalhes em dourado e o retrato das moças vitorianas foram removidos. Ficaram bacanas, mas eu ainda prefiro o design antigo.
A versão remodelada das raparigas.
Bem, então é isso, meus queridos. Gostaram de conhecer um pouquinho mais do background das armas prediletas de Dante? Todo bom trabalhador trata bem as suas ferramentas de ofício e vimos que com o Dante não é diferente, ele carrega um grande apreço por suas meninas. Ebony & Ivory não são apenas dois pedaços de metal que atiram chumbo, elas possuem personalidade própria, podemos considerar que elas se tornaram personagens coadjuvantes na mitologia da série Devil May Cry.

Revisão: Catarine Aurora
Capa: Diego Migueis

é formado em Administração de Empresas e seu primeiro videogame foi um Dynavision Radical com 64 games. Adora escrever, é fã de carteirinha de Neil Gaiman e se amarra em coisas Nerds. Para trocar uma ideia com ele, basta procurá-lo no Facebook.

Comentários

Google
Disqus
Facebook