Conheça Kazunori Yamauchi, criador da série Gran Turismo

Presidente da Polyphony Digital e piloto profissional de automobilismo, Kazunori Yamauchi criou o seu jogo dos sonhos com Gran Turismo.


Não existe nada mais apropriado do que um produtor de jogos de corrida que seja apaixonado por automobilismo. Esse é o caso de Kazunori Yamauchi, game designer japonês responsável pela bem sucedida franquia Gran Turismo. Podemos dizer que Yamauchi uniu o útil ao agradável quando resolveu criar games que unem velocidade com automobilismo. 


Com dedicação e vontade, o produtor batalhou para tentar transmitir aos jogadores a sensação de se estar em uma corrida de verdade. Enquanto a experiência final pode variar de acordo com a pessoa, é inegável que toda vez que pegamos um título de Gran Turismo, temos um jogo muito bem feito em mãos. Então, que tal conhecer a trajetória do produtor da série no mundo dos games?

Unindo duas paixões

A paixão de Kazunori por carros começou cedo, na infância. Seu pai, frequentemente, precisava viajar longas distâncias de carro, e levava o garoto junto. Yamauchi gostava de observar os carros que encontrava durante as viagens, e não demorou muito até ele saber o nome de praticamente todos os modelos que encontrava. 

Na adolescência, seus interesses se expandiram também para computadores, programação e jogos eletrônicos. Segundo ele, na época tudo se assemelhava mais a um hobby do que a uma verdadeira ambição de trabalho.

Anos mais tarde, Kazunori foi contratado pela Sony. Seu sonho era trabalhar em filmes que tivessem como plano de fundo o automobilismo, mas a empresa tinha outros planos. Yamauchi foi posto no departamento de jogos eletrônicos, que na época estava para lançar o primeiro PlayStation. O programador novato, então, foi incumbido de chefiar o desenvolvimento de um jogo para a plataforma, na companhia interna Polys Entertaiment, que viria a se chamar Polyphony Digital após o sucesso de Gran Turismo, em 1997.


Ironicamente, a primeira proposta de Yamauchi foi justamente um simulador de corridas realista, como Gran Turismo viria a ser. No entanto, os executivos da Sony não ficaram seguros com a ideia do produtor, e pediram que ele pensasse em algo que abrangesse um público alvo maior ao invés de apenas os amantes de carros. Assim, o primeiro game de Kazunori foi Motor Toon Grand Prix (PS), um jogo de corrida cartunizado e colorido, nos mesmos moldes de Mario Kart. O título, lançado apenas no Japão, fez um sucesso considerável, e rendeu uma continuação. 

Após verem que Yamauchi sabia se virar, os executivos deram sinal verde para que ele desenvolvesse seu projeto inicial. O game seria batizado de Gran Turismo, e contou com tudo o que o produtor achava que um jogo de corrida deveria ter: carros de diferentes tipos e modelos – cada um com um estilo de direção próprio –, pistas diversas e física realista. Em 1997, o jogo dos sonhos de Yamauchi chegava às mãos do público.
Gran Turismo – o sonho que tornou-se realidade.
É possível que nem mesmo o produtor japonês imaginasse o sucesso que o título viria a alcançar. Gran Turismo vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo inteiro, e rendeu diversas continuações e spin-offs, sempre aproveitando o hardware do momento para criar experiências mais e mais incríveis. Isso elevou, e muito, o status de Kazunori dentro da Sony, e hoje ele é o CEO da Polyphony Digital.

Do volante ao joystick

Apesar de ser notoriamente conhecido como game designer, Kazunori Yamauchi também tem uma vida (nem tão) secreta: é piloto profissional de automobilismo. Ele se juntou ao Gazoo Racing Team em 2009, e correu no circuito de Nürburgring Nordschleife. Yamauchi fez a melhor volta da equipe, em 10 minutos e 9 segundos, e o time terminou como campeão da classe. Outra corrida que ele participou foi a 25 Hours of Thunerhill, em 2009, na Califórnia. O produtor (ou, melhor dizendo, piloto) chegou em 23º lugar. 
Yamauchi ao lado de seu carro preferido, o Ford GT.
Ele também já trabalhou juntamente com a Nissan e a Volkswagen para desenvolver as mecânicas dos carros dessas empresas na série Gran Turismo. Como agradecimento, Kazunori recebeu carros de presente das duas empresas: um Nissan GT-R e um Volkswagen Golf R32.

É claro que, com toda essa dedicação e experiência do produtor, quem são os verdadeiros recompensados são os jogadores. Gran Turismo tem fama de ser um dos melhores simuladores de corrida existentes no mercado, e grande parte disso se deve a Kazunori Yamauchi. Como ele ainda não deu sinal de querer parar, podemos ficar otimistas quanto a qualidade dos próximos games da série. Afinal, a corrida não pode terminar agora, não é mesmo?

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Diego Migueis

é estudante do Ensino Médio e joga videogames desde que ganhou seu primeiro console aos 5 anos de idade. Quando não está jogando algum jogo de terror qualquer ou entrando em hype para um novo Zelda, normalmente está dando uma olhada no Facebook.

Comentários

Google
Disqus
Facebook