Perfil

Delsin, de Infamous (PS4): mocinho ou bandido nas mãos do jogador

Independente de ele ser o vilão ou herói da história, ele vai abalar o mundo com seus super-poderes.


Um dos garotos propagandas da Sony para promover o lançamento do PS4 em 2013 foi o jovem Delsin Rowe. Ele era o protagonista do novo capítulo da série Infamous, que chegava para mostrar o poder gráfico que o console possuía. Mas o mais interessante não está nas habilidades incríveis que Delsin adquire ao longo de sua aventura, e sim a forma como sua personalidade e caráter vão sendo construídos através das ações do jogador. Descubra como esse jovem com jeito de delinquente consegue ser o herói ou vilão com o apertar de alguns botões.
CUIDADO: O texto a seguir pode conter spoilers para quem não jogou Infamous: Second Son. Leia por sua conta e risco!

Smoke guy

Delsin Rowe tem 24 anos e é um jovem bem problemático. Descendente de nativos americanos, ele mora em um abrigo da tribo Akomish junto de sua velha amiga Betty. No entando, Delsin não curte muito seguir os costumes de seu povo e prefere trocar as histórias dos antepassados pela arte das ruas. Seu hobby favorito é o grafiti e, por causa disso, ele vive se envolvendo em encrencas. A situação só piora para ele quando seu irmão Reggie assume o cargo de xerife da cidade. Apesar dos irmãos se darem bem, eles têm ideias bastante diferentes.
Apesar de ter fama de "pixador", Delsin leva jeito para o grafiti.

Tudo muda quando a dupla testemunha um acidente de um veículo militar. Ao tentar ajudar um dos detentos preso ns escombros, Delsin descobre que ele se trata de um bioterrorista (ou conduit, como preferem ser chamados): um ser humano capaz de manipular um certo elemento com um super-poder. Quando Delsin toca na mão do detento Hank, ele desmaia e, ao acordar, se dá conta que absorveu o poder do conduit. Agora ele é capaz de controlar fumaça e se converter em uma névoa de fuligem para passar por qualquer lugar. E mesmo com seu irmão lhe pedindo que escondesse sua nova habilidade do mundo, Delsin não tem outra escolha a não ser partir para Seatle depois que a chefe da D.U.P (Department of Unified Protection) ameaça a segurança de sua tribo.
Assustado no começo, Delsin leva pouco tempo para dominar a habilidade de controlar fumaça.

A chefona em questão se trata de Brooke Augustine, uma ex-militar que também é conduit. Ela possui o poder de manipular concreto e utiliza seu poderio militar custeado pelo governo para rastrear, capturar e prender todos os bioterroristas que encontrar, mesmo que tenha que sacrificar algumas vidas para isso. Delsin se dá conta que não poderá viver seguro enquanto essa organização continuar caçando pessoas como ele e inspirando o medo. Ele e Reggie então partem para Seatle em busca da chefona. Se Delsin pudesse absorver o poder de Augustine, desmantelar a D.U.P seria como tirar doce de criança.
A capacidade de controlar Neon é a próxima habilidade que Delsin adquire.

Durante sua jornada por Seatle, além de aprimorar suas habilidades, Delsin consegue encontrar os dois conduits que estavam sendo levados junto com Hank e fugiram no acidente: Abgail (Fetch) e Eugene. Enquanto a primeira é uma ex-viciada que tenta fazer justiça com as próprias mãos, o segundo é um geek querendo salvar a todos se escondendo nas sombras. É depois de muita correria e conversas que Delsin consegue convencer os jovens a se unir contra Augustine e lhe emprestarem seus poderes: Neon e Video, respectivamente.
Com o poder de dominar Video, Delsin pode atirar rapidamente (além de poder voar livremente).

Delsin aos poucos começa a ficar conhecido na cidade (e pela polícia também). Um de seus apelidos é “Smoker Guy” e, como vou comentar depois, a maneira como as pessoas irão reagir ao vê-lo andar pelas ruas (quando não está subindo em prédios) dependerá das decisões que o jogador tomar. Quando ele finalmente tem habilidades o suficiente para ir atrás de Augustine, ele decide confiar em Hank, que estava causando o caos na cidade, para lhe guiar até a central da D.U.P. O problema é que o conduit trai Delsin e acaba acidentalmente causando a morte de Reggie, que tinha ido ajudar o irmão. Delsin enlouquece de ódio e quase consegue por as mãos em Augustine. No entanto, a chefona escapa mais uma vez.
Ao encarar a chefona da D.U.P pela última vez, Delsin consegue absorver o poder de Concreto de Augustine.

A jornada de Delsin somente chega ao fim quando, contando com a ajuda de Fetch e Eugene, ele consegue invadir a torre da D.U.P e ficar frente a frente com Augustine outra vez. Aproveitando que a chefona estava transmitindo a luta dos dois ao mundo todo pelo sistema de vigilância, Delsin absorve o poder de concreto e consegue nocautear Augustine depois de uma feroz batalha. O final dessa história? Depende. Se o jogador escolheu um “karma” bom para Delsin, ele irá expor os segredos e Augustine e os conduits serão libertados, ou seja, ele será o herói do dia. Caso seja pelo “karma” ruim, o protagonista matará a comandante na frente de toda a cidade, libertará os conduit absorvendo todos seus poderes e comandará Seatle com mão-de-ferro.
Liberdade, com responsabilidade, para fazer o que deve ser feito.

Herói ou infame?

Ao longa da história do game, o jogador pode decidir se Delsin será bom ou mal de acordo com as decisões que ele tomará. Esse elemento é o responsável por aprofundar mais as características e personalidade do protagonista. O jogador começa a conhecer Delsin de verdade quando vê as diferentes formas com o que jovem pode lidar com situações críticas. A atuação do grande Troy Baker (Booker, de Bioshock Infinite, e Coringa, de Batman Arkham Origins) foi um ponto marcante para tornar Delsin um personagem eletrônico tão carismático. Em todas as cenas, Delsin possui um jeito solto, descontraído e emocionante nos momentos necessários. Pode-se sentir a emoção do personagem.
Quem disse que não dá para se divertir com super-poderes?

Seja qual for o destino que o jogador escolha para Delsin, o importante é que ele irá conquistar sua atenção de qualquer maneira. Ele tenta buscar justiça para os conduits — a diferença é na forma como ele fará isso. Ele irá usar seus poderes para quebrar o poder da D.U.P em Seatle, mas o jogador pode escolher se ele irá apenas subjugar seus inimigos ou irá executá-los. Muitos jogadores escolhem o caminho do mal por ser mais fácil de conquistar pontos para o karmic streak (um golpe poderoso que, seja qual elemento Delsin estiver utilizando, elimina todos os inimigos ao seu redor). Outros preferem ir pelo caminho do bem e se tornar um verdadeiro herói, sendo aplaudido e assediado pelos habitantes nas ruas.
Delsin vai cruzar qualquer obstáculo. Seja ele quem for.
Delsin é um personagem complexo. Toda a ação do jogo não é capaz de ofuscar os sentimentos que o jovem expressa nos momentos mais tensos ou a maneira como ele lida com seus adversários. Ele não tem medo das consequencias e vai até o final para cumprir seu objetivo. Além disso, ele tem uma “marra” que nos aproxima de como nos sentiriamos se tivéssemos super-poderes. Afinal, como ele mesmo diz quando Reggie lhe pergunta se ser um conduit tem algum efeito colateral, ele responde: “Nope. É incrivelmente irado!”.
Um carra cheio de "marra". E um poderoso super-herói.

Para aqueles que tiveram a oportunidade de jogar Infamous: Second Son, conte para nós: qual caminho você fez Delsin tomar? E você acha que isso tornou o personagem completamente diferente?

Revisão: Alberto Canen
Capa: Diego Migueis

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook