Dicas e Truques

Disgaea 5: Alliance of Vengeance (PS4) — dez dicas para iniciantes

Preparamos uma série de dicas para aqueles que querem começar a jogar a franquia Disgaea.

Disgaea 5: Alliance of Vengeance é um bom JRPG tático, e possivelmente a melhor opção no gênero até o momento no PS4. Para você que está interessado em experimentar e conhecer a franquia, mas talvez esteja com medo de tantos sistemas e conteúdo, preparamos dez dicas para que possa se familiarizar com a série e começar a dominar o jogo. É claro que para dominar completamente o título e chegar ao tão almejado LVL 9999, você precisará investir tempo, mas essas dicas são os primeiros passos para chegar lá.

1. Qual é a do universo de Disgaea?

No primeiro jogo, Disgaea: Hour of Darkness, somos apresentados ao Laharl, príncipe do Netherworld (o mundo dos demônios). Depois, descobrimos que existem mais de um netheworld, na verdade existem bilhões deles, e muito mais overlords (os chefes de cada lugar). Os títulos giram em torno desses mundos e dos demônios, que geralmente se portam de maneiras egoístas, sádicas e maldosas, sempre procurando se impor pela força. É claro que muitos deles não são exatamente assim.


O multiverso do jogo ainda conta com anjos, ceres celestiais e bondosos (que nem sempre são exatamente assim) e também com humanos como nós. Disgaea 5 conta a maior guerra que os netherworlds já viram, quando o demon emperor Dark Void começa a dominar bilhões de mundos demoníacos. Por mais que exista muita violência e uma grande guerra, não deixe de esperar por muitos momentos divertidos e cheios de palhaçada, que são a marca registrada da franquia.

2.  Primeira lição de batalha (Combo, Lift, Throw, Bonus List)

Você vai perceber que existe um medidor de bônus, a Bonus List, em cada mapa. Você só vai poder ganhar o prêmio maior uma única vez. As melhores formas de conseguir alcançar é dando combos e um alto dano. Às vezes vale a pena usar personagens apenas para bater em objetos só para construir melhor o combo. Quando tem Geo-Panels as coisas ficam mais fáceis, mas falarei disso adiante. Também é interessante usar os itens do tipo Filler, pois eles aumentam a barra de Bonus, partindo de 0.5 em diante.

É importante compor combos para aumentar o dano, portanto, mediante um inimigo forte, deixe o ataque com mais dano por último. Também não deixe de usar os personagens para dar ataques em conjunto, todo mundo que estiver em volta do personagem que irá atacar pode se unir em um especial conjunto. O mais legal é que quem não faz a ação pode ser movimentado novamente, veja o vídeo abaixo:

Isso que expliquei acima vale também para fazer ataques em conjunto, bem como usar o magichange (falarei adiante), etc. Outro aspecto importante á a utilização do Lift e do Throw.  Os personagens humanos podem levantar e arremessar todos os outros companheiros, inimigos e objetos. Monstros não podem levantar, mas também podem ser usados em conjunto com o throw. Exemplo:

É possível também jogar inimigos em cima de inimigos, fazendo com que eles se fundam e aumentem o LV, isso pode ser bom para capturar um adversário, ou mesmo para ganhar mais pontos de experiência.

3. Segunda lição de batalha (Geo-Panels)

Os Geo-Panels são um aspecto importante das batalhas. Conforme o prisma está em cima de uma determinada cor, ele faz com que seu efeito se espalhe para todo o painel da mesma coloração. Você pode tanto se utilizar dos efeitos para ganhar vantagem sobre seus inimigos, como levantar e tacar prismas para atribuir um efeito a uma área.

Por fim, um jeito ótimo de elevar a barra de bônus é fazendo chains com a mudança das cores. Veja o vídeo abaixo:

O mais importante é sacar que ordem de transformação das cores irá te dar mais pontuação.

4. Faça Quests

Também não deixe de ficar de olho nas Quests que você pode conseguir no Pocket Netherworld, muitas delas vão te possibilitar recrutar novos tipos de guerreiros e monstros, além das missões especiais que trazem overlords de mundos que já vencemos, e que podem ser recrutados (alguns destes são excelentes guerreiros, com overloads realmente úteis).


Fora isso, fique de olho nas skills que você quer conseguir, pois existem muitas quests que dão habilidades como recompensas. Na verdade, são evilities que seus personagem pode aprender e equipar. Favoreça evilities que casem com o tipo de guerreiro que você está montando (Killia e Magnus são ofensivos, então aumente ainda mais a força deles, Christo com inteligência, e por aí vai).

5. Use e abuse do Item World

O Item World pode assustar um pouco, mas você não precisa evoluir tudo, principalmente se seu objetivo for só terminar a história e brincar um pouco no conteúdo extra. Dê preferência para itens que aumentam vários atributos, como imperial seal, dark rosary, devil ring, etc., mas é legal também evoluir armas dos personagens que mais usa, principalmente aquelas que forem de tipos mais raros.

Também é útil movimentar habitantes para o item que você quer evoluir, isso vai possibilitar um maior aumento de nível do item em uma única visita. Não deixe de vencer todos os inimigos dos andares para evoluir melhor. Também faça o possível para abrir os baús e vencer os inimigos de evento (como o coelho, o peixe que deve ser levantado, etc). Mesmo com um determinado LVL, os habitantes do mundo dos itens são mais fracos, então é um bom lugar para evoluir algum personagem.


Dica que veio de uma experiência pessoal triste: salve antes de entrar no Item World, pois existem fases extras e aleatórias, entre elas a do banco, na qual você pode extorquir a bancária para ganhar muito HL, mas ela poderá chamar os “seguranças” e você acabará perdendo 10,000,000 HL e um bom progresso do jogo.

Outro sistema que ajuda na evolução dos itens é a Innocent Farm. Nela, podemos criar innocents, e depois os remanejar para o item que queremos evoluir. Quanto mais inocentes tivermos em um item-world, melhor.

6. Esquadrão e exploração dos netherworlds

Também existe o esquema de esquadrões. Vários tipos de esquadrão poderão ser habilitados na assembleia (falarei dela abaixo), mas outros vão aparecendo conforme os capítulos são vencidos. Cada um deles traz habilidades e bônus em status, então é bom sempre olhar com carinho como quer distribuir seus personagens. Fique de olho no grupo de captura (cujo os membros poderão capturar inimigos enfraquecidos para o exército), e principalmente no grupo de pesquisa.

O grupo de pesquisa é o responsável pela investigação dos vários netherworlds. É imprescindível mandar grupos pesquisarem os planetóides, pois isso irá gerar itens, prisioneiros, batalhas extras e, sobretudo, mais planetóides para o ciclo recomeçar. Eu aconselho a usar os prisioneiros para evoluir o esquadrão de pesquisa até o LV que dobra a velocidade das viagens. De qualquer forma, ir ao Item World é sempre um ótimo jeito de fazer as pesquisas se completarem, sempre que voltamos de lá o tempo passou.


Depois vá usando os prisioneiros para evoluir os esquadrões cuja as habilidades e bônus mais ajudem em seu estilo de jogo.

7. Visite sempre a Assembleia

A Assembleia é o espaço em que podemos propor projetos para os congressistas. Muitos desses projetos criam novos espaços no Pocket Netheworld, outros melhoraram a qualidade dos itens em nossas lojas, e até mesmo podemos pedir triplo de experiência ou mana por um determinado tempo.


Não venda ou jogue fora seus itens raros, mesmo que sejam inúteis, pois são estes os objetos procurados pelos congressistas. Então use e abuse das propinas para passar os projetos que mais quer. E sempre se foque em pagar os congressistas mais fortes, pois em último caso você pode vencer na força os que se oporem ao seu projeto. Disgaea é um universo composto por demônios, mas mostra com veracidade o que acontece pelos congressos de nosso mundo real.

8. Não deixe de usar o magichange

Os monstros também podem usar o magichange e se tornarem arma para um personagem por três turnos. Eles aumentam os status da arma que você já empunha, então é sempre uma situação de melhora. Claro que precisa saber bem a estratégia, pois se você morrer empunhando um monstro, os dois morrerão. No entanto, existem combinações poderosas, como o Zeroken com um monstro que se torna uma luva, ou o Killia com o dragão que vira espada, e por aí vai, não deixe de ir experimentando combinações.

9. Melhorando seus personagens

Fora a melhoria dos equipamentos e a evolução por níveis, você também pode utilizar de outras maneiras para deixar seu personagem ainda mais forte. A primeira destas é o Chara World, uma espécie de board game dentro de Disgaea 5. Dentro desse mundo, foque-se em vencer vários inimigos, sem perder o objetivo de chegar ao fim. Depois de um tempo vai ficar mais caro participar e os bônus serão menores. Aí chegamos na reencarnação.

É muito importante reencarnar, pois um personagem com o status de gênio acaba sendo muito mais forte (já que ganha mais pontos a cada level), e é relativamente rápido evoluir seu guerreiro ao lvl de seus outros personagens. Outro benefício é que, ao reencarnar, você pode pagar o primeiro valor novamente no Chara World. Também é possível trocar as cores dos personagens, mesmo os principais, o que acaba sendo divertido.


Vencer inimigos em estado de Revenge é excelente também, já que eles dropam os shards (fragmentos). Cada fragmento vai aumentar um determinado status de um guerreiro à escolha. Então não deixe de vencer os personagens em modo vingança sempre que possível.

10.  Só a ponta do iceberg

Essas foram dicas bem inciais para quem está começando no mundo de Disgaea, ou pretende conferir o game, afinal eu mesmo ainda estou no começo da jornada (terminar a história é só o comecinho). Agora, se você quiser mesmo buscar os melhores extras, vencer os inimigos poderosos escondidos, ou até mesmo almejar uma platina, não posso deixar de recomendar o canal do Admiral Vic.

Ele traz, por exemplo, vídeos mostrando como condensar os fragmentos gera mais bônus aos status:

E também mostra muitos outros segredos e como alcançar alguns troféus. Qualquer dúvida sobre as dicas ou mesmo os vídeos, pode me contactar que estarei disponível para ajudar os aspirantes a demônio.

Revisão: Alberto Canen

é um homem sem qualidades. Para se esquecer das décadas de fracassos de sua vida real, resolveu passar parte do seu dia jogando. Iniciado nos games por Adventures e JRPGs, hoje em dia joga de tudo. Gosta muito de escrever sobre jogos, mas só dá nota 10 para games em que você pode dar Suplex em um trem.

Comentários

Google
Disqus
Facebook