Perfil

Teddie, o ursinho bipolar da série Persona

O ursinho do mundo obscuro da TV é confiável e sentimental, mesmo sendo um sem noção de carteirinha.


Os títulos mais recentes da série Persona foram desenvolvidos com um caráter mais sentimental em mente, e a adição de “mascotes” foi muito bem-vinda. Mesmo sendo Persona 5 (PS3/PS4) a entrada mais recente da série, foi durante os bastidores (literalmente) do antecessor deste título que conhecemos um ursinho um tanto quanto maluco.

I am Teddie!

Se você já jogou Shin Megami Tensei: Persona 4 (PS2), Persona 4 Golden (PS Vita) ou já assistiu o anime Persona 4 Animation, você provavelmente foi levado para a outra dimensão de um canal de TV misterioso, e por lá encontrou uma criatura bem incomum — que mais parece um ursinho de pelúcia rechonchudo. Antes das devidas apresentações, você deve ter se perguntando: que diabos faz um ursinho de pelúcia fofo em um jogo com temáticas tão maduras como Persona? Bem, a resposta pode variar muito, mas tenho uma opinião: Teddie veio trazer vida e alegria a tudo de obscuro e ruim que poderia cruzar os caminhos dos adolescentes investigadores de Yasogami High.


Teddie é o tipo de personagem que divide muito a opinião entre os fãs: uns o consideram fofo e engraçado, e acreditam que seu jeito "atirado" e abusivo com as garotas seja porque ele desconhece os conceitos de gênero, etiquetas sociais ou decisões morais. Outros acham o ursinho um pervertido da mais alta patente, e o repugnam até nos momentos em que ele parece estar sendo sincero e amigável, classificando-o como um aproveitador de situações frágeis.

As faces de Teddie

O que inicialmente incomoda Teddie são as mudanças que têm ocorrido no mundo em que ele vive, com pessoas sendo jogadas por lá e eventualmente sendo ameaçadas e morrendo. Teddie não sabe de onde veio, quem ele é ou o motivo de estar ali. Ele sabe que sempre esteve no mundo da TV, e que as shadows (sombras) sempre habitaram esse lugar junto a ele. Mas, à medida que Teddie é questionado sobre sua aparência distinta e por habitar um lugar totalmente desconhecido, ele começa a se perguntar o que ele realmente é.


Além da bipolaridade presente em seu comportamento, Teddie é, por definição, um ursinho de pelúcia que vive na imensidão vazia e sombria do Midnight Channel. Porém, com o desenvolvimento da narrativa, Teddie cria laços ainda mais fortes com os adolescentes e decide sair do mundo misterioso da TV, encarnando um adolescente de boa aparência e com um estilo único a fim de ficar ainda mais perto da turma. Ele passa, então, a morar com Yosuke Hanamura, que, além de tolerar sua personalidade no mundo paralelo, ainda oferece casa e emprego para o mascote da turma.

Quando Teddie está no mundo da TV, ele é de grande ajuda para os jovens detetives: aponta a direção de quaisquer eventos que tenham recentemente acontecido por lá, ajuda a juntar pistas para o progresso da investigação e conversa durante as batalhas — seja dando dicas, elogiando os ataques da turma ou praguejando contra o inimigo. Além disso, mesmo com pouco conhecimento sobre seu interior e sobre o mundo externo (realidade), ele é capaz de realizar conexões por meio de televisores espalhados em diferentes lugares da outra dimensão.

Buscando a verdade

Engraçado e mulherengo, o mascote é uma adição importante no grupo dos investigadores. Mesmo que ele busque mais a verdade sobre si mesmo do que uma resolução para o caso envolvendo o Midnight Channel e a realidade, Teddie é uma criatura que não precisa ser julgada por seu comportamento. Os momentos mais sentimentais do jogo envolvem o ursinho e uma outra personagem, e mostram que o amor entre amigos transcende qualquer barreira — seja ela entre dimensões ou entre o conhecimento e a ignorância.

Entre a total ignorância inicialmente demonstrada por Teddie e sua compreensão e auto-aceitação ao fim do jogo, muitos eventos mostraram o quanto Teddie evoluiu e melhorou. Ele foi submetido a situações de frustração, diversão, desgosto e até mesmo teve que encaram seu alter-ego — momento que conferiu a ele sua própria persona, Kintoki-Douji. Em um jogo sobre verdades e mentiras e sobre aceitar quem você realmente é, Teddie foi provavelmente quem mais sofreu — já que não conhecia nem mesmo suas características de personalidade mais superficiais.



Seja como suporte nas batalhas, fazendo seus trocadilhos e piadas infâmes, atuando como jurado de um concurso de drag queen ou como funcionário da loja de departamento Junes, Teddie foi eternizado como um personagem divertido e muito útil para o progresso do jogo. Persona 4 e toda sua genialidade em colocar toda uma equipe como protagonista do jogo — e não somente seu personagem controlável — faz com que Teddie se destaque ainda mais.

Caso você não seja dos mais fãs do JRPG Persona, você pode encontrar o mascote da turma de Yasogami High nos spin-offs da série, como Persona 4 Arena (PS3/X360), Persona Dancing All Night (PS Vita) e Persona Q: Shadow of the Labyrinth (3DS). Garanto que sua experiência com o ursinho será única, em uma relação de amor ou ódio.

Revisão: Ana Krishna Peixoto

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook