Dicas e Truques

Gran Turismo Sport (PS4): o espírito esportivo e 5 dicas para aproveitar o game

Pequenas dicas que irão elevar sua experiência competitiva no mais novo simulador de corrida do PS4.


Gran Turismo Sport (PS4) chegou pronto para oferecer um ambiente online competitivo, embasado em categorias de corrida reais da Federação Internacional do Automobilismo. E tal como em competições reais, o game preza por uma atitude de competição justa por parte dos jogadores, e então o respeito se torna primordial para que as corridas sejam prazerosas.


Também conhecido como fair play, Gran Turismo traz como doutrina o “espírito esportivo”, que consiste basicamente no respeito mútuo e comportamento leal de seus jogadores. Pense em um esporte como o boxe, por exemplo. Não importa se o praticante é novato ou veterano, há regras a serem seguidas. Ninguém pisa no tatame, ou qualquer que seja o espaço de treinamento, pronto para machucar o parceiro de treino; mesmo quando há treinos específicos de luta, força e velocidade são dosadas para que ambos possam aproveitar o treinamento e, porque não, se divertir. O comportamento nas corridas de Gran Turismo deve seguir o mesmo princípio. Não adianta ser um jogador agressivo que tenta ultrapassar todos os outros de qualquer maneira. Diferentemente do boxe, que é um esporte de contato, automobilismo preza por manobras suaves — e o mínimo contato gera penalidade.



Após uma experiência majoritariamente positiva nas corridas online de GT Sport, separamos pequenas dicas para tornar sua experiência o mais prazerosa possível. Tais dicas são para aqueles que, assim como este redator que vos escreve, possuem uma afinidade quase nula com veículos automotores e que podem aprender muito com as lições de Gran Turismo.

1 – Não ignore a Escola de Pilotagem

Se for do seu interesse, é possível assistir aos vídeos introdutórios do modo Sport e cair de cabeça diretamente nos principais recursos e corridas online que o game oferece. Mas recomendo não fazer isso, visto que muitos jogadores já estão familiarizados com jogabilidade, comportamentos diversos de outros jogadores e, possivelmente, com as pistas e suas particularidades. Dedique um tempo para conquistar as medalhas de ouro das provas de nível Iniciante da Escola de Pilotagem. Pequenos desafios didáticos irão ensiná-lo o básico sobre frenagem, aceleração em curvas abertas e fechadas, dentre outros pormenores que farão a diferença nas corridas online. Por experiência própria, percebo que alguns corredores não passaram pela Escola de Pilotagem, então torne-a sua vantagem.


2 – Não tenha preguiça de assistir aos vídeos explanatórios

Todos os desafios de Gran Turismo, seja na Escola de Pilotagem, no modo Missão ou Experiência de Circuito, oferecem vídeos feitos especialmente para explicar como conquistar a principal medalha em cada um deles. Mesmo que sejam em inglês, as explicações podem ser entendidas pelo aspecto visual oferecido. Preste atenção no cenário ao redor, no medidor de velocidade e nos momentos em que o narrador executa suas manobras de curva. Será possível perceber uma melhora significativa em sua performance, que será mais eficaz nas corridas online.


3 – Use os cones como referências.

Por toda a pista, é possível perceber a presença de cones simples e duplos, muitas vezes próximos às marcações das zebras da pista. Cones simples indicam os melhores locais de entrada e saída das curvas, então se seu veículo estiver próximo a eles, possivelmente você estará executando as manobras de entrada e saída de curva da maneira correta; os cones duplos indicam quando iniciar a frenagem, e sempre estarão antes de um cone simples. Lembre-se de que o game possui um auxílio de tela que indica quando frear, e ele se torna muito útil junto aos cones.



4 – Use o comportamento dos outros a seu favor.

Aparentemente nem todos os jogadores de GT Sport compreenderam as lições do espírito esportivo oferecidas pelo game, então explore o comportamento agressivo e antiético de seus oponentes. Deixe que digladiem entre si e mantenha sua distância para não ser pego em acidentes que não têm relação com você. Aproveite os momentos em que os veículos dos oponentes estarão instáveis pelas batidas e faça a ultrapassagem, mas sempre com cuidado. Tais “batalhas” são comuns de acontecer entre membros do pelotão de trás ou do meio, então será possível ganhar posições consideráveis. Tenha em mente que sempre haverá uma pessoa “babaca” que jogará o carro dela contra o seu, mas não se preocupe muito, pois essa ação quase sempre a penaliza, posicionando-a nas últimas posições e até mesmo saindo da partida.



Preste atenção nos padrões de manobras de seus oponentes. Muitos deles repetem até mesmo os erros. Busque sempre melhorar seus setores (pratique na Experiência de Circuito setores em pistas específicas), e então você estará fazendo ultrapassagens sem nenhum problema. Percebi que muitos utilizam os freios em momentos desnecessários. Algumas curvas exigem apenas um ajuste de aceleração. Solte um pouco a pressão utilizada no acelerador, ajustando assim sua aceleração e velocidade e faça uma curva mais rente à zebra da pista. Ao se aproximar da saída da curva, acelere ao máximo novamente. Você manterá seu momento e ganhará a chance de ultrapassar outros corredores mais ingênuos.

5 – Não seja a pessoa “babaca” citada acima.

Coloque o espírito esportivo como sua doutrina máxima em Gran Turismo Sport. Não almeje apenas a vitória nas corridas. Busque outros objetivos, como melhorar seu tempo nos setores das pistas e aumentar sua Classificação Esportiva (CE). A cada setor finalizado sem qualquer tipo de penalidade renderá um saldo positivo para sua Classificação Esportiva. Não toque em outros carros, não force ultrapassagens arriscadas, não corte caminho nas curvas e evite sair da pista para que sua CE aumente e seja melhor classificada ao final da corrida. Dessa maneira, o game o colocará prioritariamente com jogadores de CE semelhantes. Errar faz parte, e não se culpe se você der um “totó” em um carro alheio na hora de fazer uma curva com qual não está acostumado, mas não deixe que isso se torne um comportamento intencional e corriqueiro.

E a principal dica de todas, e que nem numeração possui por ser a mais importante: divirta-se! Gran Turismo Sport é uma experiência incrível e divertida, mesmo quando concluímos uma corrida nas últimas posições. Perder faz parte da competição, assim como criar um ambiente positivo é parte dos deveres de um competidor. Dê o seu melhor, sempre respeitando aqueles que estão à sua frente ou atrás de você no pódio.


Revisão: Arthur Maia


é ex-viciado em platinas na família PlayStation e sonha em ser escritor no futuro. Divide suas jogatinas entre jogos de todos os tipos e partidas de Battlefield e Call of Duty.

Comentários

Google
Disqus
Facebook