PS4 está na sua fase final de vida, diz CEO da Sony

CEO da Sony Entertainment Interactive diz em uma conferência no Japão que PS4 está no fim de seu ciclo de vida.

A crise que o Brasil vivia no momento em que o PlayStation 4 foi lançado, em 2013, impossibilitou que muitos adquirissem de imediato uma unidade do console mais aguardado da década. A conquista veio após alguns anos e agora essas pessoas querem usufruir do aparelho pelo maior tempo possível como sendo um videogame da geração atual. Mas uma frase dita pelo próprio CEO da Sony, John Kodera, em uma conferência no Japão joga um balde de água fria: O PS4 está entrando na fase final de seu ciclo de vida.


Falamos no GameBlast sobre estarmos próximos a uma nova geração de consoles. Na matéria de Matheus Bigai Ferreira, pudemos observar o cenário e especular quando teríamos novos lançamentos, já que as gerações tendem a "nascer" a cada cinco ou seis anos. Como não temos nenhuma informação oficial da Sony ou da Microsoft a respeito do futuro, no mínimo estes novos consoles chegarão em 2020.

Entretanto, também foi muito bem observado que o PS4 Pro e o Xbox One X poderiam estender a vida desta geração atual por mais cinco ou seis anos. É plausível, pois existe, inclusive, a discussão sobre eles já serem uma geração diferente do PS4 e Xbox One. Em termos de hardware, os dois consoles mais potentes do mercado trabalham em 4K, 60fps e ainda suportam muito bem a realidade virtual.

Kodera também falou sobre o PlayStation VR, cujas vendas estão crescendo à medida em que novos títulos compatíveis chegam às lojas, mas pontuou que o foco da Sony continua no ambiente first-party, tanto para jogos como para expansão de IPs (Propriedades Intelectuais).



Então a situação é: a média de duração das gerações de videogames gira em torno de 5 a 6 anos. Em 2018 a atual geração completa atinge a média, chegando a cinco anos de vida, mas não há nenhum anúncio das fabricantes sobre um novo console. A conclusão era, portanto, que PS4 Pro e Xbox One X - pioneiros na categoria de "videogames ultra-potentes da mesma geração" - estenderiam este prazo. Até que o CEO da Sony aparece dizendo que o ciclo do PS4 está no fim, a menos de um mês da E3.

Ou seja, o cenário está armado para uma E3 incrível. Soma-se a isso o anúncio feito no blog do Xbox de que a E3 2018 será a maior da história para a Microsoft. A expectativa para este evento é muito, muito grande. Há quem aposte todas as fichas que haverá sim a apresentação de um PlayStation 5 e de um "Xbox Two". Resta aguardar.

Fontes: Polygon.

produz conteúdo gamer para a WEB desde os 12 anos de idade. Criou diversos blogs, fóruns e canais no YouTube com a temática de jogos, que o fizeram escolher o Jornalismo de Games como profissão. É apaixonado pelo universo de Resident Evil e espera ansiosamente pela oportunidade de disputar um campeonato oficial de PES.

Comentários

Google
Disqus
Facebook