Discussão

Persona 5 (PS3/PS4): qual é a melhor pretendente a namorada?

Uma escolha que pode influenciar diretamente o seu progresso em Persona 5 (PS3PS4), vamos discutir qual a melhor namorada do jogo.

Os títulos de RPG da série Persona são famosos pelos seus sistemas de interação social, onde o protagonista pode, inclusive, arranjar uma namorada. Mais do que amor, este tipo de relação pode render vantagens interessantes para o jogador ao longo da história. Persona 5 (PS3/PS4) inovou bastante nesta área, disponibilizando diversas opções. Entretanto, fica a pergunta: qual é a melhor namorada do jogo? Vamos discutir esta questão na coluna de hoje.

Primeiro duas breves explicações

Antes de começarmos a analisar as candidatas, cabem aqui dois esclarecimentos. O primeiro é para aqueles que não conhecem o jogo. Persona 5 é o mais recente título desta série de JRPGs, ou Japanese Role-Playing Games. Este gênero se caracteriza, entre outros pontos, por adicionar elementos a nível mais pessoal na aventura em relação ao RPG tradicional, tais como possibilidade de relacionamentos amorosos e de amizade. E este game, lançado em 2016, é considerado o melhor da categoria.
Persona 5 é um dos melhores jogos de RPG já produzidos

Agora, o segundo é  sobre o sistema de relacionamentos em Persona 5. Toda vez que o jogador resolve passar algum tempo com um personagem específico, pontos de experiência são recebidos. No caso das pretendentes, quando o nível de relacionamento atinge o máximo, é possível escolher entre “namoro ou amizade”. Independente da escolha, aquele personagem passa a proporcionar algumas vantagens ao jogador (como veremos mais adiante).
Lembrando que as gêmeas Caroline e Justine não estão disponíveis para namoro
Entretanto, ao assumir um namoro, é possível notar diversas mudanças no game, como novas cenas e diálogos inéditos. O jogo permite que o protagonista tenha mais de uma namorada, desde que o nível necessário de experiência seja atingido naquele relacionamento (esta situação inclusive tem algumas consequências interessantes ao longo do enredo). Como o tempo disponível em Persona 5 é limitado, o ideal é aproveitar para criar relações com a(s) personagem(ns) em que o jogador se interesse tanto em termos amorosos quanto em habilidades.

Feita a explicação, vamos às possíveis pretendentes.
Nota: ao falar de cada personagem, pequenos spoilers sobre a história de cada uma serão contados; entretanto, eles não influenciam o enredo principal do jogo.

Ann Takamaki

A jovem “Lady Ann” é meio japonesa, meio americana, resultando em um visual diferente das demais jovens nipônicas. Tendo como grande sonho se tornar uma modelo, podemos ajudá-la a adquirir autoestima e conseguir mais experiência ao nos relacionarmos com ela. Apesar da postura decidida e confiante, o namoro com Ann Takamaki é cheio de momentos carinhosos e divertidos.
Ann é uma das primeiras pretendentes que o jogador conhece no jogo
Dentre as candidatas, as habilidades liberadas pela “Pantera” são todas ligadas ao desempenho nas batalhas, sem grandes efeitos especiais. Sendo assim, um alto nível de relacionamento com Ann permite mais chances em negociações com inimigos, maior chance de golpes críticos e a possibilidade dela receber golpes fatais que afetariam o protagonista.

Chihaya Mifune

Vidente com habilidades quase sobrenaturais, Mifune atende em uma banquinha no centro da cidade. Apesar das suas capacidades para leitura do futuro serem reais, a jovem precisa lidar com um grupo de aproveitadores, que a obrigam a vender amuletos falsos. O namoro com ela é bastante alegre, sendo que o jogador a ajuda a entender que o futuro nem sempre está escrito, e que ele pode ser o que fazemos dele hoje.
Um namoro que pode estar "escrito nas estrelas"
Ao nos relacionarmos com ela, suas habilidades de vidência permitem a obtenção de mais experiência e dinheiro nas batalhas. Além disso, é possível descobrir as habilidades que o jogador receberia ao passar de nível em determinados quesitos, facilitando o planejamento. Chihaya também permite potencializar o relacionamento com outros personagens (inclusive outras pretendentes).

Futaba Sakura

Vítima de um passado bastante complicado, Futaba é uma das candidatas mais difíceis de serem conquistadas. Vivendo de maneira solitária por muito tempo, se aproximar da jovem hacker é um desafio que requer paciência e muita ternura. Apaixonada por tecnologia, games e animes, o relacionamento deixa claro sua inexperiência em lidar com pessoas (sobretudo meninos), mas também mostra a sua natureza carinhosa.
Uma clássica e charmosa geek
Futaba faz parte do time do protagonista, embora não atue diretamente nas batalhas, ficando com o cargo de navegadora. Ao atingir níveis altos de relacionamento com a “Oráculo”, diversas habilidades podem ser liberadas. Elas incluem mapeamento instantâneo de áreas do mapa, aumentos de atributos dentro das batalhas e até mesmo proteção contra golpes fatais.

Haru Okumura

Filha de um grande empresário, Haru sofre com as imposições injustas feitas pelo pai. Ele só vê a jovem como mais um recurso que pode ser usado para aumentar o seu poder, e assim tenta decidir como a “Imperatriz” deve viver a vida dela. Vindo de um berço de ouro, se relacionar com ela pode ser desafiador, mas sua ternura vale o esforço.
Seus hobbies incluem cuidar de plantas e balé
Além do seu aumento de poder nas batalhas da equipe, Haru tem outra habilidade liberada ao atingirmos um nível alto de relacionamento. Graças a sua paixão por plantas, é possível pedir a ela para cultivar vegetais que podem ser usados como itens nas batalhas, recuperando a energia e o especial do grupo.

Hifumi Togo

Jogadora profissional do milenar jogo shogi, uma espécie de xadrez japonês, Hifumi vive um conflito entre a sua paixão pelo esporte e a pressão que recebe dos pais para continuar na elite do. Nunca tendo tempo para um relacionamento e com uma postura bastante formal, o namoro com a jovem é bastante sério, mas tem os seus bons momentos.
Faça seus movimentos com cuidado para conquistar Hifumi
O relacionamento com Togo permite ao protagonista aprender diversos movimentos de shogi, que por sua vez podem ser aplicados nas batalhas de diversas formas. Elas incluem maior facilidade em escapar de inimigos poderosos, maior quantidade de dinheiro obtido nos combates, sem contar na possibilidade de trocar membros do time durante as lutas, aumentado as chances de vitória.

Ichiko Ohya

Jornalista que ajuda a equipe do protagonista ao longo da história, Ichiko sofre por ter sido ter sido prejudicada profissionalmente ao tentar publicar uma matéria comprometedora sobre um importante membro do governo. Embora esteja bêbada em vários encontros, ela é uma personagem bastante divertida, sendo um dos relacionamentos mais interessantes.
Ohya é uma repórter muito divertida
Suas habilidades, ao alcançar níveis altos de intimidade, permitem ao jogador ter uma menor dificuldade ao entrar em novas áreas, reduzindo a aparição de inimigos e os diminuindo a intensidade das vigilâncias nas dungeons.

Makoto Niijima

Presidente do conselho estudantil da escola do protagonista, Makoto é uma estudante brilhante, dedicada e correta. Sua irmã mais velha, após muito sacrifício, conseguiu um emprego em uma agência de investigação japonesa. Assim, a jovem recebe muita pressão para ser sempre a melhor e conseguir atingir ainda mais sucesso que a irmã. O namoro com Niijima é interessante porque ela, que sempre se dedicou somente aos estudos, não tem muita experiência em relacionamentos, rendendo momentos bastante engraçados.
Niijima é uma estudante tão dedicada quanto bela
Atingir um nível de relacionamento alto com Makoto permite ao jogador utilizar uma habilidade especial que analisa os inimigos, fornecendo informações preciosas como fraquezas e resistências a determinados tipos de golpes. Além disso, por ser um membro da equipe do protagonista, a “Rainha” também se torna uma lutadora mais forte para as batalhas.

Sadayo Kawakami

Para aqueles que já tiveram alguma paixão secreta por alguma professora, Sadayo Kawakami é uma forte pretendente. Conforme o jogador se aproxima dela, ele descobre sobre as suas dificuldades financeiras e o seu segundo emprego como uma clássica maid japonesa. O relacionamento com ela é cheio de obstáculos como a diferença de idade e, obviamente, o fato do protagonista ser um aluno, mas também é um dos mais agradáveis e divertidos.
Uma personagem que vai muito além de ser professora
Ao atingir níveis altos de intimidade com Kawakami, diversas possibilidades são liberadas. Primeiro, é possível contratá-la para realizar tarefas que exigem tempo do protagonista; segundo, em algumas aulas, ela permitirá ao jogador gastar o tempo fazendo outra coisa além de estudar; e terceiro, ao realizar uma massagem relaxante como uma maid, a professora permite ao jogador se recuperar mais rápido das batalhas.

Tae Takemi

Médica com estilo punk, Tae Takemi atende perto da região onde mora o protagonista. Apesar de ser uma ótima profissional, ela tem poucos clientes e é solitária, tudo devido a problemas profissionais do seu passado. Para se relacionar com ela, o jogador deve entender as dificuldades da médica e ajudá-la a se reerguer profissional e moralmente. Apesar da diferença de idade, o relacionamento com ela é cheio de bons momentos.
A doutora sempre está pronta para atendê-lo
Como uma das vendedoras do jogo, ter um alto nível de intimidade com a doutora permite ao jogador comprar um leque maior de itens, que podem receber descontos significativos. Além disso, ao se relacionar com Tae Takemi o jogador adquire alguns pontos de coragem, já que isso exige a participação em alguns experimentos da médica (não pergunte).

Qual a sua favorita?

No final de contas, todas as pretendentes de Persona 5 podem proporcionar alguma vantagem (além de sua própria companhia e afeição) interessante. Comparando cada uma das pretendentes puramente pela relevância das habilidades, as duas vencedoras são a professora Kawakami e a jovem Futaba. A primeira permite ao jogador economizar bastante tempo em diversas tarefas, e assim progredir mais ao longo do jogo (embora alguns possam defendê-la apenas pela bela fantasia de empregada). Já a segunda oferece vantagens valiosas durante as batalhas, incluindo substituir membros caídos da equipe (além, é claro, de ela ter um belo visual geek com seus óculos charmosos).

As colegas de equipe de Persona 5 em destaque
Lembre-se sempre que o jogador deve escolher a namorada baseado no seu próprio estilo de jogo, e, obviamente, pelo seu próprio interesse na personagem. Afinal, se é pra dedicar o seu precioso tempo com alguém, que seja uma pretendente interessante. No final, o mais importante é aproveitar um dos melhores RPGs de todos os tempos e suas inúmeras possibilidades românticas.


E você? Qual foi (ou seria) a sua escolha de namorada em Persona 5? Por quais razões? Não esqueça de deixar o seu comentário.

Revisão: Link Beoulve

é um grande fã da décima arte, embora ultimamente não tenha tido muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: Kingdom Hearts, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, COD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank. Caso tu tenhas gostado da matéria que ele escreveu, é possível encontrar mais algumas no blog dele.

Comentários

Google
Disqus
Facebook