Vem aí

Prévia: Dead Island (PS3)

Com lançamento previsto para o início de Setembro, Dead Island é um shooter de zumbis que pretende reviver o gênero de survival ho... (por Bruna Gil em 18/08/2011, via PlayStation Blast)


dead_islandCom lançamento previsto para o início de Setembro, Dead Island é um shooter de zumbis que pretende reviver o gênero de survival horror. Este jogo em primeira pessoa parte de uma premissa bastante popular: sobreviver um ambiente infestado de mortos-vivos. Apesar do pressuposto comum, o gameplay não é nada clichê. Para vencer, precisamos sobreviver com poucas armas em uma ilha paradisíaca. Confira o que esperar deste jogo que promete um misto de ação e RPG.


O inferno no paraíso

O jogo se passa no fictício hotel Royal Palms Resort, na ilha de Banoi, perto de Papua Nova Guiné. Um cenário paradisíaco serve de fundo para um pesadelo apocalíptico. A história completa do jogo ainda não foi revelada, apenas sabemos que existem 4 personagens jogáveis, todos eles instalados no resort de cinco estrelas. Sem aviso, os hóspedes têm suas férias arruinadas por uma inexplicável epidemia de zumbis.

Dead-Island-12

Enquanto a grande maioria dos jogos de mortos-vivos acontecem em ambientes fechados e assustadores, Dead Island inova ao optar por uma ambientação completamente oposta ao tradicional. O principal objetivo do jogo é sobreviver e fugir desta ilha do apocalipse. Para tal, existem uma série de missões não-lineares que o jogador precisa completar. A ilha - em estilo sandbox - é completamente explorável e os jogadores poderão escolher por onde querem começar, e quais missões desejam fazer primeiro.

Conheça os sobreviventes....

Cada um dos personagens jogáveis possui especialidades e pontos fortes únicos. Dead Island pega emprestado elementos do RPG, permitindo que os jogadores evoluam em níveis diferentes. A cada level up, aparece a possibilidade de destravar novas habilidades para o seu personagem.

  • Xian Mei - Recepcionista do resort, Xian nasceu na China e optou por uma carreira onde pudesse viajar e conhecer novas culturas. Ela é inteligente, aprende rápido e praticava esportes nas horas vagas, o que a torna ágil e resistente.  monster_1
  • Sam B - Um rapper decadente que só possui uma música de sucesso. Ele foi chamado para tocá-la numa festa de alto nível para VIPs e celebridades que aconteceria no resort. É sabido que ele tem problemas com álcool e drogas. monster_2
  • Logan - Uma ex-estrela do futebol americano, Logan tinha tudo o que queria. Até que, num acidente de corrida de rua, perdeu tudo. Além de matar a passageira que estava com ele no carro, Logan quebrou o joelho, ficando impossibilitado de jogar. Com o fim da sua carreira de sucesso, Logan resolve tirar umas férias no resort paradisíaco. monster_3
  • Purna - Ex-policial australiana, Purna também tinha uma carreira de sucesso que chegou ao fim. Ela teve que abandonar a polícia após fazer justiça com as próprias mãos - matando um pedófilo que não seria preso, por ser rico e influente. Após este incidente, Purna começou a trabalhar como guarda-costas de VIPs em locais perigosos. monster_4

...e os seus inimigos

Esqueça os zumbis indiferenciados, em Dead Island não faltarão espécies diferentes de inimigos. No jogo, existirão dois tipos de zumbis comuns. O primeiro tipo apenas transporta a doença e se move devagar. O segundo tipo são os infectados que andam muito mais rapidamente. Apesar da produtora ter revelado poucos detalhes sobre os inimigos que vamos enfrentar, os seguintes zumbis especiais já foram confirmados:

  • The Suicider - um zumbi grande e desfigurado, com enormes bolhas no corpo. O principal ataque dele é correr em direção ao jogador e explodir, causando dano e se suicidando.
  • The Butcher - rápido e ágil, este zumbi tem um formato humanóide e não possui as mãos. No lugar delas, estão apenas os ossos do braço, expostos. Ele utiliza os ossos expostos para atacar.
  • The Thug - um zumbi que ataca derrubando os jogadores, deixando-os desorientados e incapazes de se movimentar.
  • The Ram - O seu ataque é uma investida contra o jogador. Acredita-se que ele pertencia a uma instituição mental, pois veste uma camisa de força, com uma máscara cobrindo a sua boca.
  • The Drowner - Um zumbi grande, que consegue nadar e afogar as pessoas. Seu principal ataque é o cuspe.

dead-island3


Os recursos disponíveis

Quando precisamos lutar contra zumbis, provavelmente pensamos em shotguns e outras armas de fogo. Porém, Dead Island evita o clichê e baseia-se fundamentalmente em combate corpo-a-corpo. O arsenal de fogo será escasso, aparecendo apenas em determinados pontos do jogo. Seria irrealista partir do pressuposto de que um resort de férias teria munição e pistolas espalhadas pelo local. Por este motivo, o jogador precisa sobreviver principalmente com o que o ambiente oferece - pedaços de pau, pedras, facas, e tudo o que puder ser retirado do cenário.

deadisland-all-all-screenshot-045-handson

A deterioração também acontece de forma bastante realista. As armas de madeira quebram facilmente, as de metal enferrujam com o tempo, e assim por diante. Contudo, é possível reparar e fazer upgrades nas armas ao longo do jogo.

Cada tipo de zumbi requer uma tática diferente para ser derrotado. Ao longo da história, o jogador perceberá que alguns armamentos são mais eficazes com certos inimigos. É possível encontrar veículos ao longo do mapa, e, caso ele esteja em condições, poderá até dirigir. Mas não se anime: assim como as armas, os veículos também possuem um tempo de vida, e podem deteriorar ao longo do tempo. Para consertar, só encontrando as peças certas ao redor da ilha.

deadisland-all-all-screenshot-026

O jogo contará com um modo cooperativo de até quatro jogadores. Este modo só poderá ser jogado online, uma vez que o jogo offline estará limitado ao modo single-player. Confira abaixo o trailer que mostra um pouco do gameplay cooperativo.


Dead Island chega no dia 6 de Setembro nos Estados Unidos, e no dia 9 de Setembro no resto do mundo. Estará disponível para PlayStation 3, Xbox e PC.


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Estou apostando muito nesse jogo. Aguardo ansiosamente. Gostei muito da proposta de poucas armas e do ambiente que eles escolheram pra história. Tenho fé que vai ser genial :)

    ResponderExcluir
  2. mesmo não sendo fã de shooters, vou jogar esse. vai ter 5x mais armas brancas do que qualquer outra coisa, acho que a experiência de meele combat em primeira pessoa pode acabar sendo interessante. fora o fato de ter que se virar com o que existe no cenário, é desafiador.

    ResponderExcluir
  3. É o game dos trailers mais legais dos últimos tempos. Confesso que estou bem curioso pra saber como vai se sair.

    Aliás, parabéns pela prévia Bruna =D

    ResponderExcluir
  4. Tem uma coisa que estragou o jogo: FPS! Se fosse em terceira pessoa, seria bem melhor.

    ResponderExcluir
  5. @Alberto FATO. Concordo muito, também fiquei decepcionada com este aspecto.

    ResponderExcluir
  6. @Gustavo obrigada!

    também acho uma grande pena terem optado por ser em primeira pessoa. mas olhem a lista de armas do jogo: http://bit.ly/oePecz

    quase não tem armas de fogo, o que me dá um pouco de esperança de que o gameplay seja diferente do FPS tradicional. mas enfim, terceira pessoa seria melhor, é fato.

    ResponderExcluir
  7. Acho que todo mundo ficou meio chateado pela decisão dele ser FPS - se fosse em terceira pessoa, ia ser melhor ainda. Mesmo assim, ele a proposta dele é excelente, superando e muito o que estamos vendo por ai nesses tempos.

    É um que eu preciso tentar jogar :D

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que o trailer inicial enganou todo mundo. O jogo me parece ser mais voltado para uma ação desenfreada (mesmo sendo desesperadora) do que pra algo com drama. E eu também não gosto do fato de ser um FPS. Isso pra mim, em vez de ampliar a imersão, diminui minha ligação com o personagem. =/

    ResponderExcluir
  9. Olha, gostei do que você falou, Leandro: ao invés de ampliar a imersão, acaba nos afastando dos personagens. E se olharmos por ai, são pouquíssimos os personagens de FPS que nos afeiçoamos como o fazemos com os 3rd person shooters.

    Muito bem comentado :)

    ResponderExcluir
  10. Sou mais um que se enganou com os primeiros trailer e achou que seria um jogo em terceira pessoa... tenho muita resistência a FPS, mas ainda quero dar uma olhada nele!

    ResponderExcluir
  11. se vcs querem jogo de zombie em terceira pessoa compra resident evil, simples assim

    ResponderExcluir