Dicas e Truques

Digimon World Next Order (PS4/PS Vita): dicas para o início da sua jornada no Digimundo

Confira alguns passos que vão te ajudar, e muito, no começo da sua aventura para virar um Digimon Tamer lendário.



Caso esteja, assim como eu, perdido no Digimundo enquanto muitos outros exploram o universo encantador de The Legendo of Zelda: Breath of The Wild (Wii U/Switch) ou Horizon Zero Dawn (PS4), você está no lugar certo, principalmente se você acabou de ser sugado pelo seu Digivice e ainda está iniciando sua jornada.


Digimon World Next Order (PS4/PS Vita) pode parecer simples para alguns, principalmente para quem está familiarizado com o sistema de Digimon World (PS1) ou Digimon World Re:Digitize (PSP/3DS), mas até mesmo esses podem chegar a levar algum tempo para se acostumar com as novidades que o mais novo jogo da franquia traz para o gênero. No meu caso, depois de quase vinte longas horas para finalizar o primeiro capítulo do jogo, percebi algumas coisas que poderia ter feito mais cedo para ter agilizado todo esse processo e é dessa experiência que nasceu essa matéria.

A seguir você confere algumas dicas essenciais para se familiarizar com o mundo digital de Digimon World Next Order (PS4/PS Vita).

Supere o desejo de ter aquele parceiro Digimon que sempre sonhou


Sei que não é nada fácil resistir à ansiedade de ter aquele Digimon favorito como parceiro. Eu mesmo perdi algumas horas iniciais tentando criar a linha evolutiva chave da dupla Terriermon e Lopmon sem sucesso. Lembra da frustração que era evoluir aquele monstrinho em Digimon World (PS1)? Agora a frustração é em dobro, visto que você tem dois parceiros Digimon.

Apesar do sistema de criação e evolução do jogo estar mais claro e objetivo, ainda assim é um tanto complexo, pois exige não só que seus dois parceiros atinjam os critérios necessários para a evolução (critérios estes que só vão sendo liberados à medida em que você elogia seus monstrinhos após comer, treinar, lutar, etc.) como também exige que você, enquanto Digimon Tamer tenha aprendido uma variedade enorme de habilidades que vão facilitar esse decurso. Portanto, caso insista, não vai demorar muito para que você dê de cara com a frustração. 

Além disso, toda vez que seu Digimon renasce, ele herda atributos do seu monstro anterior, o que faz com que ele evolua quase que instantaneamente durante o renascimento por já ter atingido alguns critérios de evolução. Mais adiante isso não será problema, por isso o melhor a se fazer é segurar a ansiedade nesse início e evoluir seus Digimon apenas com o objetivo de conseguir avançar na campanha principal. Avance e saia para explorar sem receio de não conseguir seu Digimon favorito logo de cara. 

Explore e eleve bastante seu level como Digimon Tamer

Seguindo a primeira dica, você irá avançar e explorar bastante, o que consequentemente elevará o seu level como Digimon Tamer. Com isso, você ganhará uma pontuação e poderá liberar uma variedade enorme de habilidades que possui e que estão divididas em quatro grandes categorias: Básico, Treinador, Sobrevivente e Comandante. A primeira é referente às necessidades básicas (quantidade de itens do inventário, duração de vida do Digimon etc.) como próprio nome sugere. A seguinte traz habilidades que vão melhorar o treino dos seus Digimon dando um aumento na Força, Agilidade, entre outros atributos. Sobrevivente melhora sua experiência na exploração e, por fim, Comandante irá ampliar suas habilidades de comandos nas batalhas. Simples assim? Nem tanto.

Cada um delas possui subcategorias, que por sua vez trazem as habilidades. É preciso seguir uma ordem para que todas as habilidades sejam liberadas e, claro, algumas vão exigir mais pontos que as outras. Estas só poderão ser liberadas após o desbloqueio das habilidades iniciais. Mas não se preocupe: foque-se em desbloquear as habilidades Básicas que vão aumentar a vida dos seus Digimon. Assim, eles viverão mais e você terá mais tempo para evoluí-los antes que eles morram. Em seguida, invista nas primeiras habilidades das subcategorias referente ao Treinador e Comandante. Você terá resultados melhores e mais rápidos no treino, além de batalhar com mais eficácia através do aprimoramento da pontuação da Ordem dada por você durante as batalhas.


Evite ignorar as matérias encontradas no mapa

Ao explorar, certamente você encontrará algumas partes iluminadas no mapa (caso não as veja, seus Digimon sinalizarão que têm algo nas proximidades, assim como fazem com as comidas). Essas luzes nada mais são do que matérias que poderão ser utilizadas mais a frente para reformar e aumentar a cidade. Elas variam de cor de acordo com o tipo e região. Toda vez que seus parceiros as recolhem, elas se juntam a eles e são guardadas no banco de Flotia, disponível toda vez que você retorna à cidade. 

Talvez chegue o momento em que ficar parando para garimpar essas matérias enquanto explora fique cansativo, mas tente superar esse impulso e evite ignorá-las. Garimpe o máximo que puder, quantas vezes for necessário, pois quando Veemon por recrutado para a cidade, ele ficará responsável por reformá-la e, para isso, essas matérias finalmente serão necessárias. Essa função só será desbloqueada após Flotia deixar de ser uma vila para se tornar uma cidade. Fique tranquilo, Jijimon sinalizará quando isso estiver próximo de acontecer. Continue aumentando a prosperidade de Flotia e fique atento ao Digimail.

Aumente o elo entre você e seus Digimon

O elo (ou Bond) entre o Tamer e seus Digimon é um ponto chave no sistema do jogo e faz parte da tabela de critérios para evolução. Tal atributo é representado por um gráfico que pode sempre ser visualizado no menu principal. Prático, não? Para aumentá-lo, basta cuidar muito bem dos seus parceiros seja treinando-os, dando comida, elogiando-os após as batalhas ou melhorando sua disciplina.

O único porém é que esse elo é representado por um triângulo com o Tamer no topo e os Digimon nas pontas inferiores. Isso significa que, para que haja equilíbrio, também é preciso fortalecer o elo entre seus parceiros chamado DigiFriend. Quanto mais forte o elo deles, mais eles se ajudam nas batalhas e conseguem realizar combos poderosos. É justamente nas batalhas que essa parte da tríade é potencializada, mas algumas bebidas facilitam esse processo e podem ser facilmente encontradas em máquinas de vendas em quase todos os mapas. Segue a lista com algumas delas:

Digital Ion Water
Onde encontrar: Nigh Plains – Vast Plateau
Efeito: Melhora DigiFriend e aumenta +1 SPD

Neon Drink
Onde encontrar: Server Desert – Server Cemetery
Efeito: Melhora DigiFriend e aumenta +1 WIS

Hot Water
Onde encontrar: Logic Volcano
Efeito: Melhora Digifriend e aumenta +1 STA

Deep Sea Essence
Onde encontrar: MOD Cape
Efeito: Melhora DigiFriend e aumenta +1 SPD e +1 WIS

Mais adiante, o elo será fundamental para atingir a digievolução de DNA (ou Jogress, no original). Toda vez que seu Digimon morre e renasce, o atributo é zerado parcialmente, pois parte dele é herdado do parceiro anterior. Assim, preocupe-se sempre em mantê-lo o mais alto possível para não ter problemas quanto a isso no futuro.


Foque em aumentar o acervo de golpes dos seus Digimon

Assim como em Digimon World (PS1), seus Digimon compartilham a mesma tabela de golpes que eles aprendem no decorrer do jogo. Os golpes básicos de cada elemento (Fogo, Gelo, Trovão, etc.) seus parceiros aprendem quando evoluem para o tipo correspondente, mas a maioria deles (os mais poderosos) são aprendidos ao evoluir ou após vencer alguns Digimon específicos nas batalhas. E, convenhamos, não adianta nada ter aquele Digimon supremo ou mega que só consegue usar um golpe fraco que quase não dá dano. Assim, enquanto avança e evolui seu level como Tamer em Vast Plateau, batalhe bastante com os Fugamon, Numemon e Red Vegiemon e aprenda golpes mais poderosos. 

A seguir você confere uma lista com os principais golpes que podem ser aprendidos de Digimon encontrados nos mapas iniciais. Por ora, foque-se nos Digimon de Nigh Plains, Server Desert e Logic Volcano.



Traga Kabuterimon, Kuwagamon e Togemon de volta para a cidade o quanto antes

Além de evoluir a habilidade Treinador de seu Tamer para obter resultados mais rápidos e satisfatórios no treino dos seus parceiros, também é necessário recrutar os Digimon que irão trabalhar no centro de treinamento de Flotia a fim de melhorá-lo e potencializar ainda mais esses resultados. Abaixo você confere a lista com nome, local, missão para recrutá-lo e função na cidade:

Kabuterimon
Onde encontrar: Nigh Plains – Old Cableway
Batalha: Sim
Missão: Derrotá-lo em uma batalha
Função na cidade: Aprimorar o equipamento de treino

Kuwagamon
Onde encontrar: Nigh Plains – Power Plant #2
Batalha: Não
Missão: Encontrar uma Digijelly em Nigh Plains - Forest Path e entregá-lo
Função na cidade: Entregar Sakura Bird Radish (Noite) que aumenta HP e SPD durante o treino

Togemon
Onde encontrar: Server Desert – Server Cemitery
Batalha: Sim
Missão: Conversar com Veemon e em seguida derrotá-la em uma batalha
Função na cidade: Entregar Ginseng (Dia) que aumenta MP e STR durante o treino


Aproveite os itens diários gratuitos

Alguns bebês Digimon que Jijimon espalhou por Flotia para te assessorar no início da sua aventura tem como função te conceder itens gratuitos todos os dias, seja comida, remédios e até penicos portáteis. Pois é, mesmo no mundo digital a gente precisa fazer as necessidades básicas. 

Além disso, alguns dos Digimon recrutados também terão a mesma função. Fique atento e sempre resgate esses itens ao amanhecer, pois mesmo que não precise utilizá-los, eles podem vir a ser de grande ajuda para fazer dinheiro (mais detalhes na dica seguinte). Abaixo você encontra a lista dos Digimon do início do jogo e suas localizações na cidade:

• Koromon
Onde encontrar: Jijimon House  
Função na cidade: Entregar itens variados todas as manhãs

• Tanemon/Palmon
Onde encontrar: Central District/Agricultural District
Função na cidade: Entregar/Plantar carne todas as manhãs

• Numemon
Onde encontrar: Nigh Plains – Forest Path
Batalha: Sim
Missão: Entregar cinco Greenstalks e derrotá-lo em batalha
Função na cidade: Entregar um Portable Toilet todas as manhãs

Enriqueça vendendo comida e itens extras

Não é nada fácil cuidar dos Digimon sem ter grana pra comprar comida, itens e principalmente melhorar o equipamento de treinos com o Kabuterimon, mas é algo simples de evitar ao vender alguns itens que não serão tão úteis agora. A maioria deles são frutas, sementes, plantas e cogumelos que você encontra durante a exploração e, dependendo da raridade, alguns dão uma baita grana. Os únicos que você precisa manter por ora para alimentar bem seus Digimon são a carne e o cogumelo Digistalk. No mais, venda todo o resto (inclusive itens extras caso tenha acumulado bastante seguindo a dica anterior) até que consiga dar uma melhorada na cidade, especialmente o ginásio de treino.

Para abrir a loja em Flotia, é necessário recrutar Tentomon. Confira abaixo os detalhes necessários para o recrutamento:

• Tentomon
Onde encontrar: Nigh Plains – Vast Plateau
Batalha: Não
Missão: Pagar 100 bits
Função na cidade: Administrar a loja de itens

Lute diariamente no Dimensional Box

Essa dica é válida somente para assinantes da PS Plus. Há uma caixa chamada Dimensional Box que pode ser encontrada na casa do Jijimon. Lá, você poderá registrar até três dos seus Digimon mais poderosos (todos que passaram por você, até mesmo os que já tenham morrido) nos famosos e clássicos V-Pets para que possa batalhar com adversários online e conseguir itens raros que não podem ser comprados no início do jogo. O limite é de três batalhas por dia e cada vitória te concederá pontos para que possa ser utilizado no resgate dos itens. 

Claro que, quanto mais você subir no ranking online, mais adversários fortes irá encontrar. Portanto, faça bastante proveito disso no início do jogo, derrotando adversários mais fracos e acumulando itens raros.

Para os que não possuem PS Plus, basta fazer as missões diárias disponibilizadas pelo Poyomon que fica ao lado da Dimensional Box toda vez que acessá-la. Algumas missões são mais acessíveis que as outras, então recomendo checar diariamente para averiguar a possibilidade de realizá-las.



Com essas dicas, o início da sua jornada no Digimundo será bem mais tranquilo e rápido. Sabe de algo que não mencionamos? Não deixe de dizer nos comentários.

Revisão: Ana Krishna Peixoto


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook