Blast from the Past

Blast from the Past: God of War II (PS2)

"Zeus! Your son has returned! And I bring the destruction of Olympus!"   Aqueles que tiveram o prazer de jogar esta... (por Unknown em 27/01/2012, via PlayStation Blast)

Capa da edição "Greatest Hits" de God of War 2, para PlayStation 2.

"Zeus! Your son has returned! And I bring the destruction of Olympus!"

 

Aqueles que tiveram o prazer de jogar esta magnífica continuação - e que a esta altura já se tornaram fãs do violentíssimo Kratos - ouviram o brado acima, que encerrava o segundo capítulo desta mitológica saga. Lançado em 13 de março de 2007, numa época em que já se duvidava da longevidade do PlayStation 2, God of War II mostra os eventos que sucedem a ascensão de Kratos ao posto de deus da guerra no Olimpo, após a derrota do traiçoeiro Ares.

 

God of War II não fez o sucesso que fez por acaso, trazendo um enredo ainda mais instigante, uma jogabilidade aprimorada e um acabamento técnico extraordinário! Cliquem no botão "Continue lendo" e confiram por que o segundo capítulo das aventuras do Fantasma de Esparta merece ser relembrado.

Relação conturbada

colosso

Após o fim de Ares nas mãos de Kratos, o Fantasma de Esparta toma o seu lugar no Olimpo, tornando-se o novo deus da guerra. Entretanto, as coisas não andam bem pois ele não é bem aceito pelos outros deuses, que o isolam completamente por ele fazer Esparta atacar incessantemente todas as outras cidades-estado da Grécia. Além disso, de nada adiantaram seus esforços anteriores, pois a morte de sua esposa e filha ainda o assombra.

Entretanto, Kratos tenta não se importar e faz o que todo deus da guerra que se preze faria: provocar guerras constantes na Grécia, tornando grandioso o exército de sua terra natal, Esparta. Ao ouvir de um de seus soldados que Esparta está próxima de mais uma vitória sobre a cidade de Rodes, Kratos resolve ir pessoalmente ao campo de batalha. Atena - a única entre os deuses olímpicos que ainda lhe dá ouvidos - suplica ao espartano que pare com a guerra, que já se prolongara por tempo demais. Ignorando-a, ele desce ao mundo dos mortais e, gigantesco, junta-se ao seu exército e destrói facilmente boa parte do exército rival.

De repente, uma misteriosa águia surge nos céus, tomando-lhe magicamente quase todos os poderes divinos e os transferindo ao Colosso de Rodes, até então uma mera - porém enorme - estátua do deus Hélios que recepcionava as embarcações do local. Desconfiando ser obra de Atena, Kratos jura fazê-la pagar por tal ardil, enquanto precisa lidar com sua limitada condição de mortal, o ataque dos exércitos adversários e um colosso de dezenas de metros de altura totalmente disposto a estraçalhá-lo!

Evolução de encher os olhos

kratos-e-o-colosso

God of War II é uma prova de que às vezes delegar a produção e direção de um jogo a uma equipe diferente da original pode ser uma excelente ideia. Sai David Jaffe e entra Cory Barlog como diretor e designer chefe do jogo, além de quase toda a equipe de desenvolvimento ter sido modificada. Isso fez com que o game tomasse um rumo melhor do que o esperado, graças às experiências diferentes de uma equipe renovada, sem o desgaste da equipe original provocado pelo trabalho desempenhado no jogo anterior.

A jogabilidade ganhou poucas novidades, tendo apenas algumas melhorias que deixaram os controles mais fáceis e os golpes do Kratos mais ágeis, além de haver mudanças em alguns atalhos para executar ações como abrir portas e empurrar objetos. Os Quick Time Events obviamente retornam, agora mais alucinantes do que nunca!

kratos-e-o-ultimo-soldado-espartano

Além disso, God of War II oferece uma nova gama de armas para serem usadas pelo jogador, como o pesado Barbarian Hammer, a ágil Spear of Destiny e a poderosa Blade of Olympus. Novos feitiços incluem o Atlas Quake, o arco mágico Typhon's Bane e a devastadora Rage of the Titans.

Aliados titânicos e inimigos divinos

Mantendo a qualidade no enredo de God of War II, os roteiristas deste game trataram de caprichar nos papéis dos personagens secundários, dando-lhes extrema importância em muitos trechos do jogo. Seja indiretamente (servindo apenas como complemento ao enredo), seja diretamente (fornecendo itens ou armas após interagir com o jogador), muitos desses personagens deixam sua marca ao longo da trama. Vamos conferir alguns deles?

Zeus

Zeus - O senhor de todos os deuses e principal antagonista de God of War II. Foi ele quem ajudou Kratos, liberando uma passagem para longe do reino de Hades na forma do Coveiro. Foi ele quem arrancou de Kratos sua condição divina, reduzindo-o novamente a um mero mortal. E será ele quem pagará com a vida por ter cruzado o caminho do Fantasma de Esparta.

colosso

O Colosso de Rodes - Uma gigantesca estátua de bronze construída em homenagem ao deus do sol Hélios, que recepcionava os navegantes que aportavam em Rodes. Com o ataque de Kratos e seu exército, a estátua é animada por Zeus - disfarçado com a forma de uma águia - e se torna a primeira grande ameaça ao espartano.

Pégaso

O Pégaso - O mítico cavalo dotado de asas se torna um companheiro importante, responsável por transportar o Fantasma de Esparta ao templo das Irmãs do Destino. Em dado momento do jogo, o Pégaso é aprisionado sob os dedos do titã Tifão, obrigando Kratos a libertá-lo para seguir em frente em sua jornada.

Teseu

Teseu - Um dos mais famosos heróis da Mitologia Grega, O fundador da cidade-estado de Atenas servia às Irmãs do Destino como guardião dos gigantescos Corcéis do Tempo (Steeds of Time). É derrotado por Kratos em uma tentativa de impedi-lo de usar os cavalos gigantes para abrir passagem à Ilha da Criação (Island of Creation).

Gaia

Gaia - Mãe da Terra e de tudo que nela vive, esta Titã possui uma impressionante aparência, sendo coberta da cabeça aos pés por árvores, rios, montanhas e terrenos. Salvou a vida de Kratos, impedindo-o de descer aos domínios de Hades após receber um golpe mortal de Zeus no começo do jogo. É Gaia que narra todos os acontecimentos ao longo dos 3 games principais da série para o PS2 e PS3.

Ícaro

Ícaro - Filho de Dédalo - que construiu o labirinto que aprisionava o Minotauro - Ícaro enlouqueceu devido ao tempo em que permaneceu no submundo de Hades (pois ele havia morrido enquanto voava perto demais do Sol). Atravessa o caminho de Kratos, tentando impedir que ele chegue ao encontro das Irmãs do Destino e acaba perdendo suas asas para o espartano.

Atlas

Atlas - Juntamente com Crono, Atlas liderou os titãs na grande guerra travada contra os deuses. Era o mais forte de todos os titãs, arremessando montanhas (literalmente!) contra seus adversários. Derrotado por Kratos em eventos passados (explicados em God of War: Chains of Olympus, para PSP), foi obrigado a carregar o mundo sobre seus ombros pelo resto de sua existência.

As Irmãs do Destino - Atropos, Clotho e Lahkesis. As três irmãs que controlam o destino de cada ser vivente na Grécia mitológica, movimentando e cortando o fio da vida dos mortais. Cada uma das três representa um desafio formidável para o espartano (e para nós jogadores).

AtroposClothoLahkesis

A grandiosidade da Grécia Antiga

God of War II passou por uma evolução técnica impressionante, principalmente no que diz respeito aos gráficos: antes opacos e sem vida (embora bem detalhados), os cenários agora exibem efeitos visuais raramente vistos em um jogo de PlayStation 2, como efeitos avançados de iluminação, superfícies com reflexos, texturas em uma resolução mais alta que o normal e por aí vai!

Não satisfeitos em deixar os gráficos apenas com um visual mais bonito, a nova equipe do estúdio Sony Santa Monica fez questão de criar locações enormes e imponentes, com uma riqueza de detalhes que impressiona e uma qualidade geral que se aproxima da vista no próprio PlayStation 3 (parece exagero da minha parte, mas jogue God of War II com seu PS2 conectado com um cabo de vídeo componente em uma TV LCD e com Progressive Scan ativado e saberá do que estou falando)!

Destaque para a batalha contra o Colosso de Rodes e o cenário dos Corcéis do Tempo (Steeds of Time), vistos nos vídeos acima. Duas claras demonstrações do que o bom e velho PlayStation 2 e um game criado cinco anos atrás ainda eram capazes de fazer.

Canções de batalha

Seguindo a mesma linha iniciada no primeiro God of War, a trilha sonora continua com o clima épico de sempre, mas recebeu novas e fascinantes composições. Desde as típicas músicas das batalhas a canções com um toque misterioso em templos e cavernas, o som de God of War II é um deleite pra quem curte uma boa "game music".

The end begins!

Assim como no cinema, são poucas as sequências de franquias de games que se tornam mais memoráveis do que suas primeiras versões hoje em dia. God of War II com certeza é uma dessas exceções à regra e vale muito a pena ser jogado e rejogado! Vencedor do prêmio Jogo do Ano da edição de 2007 da Golden Joystick Awards e também disponível no pacote God of War Collection para PlayStation 3, God of War II não pode faltar na coleção de nenhum dono dos consoles da Sony.

cara-a-cara-com-tifaodentro-do-colossodestruindo-um-grifo-2kratos

Apenas acrescentando: A edição "Greatest Hits" de God of War II (cuja capa aparece no começo deste post) é uma edição especial com 2 discos. O segundo DVD é um disco bônus, com uma coleção de documentários e making-ofs da produção do game, contando também com entrevistas com os desenvolvedores e muita informação adicional. Obrigatório para todos os fãs!

Revisão: Alberto Canen


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Ótimo Post! Até hoje eu jogo esse incrivel game! Um dos melhores jogos que já joguei! Concerteza o melhor jogo de 2007 e do Playstation 2! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo essi jogo apesa de eu ser inissiante

      Excluir
    2. Eu também amo essi jogo apesa de eu ser inissiante

      Excluir