Jogamos

Análise: Virtua Tennis 4 (PS3)

As duas franquias mais famosas de jogos de tênis são, certamente, Top spin e Virtua Tennis. A primeira sempre buscou os jogadores que que... (por Alberto Canen em 03/09/2011, via PlayStation Blast)

CapaAs duas franquias mais famosas de jogos de tênis são, certamente, Top spin e Virtua Tennis. A primeira sempre buscou os jogadores que querem mais realismo; enquanto a segunda, da SEGA, preferiu investir nos jogadores mais casuais, e usa um estilo mais arcade. Como fora lançado um jogo da série concorrente, Top Spin 4, antes de ser lançado o novo jogo da série Virtua Tennis, alguma expectativa surgiu em torno de seu próximo lançamento, ainda mais com a promessa da jogabilidade em primeira pessoa, algo inédito até então nos jogos de tênis para videogame. O jogo trouxe a prometida mecânica, mas manteve a sua jogabilidade bastante casual. De fato, são nas mecânicas do jogo que estão contidas as possibilidades de sucesso ou fracasso desse novo game. Vale a pena conferir.

Virtua Tennis, como dito, sempre foi mais voltado ao estilo arcade, ainda mais se comparado com o seu concorrente direto, Top Spin. Nessa nova versão não foi diferente, e o estilo foi mantido; contudo, um pouco menos do que antes, ao menos quanto à movimentação, que agora está menos solta, dá para sentir o jogador mais pesado, mais real. Da mesma forma, a reação dos personagens precisa de um tempo entre um golpe e outro.

Para manter o estilo arcade, até um golpe especial está disponível. Basta, para tanto, encher uma barra de energia, para então apertar um botão e desferir a pancada. Mas não espere nada exagerado e indefensável, pois se trata apenas de um golpe mais forte, que pode muito bem ser devolvido sem maiores dificuldades, desde que se perceba a sua direção.

Simples

Os controles tem boa reação, e o jogo traz uma boa progressão na dificuldade. Também os oponentes tem as suas características únicas, o que significa que cada jogador precisa de uma estratégia própria para ser batido. Se enfrentar o Fernando González, por exemplo, pode se preparar para um forehand (golpe de direita aplicado pelo destro) bem aplicada e potente, e é uma boa pedida explorar o backhand (golpes de esquerda do destro) do chileno; já ao enfrentar o ex-número 1 do mundo, Jim Courier, que tem golpes muito potentes de ambos os lados, pode se preparar para correr e antecipar bem, pois ele não dá sossego do fundo da quadra.

FedererAs texturas são boas, mas poderiam ser melhores, e os serrilhados podem ser encontrados no game. Os movimentos dos jogadores estão menos comuns, um pouco mais individualizados em relação ao estilo de cada um, mas ainda assim são bem genéricos. O som também é bem genérico e não tem muita variedade.

Jogadores profissionais

VT4 Jogadores22 jogadores profissionais, entre homens e mulheres, foram disponibilizados para essa nova versão. Mesmo assim, o PlayStation 3 ainda recebeu 3 personagens exclusivos, que não aparecem nas versões para Xbox 360 e Nintendo Wii. Todos são ex-jogadores e estão ao final da lista abaixo. É uma quantidade apenas um pouco menor do que os 25 de seu concorrente direto, Top Spin 4. Vejamos a lista:Edberg

  • 20px-Flag_of_Switzerland.svgRoger Federer
  • 22px-Flag_of_Spain.svgRafael Nadal
  • 22px-Flag_of_Serbia.svgNovak Djokovic
  • 22px-Flag_of_the_United_Kingdom.svgAndy Murray
  • 22px-Flag_of_the_United_States.svgAndy Roddick
  • 22px-Flag_of_France.svgGaël Monfils
  • 22px-Flag_of_Argentina.svgJuan Martín del PotroBoris Becker
  • 22px-Flag_of_Chile.svgFernando González
  • 22px-Flag_of_Germany.svgTommy Haas
  • 22px-Flag_of_Germany.svgPhilipp Kohlschreiber
  • 22px-Flag_of_Italy.svgAndreas Seppi
  • 22px-Flag_of_the_United_States.svgJim Courier
  • 22px-Flag_of_the_United_States.svgVenus Williams
  • 22px-Flag_of_Serbia.svgAna Ivanović
  • 22px-Flag_of_Denmark.svgCaroline Wozniacki
  • 22px-Flag_of_Russia.svgSvetlana Kuznetsova
  • Rafter, exclusivo para PS322px-Flag_of_Russia.svgMaria Sharapova
  • 22px-Flag_of_Russia.svgAnna Chakvetadze
  • 22px-Flag_of_the_United_Kingdom.svgLaura Robson
  • 22px-Flag_of_Germany.svgBoris Becker (exclusivo PS3)
  • 22px-Flag_of_Sweden.svgStefan Edberg (exclusivo PS3)
  • 22px-Flag_of_Australia.svgPatrick Rafter (exclusivo PS3)

Modos do jogo

  • WORLD TOUR: é o famoso modo de carreira, no qual é possível criar um personagem customizável, e existem opções suficientes para alterar o rosto, físico, tipo de backhand, forehand e serviço. É uma jornada de 4 temporadas para vencer os 4 maiores torneios do mundo na Austrália, França, Inglaterra e Estados unidos. Para tanto, é importante aumentar o seu nível através de resultados de jogos, minigames, relacionamento com os fãs e atividades voluntárias, pois tudo isso afeta nas taxas do personagem. A forma da jornada do ponto de partida ao torneio final é de uma espécie de tabuleiro do mapa mundial, em que não se pode escolher para onde se quer ir exatamente. As opções são predefinidas, pode ser que apenas 2, 3 e 4 passos sejam possíveis, mas não dar apenas 1 passo, por exemplo. Outro problema é não poder voltar, só se pode andar para frente e também não é possível repetir os minigames. Estes, por sinal, não são tão divertidos e logo se tornam chatos, pois se repetem ao longo da jornada, apenas vão aumentando a dificuldade conforme o nível do seu personagem aumenta.
Trailer do Modo World Tour
  • ARCADE: essa é uma opção mais rápida e interessante, na qual é possível escolhe um dos jogadores profissionais disponíveis, ou 2, caso vá participar em duplas. Os 4 dos maiores campeonatos são jogados em sequência, bastando vencer apenas um jogo para levar o troféu em cada um deles.

Djokovic em ação

  • EXHIBITION: essa é uma opção que nunca falta, e nem pode, na qual você pode chamar até 3 amigos para jogarem entre si.

  • PRACTICE: é o tutorial, mas não ensina tanto assim, apenas algumas dicas são dadas e o resto é praticar. E essa é mesmo a melhor forma no caso de Virtua Tennis 4, pois os controles são muitos simples e qualquer um consegue dominar o básico com apenas um pouco de prática.

  • PARTY: são alguns minigames disponíveis para quando o jogador cansar de jogar tênis e quiser algo ainda mais casual. Pode ser jogado sozinho ou com até mais 3 pessoas.
Pinos de boliche

  • MOTION PLAY: esse é o famoso modo em que se pode jogar em primeira pessoa, fazendo uso do controle de movimento do PS3, o PlayStation Move.

  • NETWORK: é o modo online, e é bem simples e casual. É possível jogar contra outras pessoas ao redor do mundo e existe um sistema de ranking que conta as vitórias. Infelizmente, não existe uma opção mais elaborada, do tipo modo carreira ou mesmo nos moldes de um torneio. O que é mesmo uma pena, pois seria muito divertido poder criar seu próprio torneio e convidar os amigos para participar. Algo como PlayStation Blast Open seria uma boa pedida para um novo Grand Slam.

  • MY CLUB: é onde o jogador pode checar o seu progresso e mudar os ajustes do seu kit.

Um passo para frente; outro passo para trás

MoveVirtua Tennis 4 trouxe um avanço ao usar o PlayStation Move para jogar com visão em primeira pessoa, o que muitos jogadores já desejavam há algum tempo, até para ter mais aquele sentimento de que se está dentro de uma quadra de verdade. Deu a impressão de ser uma versão beta, com muito a melhorar ainda, como a movimentação que não pode ser feita pelo jogador - o próprio jogo se encarrega disso -, a quantidade de golpes também é limitada, se limitando ao top spin e slice, e uma bola alta chata de responder. Isto é outra desvantagem, pois é difícil pegar o tempo da bola em algumas situações, como a própria bola alta. Mas é até bem divertido e, seja como for, foi um bom primeiro passo (para frente).

PS3 SixaxisEm contrapartida, os demais modos de game ainda são controlados utilizando o controle tradicional do PS3, o que não é nada interessante, já que o próprio concorrente, Top Spin 4, já usa o Move no jogo todo, permitindo que o jogador desfira swings como se tivesse uma raquete em mãos. Afinal,  a tecnologia do Move já está aí há algum tempo, suficiente para ter preparado algo melhor, e não apostar tão somente num único e limitado modo com a sua utilização.

Enquanto isso

Todos já estão familiarizados com a nossa coluna "Enquanto isso", que trata das outras plataformas que não da própria Sony. Da mesma forma, esse tópico pretende tratar do jogo Virtua Tennis 4 nos outros dois consoles: Xbox 360 e Nintendo Wii.

É praticamente o mesmo jogo em todas as plataformas, não trazendo diferenças além dos controles e poderio gráfico. Com quem está a vantagem? Depende do gosto de cada um, mas, certamente, não é a versão do Wii. O que acontece é que os concorrentes já se utilizam normalmente de controles que não os de movimento, e o Wii remote, nesse aspecto, só serve como quebra-galho. Se ainda existisse a opção de usar os controles de GameCube ou Classic Controller, essa diferença diminuiria bastante.

A comparação gráfica, como é o mesmo jogo, não poderia ter um resultado diferente, nos consoles com mais potência, também tem melhores gráficos e som.

Motion PlayAgora, a grande comparação está na utilização do modo Motion Play, que permite que cada console, finalmente, utilize seus controladores de movimento. E o resultado é bem parecido para os três, não há uma resposta claramente melhor para qualquer um. Tanto o Kinect, do Xbox 360, quanto o PS Move, do PS3, e o Wii Motion Plus têm respostas muito parecidas. Mas, vale lembrar, o uso do Wii Motion Plus se faz necessário, ou então fica quase impossível jogar. A diferença está mais no uso do Kinect, pois o Wii e o PS3 usam uma tecnologia parecida. Não usar um “bastão” pra servir de raquete, ainda é um pouco estranho, pois usar apenas as mãos para rebater as bolas dá uma impressão que se está tentando matar mosquitos. Eis o trailer do Virtua Tennis 4 com o uso do Kinect:

Trailer do Motion Play do Kinect

 

Prós

  • Motion Play: esse modo é inovador, ao trazer a jogabilidade em primeira pessoa, e divertido, pois a sensação é diferente e instigante.
  • Arcade: os jogadores casuais, que não são poucos, vão gostar do estilo menos realístico.

Contras

  • Controles: o mesmo controle tradicional da versão anterior, não fazendo uso do PlayStation Move, apenas no modo Motion Play.
  • Modo online: muito básico, apenas conta um ranking de vitórias. Não traz a opção de um modo carreira ou de um torneio online – adeus PlayStation Blast Open
  • Som: genéricos e pouco variados.

Virtua Tennis 4 – PlayStation 3 – Nota Final: 6.5
Gráficos: 7.0 | Som: 6.0 | Jogabilidade: 7.0 | Diversão: 6.0


é formado em Direito pela UFRN. Joga videogame desde os tempos do Atari e sempre acompanha as novidades na indústria de jogos. Está no Facebook e no Twitter.

Comentários

Google
Disqus
Facebook