Jogamos

Análise: WipEout HD (PS3)

A franquia Wipeout , nascida com o PlayStation, sempre foi sinônimo de velocidade insana e trilha sonora tecno. Lançado originalmente em ... (por Anônimo em 03/09/2011, via PlayStation Blast)

wipeout hdA franquia Wipeout, nascida com o PlayStation, sempre foi sinônimo de velocidade insana e trilha sonora tecno. Lançado originalmente em 1995, o primeiro título vinha brigar com o já popular F-Zero, da concorrente Nintendo. Mas a franquia não apenas ganhou seu próprio público, como também deixou de ser um mero clone concorrente. Com identidade própria e muita personalidade, Wipeout se estabeleceu como referência no gênero. E, após uma passagem de sucesso pelo portátil PSP, retorna em versão HD disponível apenas para os felizes proprietários de um PS3 com acesso à PS Store.

Após o reestabelecimento da PS Store a Sony disponibilizou aos jogadores o chamado “Pacote de Boas Vindas”. No pacote, dois jogos de uma lista de seis poderiam ser baixados inteiramente de graça. Entre os jogos, uma das pérolas das corridas high tech: WipEout HD, que já vinha com a expansão Fury, estava disponível ao alcance de um clique e sem custos. Mas para os que não tiveram a oportunidade de baixar esse grande jogo na promoção aqui fica um alento: ele custa U$19,99 na versão stand-alone e mais U$9,99 pela expansão Fury. Caso você opte por baixar os dois de uma vez o bundle custa U$24,99. Pode parecer meio caro à primeira vista, mas se esse jogo fosse vendido em Blue-Ray não seria nenhum absurdo.

O jogo é na verdade uma espécie de apanhado de tudo que teve de bom na franquia: pistas, músicas, naves, mas com uma roupagem HD muito bem executada. E mesmo com toda a qualidade gráfica que o jogo apresenta, cheia de detalhes, reflexos, efeitos de iluminação e de explosões, em momento algum do modo single player a taxa de 60 fps cai nem um framezinho sequer. A suavidade com que o jogo roda é um dos pontos altos do título.

o cenário não é grande coisa, mas as pistas tem um belo desenho

A jogabilidade acompanha a suavidade gráfica do jogo e dá ao jogador uma resposta precisa e ágil, tornando a experiência de jogo ainda mais veloz e gratificante. Mas o controle fácil e com boa resposta não garante vida fácil ao jogador. WipEout HD é um jogo difícil, muito difícil.

Nem sempre quem chega primeiro vence

Separado em diversos campeonatos, o jogador deve ir acumulando medalhas por meio de diferentes modalidades de corridas, em cada uma das competições. Nesse ponto, garantir medalhas de ouro em todas as corridas nas dificuldades mais elevadas é um desafio pra lá de grandioso. E como era de se esperar, conforme avançamos nos campeonatos, mais dura é a missão de conquistar as medalhas de ouro.

corridas desafiadoras e modos de jogo muito divertidosEntre as modalidades de corridas podemos destacar o Elimination race, onde o competidor adquire armas e armadilhas durante o percurso e deve fazer pontos destruindo seus rivais. Quanto mais danos feitos ao veículo do adversário, mais pontos são recompensados. Portanto não é muito prudente ficar na frente do pelotão enquanto seus oponentes se armam com mísseis, ondas de choque, metralhadoras e outras armas “leves”.

Além das modalidades apresentadas no modo carreira, o modo racebox possui estilos variados de corridas que quase sempre tem objetivos bem distintos. Há a sempre tradicional “race” onde todos correm contra todos na luta pela primeira colocação. Nada de novo, mas muito atrativo pela dificuldade imposta pela AI. Outros modos bastante competitivos são o time trial e o speed zone. Volta após volta os competidores devem atingir o menor tempo possível. Para isso é preciso fazer uma volta limpa, sem batidas e de preferência passando sobre as áreas de boost que ficam espalhadas pelas pistas.

o racebox é uma grata adição ao título

Mas o grande destaque que o jogo apresenta é o modo “Zone” onde o jogador deve correr pelo circuito indefinidamente até seu carro colidir com as paredes e explodir. Parece simples, mas a cada zona conquistada o carro fica mais veloz, tornando a pilotagem mais difícil. Como se não bastasse esse detalhe nem pense em fazer bonitinho nas curvas: simplesmente não há freio nesse modo!

Destravando uma por uma

corridas frenéticasA cada título conquistado no modo carreira, o jogador destrava novas aeronaves, circuitos ou campeonatos. E esse é um grande trunfo do jogo para prender a atenção do jogador. São ao todo 8 campeonatos, cada um com 6 ou mais corridas. E cada evento só fica disponível após o jogador atingir um número mínimo de medalhas no evento anterior.

Como já dito anteriormente, os eventos ficam cada vez mais difíceis, e para isso novas aeronaves vão sendo desbloqueadas para o uso. Na verdade não são veículos diferentes, mas uma mesma versão padrão com equipamentos que a tornam mais rápida, mais manobrável, mais resistente aos choques… Cabe ao jogador experimentar cada uma das (muitas) opções para ver a qual se adequa melhor.

Espere boas doses de competitividade

Os circuitos também precisam ser desbloqueados para ficarem disponíveis no modo single player. Mas não espere nada muito diferente do habitual. Pistas realmente novas são poucas, mas é possível desbloquear versões reversas de todas as pistas do jogo.

Adrenalina? Nem tanto, nem tanto…

modo online é muito simplesO que poderia ser um dos pontos altos do game fica apenas razoável devido a algumas limitações. O modo multiplayer não é muito diferente dos modos normais de jogo, não acrescentando nenhuma novidade. Mas pior do que isso são quedas de frames quando há muitas naves na tela. Em um jogo de corrida que prima pela velocidade frenética e pelo gráfico suave, esses drops prejudicam um bocado a diversão. Mas nada que afunde o jogo por completo que é uma grata surpresa da PSN. O modo online ao contrário é bem melhor, mesmo sendo bastante limitado nos tipos de corridas que podem ser disputadas.

Apesar de não ser o jogo mais bonito do PS3, nem o mais complexo, WipEout consegue manter o jogador entretido durante longos períodos, graças ao seu modo campanha que é bastante desafiante. Além disso os gráficos da pista e dos carros são muito bons em se considerando que não estamos adquirindo uma mídia física e sim um jogo baixado diretamente para o HD do PS3. Se pensarmos no padrão dos games que chegam à PS Store exclusivos via download, WipEout HD tinha tudo para ser lançado em mídia física passando bem longe do fracasso. Se ainda há dúvidas sobre baixar ou não esse jogo faça o seguinte exercício de comparação: veja quais títulos do gênero estão disponíveis e seus preços. Te garanto que WipEout HD está no Top 3 na relação custo X benefício para os jogadores de PS3.

Prós

  • Gráfico muito suave e polido
  • Modo Campanha muito completo
  • Extremamente desafiador
  • Trilha sonora bem escolhida como de hábito

Contras

  • Modo multiplayer ainda não é a melhor opção do jogo
  • Cenários são muito simples, apesar de bonitos
  • Não tem freio!

WipEout HD – PlayStation 3 – Nota Final: 8,5

Gráficos: 8,0 | Som: 9,0 | Jogabilidade: 8,5 | Diversão: 8,0


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Apesar de estar sempre presente em videogames da Sony, não vejo muita graça na série não.

    Joguei apenas os de PSP, mas vejo que são jogos simples demais, as pistas são quase retas, e é um jogo bem sem sal. Acho que falta mais conteúdo, pra fazer um jogo de luta realmente interessante.

    Talvez no PS3 seja diferente, não sei.

    ResponderExcluir