Blast from the Past

Blast from the Past: Silent Hill (PS)

“Have you seen a little girl? Short, black hair. Seven years old.” este é um dos jargões mais  conhecidos do mundo dos jogos de terror ps... (por Anônimo em 15/09/2011, via PlayStation Blast)

SH1_boxart“Have you seen a little girl? Short, black hair. Seven years old.” este é um dos jargões mais  conhecidos do mundo dos jogos de terror psicológico. Silent Hill é um jogo perturbador, sombrio e ao mesmo tempo instigante. Produto de influências que vão de filmes de terror até estudos parapsicológicos, a trama de Harry Manson atrás de sua filha adotiva, Cheryl, será um dos seus piores pesadelos. Ao começar sua busca, Harry verá que a cidade guarda segredos ocultos e que o sumiço de sua pequenina, talvez seja alvo de algo muito maior.

Da Parapsicologia a Silent Hill

Definições sobre Parapsicologia Silent Hill é um jogo que foi criado a partir de influências em vários filmes de terror, como Jacob’s Ladder, e em estudos de parapsicologia e filosofia. Segundo alguns estudos, o pensamento humano pode ter uma força considerável a partir da intensidade com que se pensa. Apesar de não cientificamente comprovado, já foram realizadas experiências em que um certo sucesso foi obtido. Resumindo, o que você pensa, dependendo do que e como, e também de sua intensidade, pode não apenas agir sobre si, mas sobre todo o ambiente ao seu redor.

No jogo, podemos perceber isso quando Harry sente dores de cabeça ao transitar de uma dimensão a outra.

História

Você é Harry Mason, um escritor que ao viajar com sua filha, Cheryl, acaba por sofrer um acidente ao desviar-se de alguém em uma rodovia. Ao acordar, Harry se dá conta da ausência de Cheryl e, mesmo atordoado, parte em busca de sua filha adotiva. Mas o que ele não sabe, é que a cidade em que acaba de entrar possui muito mais segredos escondidos sobre a densa névoa que predomina no local e, com isso, Harry passar a descobrir que o que pareceu um acidente, pode ser algo planejado para um propósito ainda maior.

Personagens

01_Harry_MasonHarry Mason: Pai de Cheryl, sofre um acidente e acorda em Silent Hill, ao  perceber que sua filha havia desaparecido, parte em busca da mesma.

cherylCheryl Manson: Filha adotiva de Harry Mason, tem 7 anos. Ela é uma peça chave de todo o segredo que cobre a cidade.

e50452b184_65127883_o2Cybil Bennet: É uma policial de uma cidade próxima, que tem como objetivo  investigar a falta de comunicação de Silent Hill. É a única ajuda de Harry durante o jogo.

Lisa Garland: É uma enfermeira do hospital Alchemilla. Se mostra uma pessoa que pouco sabe o que está acontecendo, sendo encontrada várias vezes na versão alternativa do hospital.

SHill_conceptart_mAGpT_thumbDahlia Gillespie: Dona de uma loja de antiguidades, ela é um dos membros mais  importantes do culto chamado “A Ordem”. Ela atrai propositalmente Harry e sua filha para que possa, junto com Alessa, trazer o “deus” do culto.

alessa Alessa Gillespie: Filha de Dahlia Gillespie, foi criada para seguir os passos da mãe e ser a futura líder do “A Ordem”. Após terem conhecimento de seus poderes paranormais e considerada bruxa, é queimada pelos próprios membros do culto e permanece em um estado quase vegetativo.

kaufmannDr. Michael Kaufmann: É o diretor do hospital Alchemilla e, ao que parece, um  dos membros do “A Ordem”.

Visual obscuro

silent-hill-1-image-5 Um dos pontos fortes do jogo, com certeza, são seus gráficos. Ao invés de achar que o processamento do PlayStation fosse um problema, a Konami resolveu transformar isso em um meio de conseguir mais ambientação ao jogo. Cenários escuros, névoa densa, todos os elementos visuais existentes em Silent Hill trabalham de forma majestosa para criar o clima do jogo. Tudo bem que o objetivo é mesmo te fazer borrar as calças, mas os gráficos influem diretamente na formação do terror psicológico.

fig10 tumblr_lkdj4ihyM01qdusbdo1_500

Jogabilidade

PuppetNurse1O objetivo do jogador é guiar Harry Mason através de dimensões alternadas e  empestadas de monstros em busca de sua filha Cheryl. O jogo consiste em combate, resolução de quebra-cabeças e exploração. Predomina o uso da terceira-pessoa durante o jogo, com alterações de câmera em certos momentos. Nada que deixe o jogo confuso ou difícil. Como Harry é um homem comum, além de usar armas a curta distância e poucas armas de fogo, após correr muito, ele precisará recuperar o fôlego para prosseguir. Caso queira consultar sua saúde, como munição etc. Há um menu que serve justamente para essas finalidades.

Para auxílio durante sua jornada, há um rádio que produz chiados sempre que se aproximar de um monstro. Este item é facilmente conseguido no início do jogo e é de extrema importância até o final da história.

Falando em auxílio, os mapas também são fundamentais para a parte exploratória. Neles ficam registrados todas as mudanças, junto com anotações e dicas de como prosseguir. Já imaginou andar em uma cidade coberta pela névoa sem um mapa? Então, aproveite para vasculhar sempre que puder todos os lugares. sh1-map-csh

Existe também a lanterna, que se torna fundamental quando estiver em Nowhere (outra dimensão) e em lugares fechados e escuros como em “Midwitch Elementary School”.

Som

1215442859_akira-yamaoka-1999-silent-hill-ost Outro, se não o mais importante, ponto forte do jogo é o som. As músicas são incrivelmente compostas por Akira Yamaoka, e conseguem criar todo o clima assustador e atormentador. Você teria diarreia mental, se pudesse. Os sons são uma mistura de efeitos de batidas sintetizadas com gritos e chiados. Apesar de todo este conteúdo bizarro nas músicas, Yamaoka produziu canções com melodias tristes e depressivas, porém belíssimas. “Blood Tears” seria um exemplo.

Abaixo todas as faixas da trilha sonora de Silent Hill:

1. Silent Hill / 2. All / 3. The Wait / 4. Until Death / 5. Over / 6. Devil's Lyric / 7. Rising Sun / 8. For All / 9. Follow The Leader / 10. Claw Finger / 11. Hear Nothing / 12. Children Kill / 13. Killed By Death / 14. Don't Cry / 15. The Bitter Season / 16. Moonchild / 17. Never Again / 18. Fear Of The Dark / 19. Half Day / 20. Heaven Give Me Say / 21. Far / 22. I'll Kill You / 23. My Justice For You / 24. Devil's Lyric 2 / 25. Dead End / 26. Ain't Gonna Rain / 27. Nothing Else / 28. Alive / 29. Never Again / 30. Die / 31. Never End, Never End, Never End / 32. Down Time / 33. Kill Angels / 34. Only You / 35. Not Tomorrow 1 / 36. Not Tomorrow 2 / 37. My Heaven / 38. Tears Of... / 39. Killing Time / 40. She / 41. Esperandote / 42. Silent Hill (Otherside)

Ficha técnica

Desenvolvedora: Konami Computer Entertaimente Tokyo Diretor: Keiichiro Toyama Produtor: Gozo Kitao Compositor: Akira Yamaoka Gênero: Survival Horror Jogadores: 1

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. o jogo mais belo que ja vi em minha vida :)

    ResponderExcluir
  2. Muito mais horror, terror, amedrontador que RE.
    Eu me borrava qndo tinha de entrar no hospital.

    ResponderExcluir
  3. hahaha!
    Resident Evil só consegue dar sustos nas primeiras vezes, diferente de SH que toda vez te assusta. Afinal, o terror deste jogo é totalmente psicológico.

    ResponderExcluir
  4. Eu me borrava qndo tinha de entrar no hospital. [2]

    Me borro até hoje. Verdade.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro SH, terminei o primeiro umas 3 vezes. Me lembro que pegar a Katana trancada no quarto era bem embasado.
    O SH 2 eu já não gostei tanto. O 3 eu achei perfeito ^^ o melhor da série na minha opinião!
    O 4 - The Room -, na minha opinião, foi épic fail, pois acabou com o clima da série, pois o jogo é claro, quando comparado com os demais, e você não dispõe do rádio e da lanterna, que são elementos marcantes.
    O SH Shattered Memories tbm é lindo! Mesmo que o jogo seja focado somente na exploração e nos puzzles, ele é perfeito! e como um "overmake" do primeiro jogo ele ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  6. a musica Follow the Leader é o nome de um Album da banda KoRn,
    de que banda essa musica é?

    ResponderExcluir
  7. @Fabiano Matos

    hahahaha! Lembro que jogava de madrugada, mas me arrependendo sempre que levava um susto.

    @Douglas

    Joguei até o SH5 e o SHSM, apesar de todos serem jogos um pouco diferentes, ainda prefiro o primeiro por estar em sua plenitude.

    Mas Shattered Memories é muito interessante mesmo.

    ResponderExcluir
  8. @Gabriel

    Não é exatamente uma banda, quem leva o nome é Akira Yamaoka, creio que o último trabalho dele foi "Shadows of the Damned" para PS3 e Xbox.

    ResponderExcluir
  9. @Gabriel

    Ainda em tempo. Interessante você fazer referência a Korn. A música tema de Shadows of the Damned lembra um pouco a voz do Jonathan Davis, mas que é cortada por uma mulher com a voz semelhante a Amy Lee.

    Muito bem observado.

    ResponderExcluir