Perfil

Perfil: John Marston (Red Dead Redemption)

John Marston é diferente de todos os outros personagens principais que costumam estrelar os jogos da produtora Rockstar . Em Red Dead ... (por Bruna Gil em 01/09/2011, via PlayStation Blast)


john-marston-wallpaperJohn Marston é diferente de todos os outros personagens principais que costumam estrelar os jogos da produtora Rockstar. Em Red Dead Redemption, John é um cowboy bastante peculiar, com o seu próprio código de moral e ética, lutando contra o mundo para alcançar seus objetivos. Continue lendo para saber mais sobre o protagonista de um dos melhores jogos de 2010. 

A calmaria antes da tempestade

Órfão aos 8 anos e criado por uma gangue, John Marston era apenas mais um criminoso do velho oeste. Porém, após ter sido baleado e abandonado pelos seus colegas de gangue durante um roubo, tudo mudou. Ele decidiu abandonar a vida de foragido, para tentar uma carreira menos tumultuada.E tudo começou a dar certo para ele: passou a levar uma rotina bem pacata na sua própria fazenda, com a esposa e o filho. Até que um dia a polícia bateu à porta dele.

red-dead

Um caminho sem saída

Com a polícia cercando a sua fazenda, John Marston foi abordado pelo agente Edgar Ross. Ele queria capturar a gangue que John pertencia, e estava disposto a utilizar um método muito não-ortodoxo para alcançar seu objetivo. Edgar prendeu a família de John e o chantageou. Para libertar sua esposa e filho, só depois de prender ou matar os três principais integrantes da sua ex-gangue.

red_dead_redemption_agent_edgar_ross-wallpaper-1600x900
Com essa missão, John parte para o oeste. Seu principal objetivo é recuperar a sua família, e ele está disposto a matar toda e qualquer pessoa que tentar impedi-lo. Mas, para encontrar seus ex-colegas de gangue, John precisa passar por uma série de interações com as pessoas mais variadas. John não se importa de ajudar a lei ou aos bandidos, desde que estes possam ajudá-lo a completar sua missão.

Rdr_john_marston06

Cowboys e mortos-vivos


Lançada em 2010, Undead Nightmare é uma DLC que oferece toda uma nova campanha single player para os jogadores. Os eventos que acontecem nela não fazem parte da história principal de Red Dead Redemption.

Em Undead Nightmare, John vive tranquilamente na fazenda junto com a família. Uma noite, eles reparam que o tio está demorando para voltar para casa. Quando ele chega, está claramente transformado em zumbi e tenta atacá-los. John fica surpreso e corre para buscar uma arma.

RDR Undead Nightmare 167
Infelizmente, John não chega a tempo. Quando ele atira, percebe que o tio já tinha mordido sua esposa. Como se não fosse o bastante, o filho corre para ajudar a mãe - já transformada - e também é contaminado. Sem ter nenhum conhecimento sobre a existência de mortos-vivos, John amarra e tranca a esposa e o filho dentro de casa, e sai em busca de uma cura, ou uma explicação.

112
O jogo acontece no mesmo mapa de Red Dead Redemption, só que agora com as cidades destruídas, hordas de zumbis e poucos recursos. Cabe a John desbravar as cidades infestadas e conversar com os poucos sobreviventes para descobrir e tentar reverter a epidemia. Só assim ele poderá, mais uma vez, salvar a sua família.

Um cowboy com ética

“Eu não consegui as minhas cicatrizes caindo dentro da igreja, isso não é um segredo” - John Marston, em Red Dead Redemption

Enquanto os outros cowboys não precisam de muito para matar pessoas, dormir com prostitutas ou roubar, John Marston é diferente. Apesar de não medir esforços para chegar onde precisa, aniquilando todos que atravessam seu caminho, John segue um código de moral muito pessoal.

Ele não aprova matar ou roubar sem motivo, e o próprio gameplay incentiva o jogador a acompanhá-lo nas suas convicções. John Marston prefere ajudar as pessoas que encontra, e, principalmente, ajudar a ele mesmo. Ou seja, se ele precisa praticar uma atividade ilegal para ficar mais perto de libertar a família dele, tudo bem. Mas atos ilegais fora das missões são condenáveis e refletem negativamente.

Rdr_john_marston11
Ele mesmo sabe que não é nenhum santo, mas faz o possível para evitar problemas gratuitos, recusando até mesmo prostitutas. É um comportamento bastante oposto ao dos outros protagonistas dos jogos da Rockstar - como o GTA.

Jogos em que está presente


  • Red Dead Redemption (PS3)
  • Undead Nightmare (PS3 - DLC)

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Apesar de achar ele meio babacão sometimes, é um bom protagonista... e o melhor: engraçado. Enfim, só com um personagem cativante mesmo pra aguentar a quantidade absurda de cutscene de RDR :P

    ResponderExcluir
  2. Poxa, só eu adoro cutscenes? E eu adoro o John, me identifico muito com ele. Gostei muito do perfil, é um personagem que merece destaque mesmo.

    ResponderExcluir
  3. eu gosto de cutscenes, mas não sei o que aconteceu com esses games mais recentes da rockstar.. tanto no RDR quanto no GTA IV eu tentei assistir todas cutscenes e na metade do jogo já não conseguia mais. muito compridas, enfim. não é como num Final Fantasy que passar cutscene = CRIME. hehe

    ResponderExcluir
  4. No GTA IV eu cansei um pouco também, mas porque eu não gosto muito do Niko. Como eu simpatizo muito com o John, acabei amando todas as cutscenes de RDR.
    As de LA Noire eu também gosto bastante (mas não conta como Rockstar né).

    ResponderExcluir
  5. o niko realmente é um péssimo protagonista. ainda não joguei LA Noire, mas acho difícil que queira passar as cutscenes :D

    ResponderExcluir