Item Box

Item Box: Pedaços do Éden (Assassin's Creed)

"Este... objeto de prata baniu Adão e Eva. Dividiu e fechou o Mar Vermelho. Eris o usou para provocar a Guerra de Troia. E, com isto... (por Unknown em 28/01/2012, via PlayStation Blast)

"Este... objeto de prata baniu Adão e Eva. Dividiu e fechou o Mar Vermelho. Eris o usou para provocar a Guerra de Troia. E, com isto, um pobre carpinteiro transformou água em vinho". Os Pedaços do Éden (popularmente conhecidos como P.O.E.) são objetos de grande avanço tecnológico criados pela Primeira Civilização para poderem controlar os seres humanos. Ao contrário do que a maioria pensa, a Maçã não é o único Pedaço que existe; há diversos outros, cada um com seu próprio poder e característica.

ATENÇÃO: esta matéria contém informações que podem ser consideradas spoilers caso você tenha deixado de jogar algum jogo da série Assassin's Creed. Continue lendo por sua própria conta e risco

A Maçã


A Maçã do Éden
A Maçã certamente é o Pedaço do Éden mais conhecido entre os jogadores de Assassin's Creed. Sua história é antiga, tendo início no Jardim do Éden. A Primeira Civilização (ou Aqueles Que Vieram Antes) usavam as Maçãs para manipular a mente dos seres humanos, fazendo deles escravos. Porém, alguns humanos (meio humanos e meio deuses) pareciam nascer com uma espécie de neutralizador no cérebro, evitando que eles fossem controlados pelas Maçãs. Dois deles foram Adão e Eva, que, no vídeo secreto contido em Assassin's Creed II (assista abaixo), ambos roubam uma Maçã e fogem. Não se sabe se alguém os pega ou o que acontece, mas graças a isso começa uma guerra entre a Primeira Civilização e os seres humanos que quase destrói o planeta Terra.


Altaïr Ibn-La'Ahad, Ezio Auditore e Desmond Miles são claramente descendentes de Adão e Eva, visto que eles também não sofrem com os efeitos das Maçãs. Cada um dos três já teve em sua posse pelo menos um desses artefatos: Altaïr usou a Segunda Maçã para evoluir a tecnologia usada pelos Assassinos (como criar a Arma Oculta e a possibilidade de usar duas lâminas nos braços); Ezio usou a Sexta Maçã para derrotar a família Borgia em Roma e a escondeu em um sala secreta embaixo da Basílica de Santa Maria Aracoeli; em 2012, Desmond achou a Maçã de Ezio, porém, ele foi controlado por Juno - membro da Primeira Civilização - e acabou matando Lucy, consequentemente, entrando em coma.

Desmond matou Lucy contra a sua vontade
Além desses três Assassinos, sabe-se que outras figuras importantes da História também utilizaram as Maçãs para fazerem coisas praticamente impossíveis. Confira a lista abaixo:

Napoleão
Primeira Maçã:
  • Napoleão Bonaparte: usou-a para aumentar o seu exército na Revolução Francesa.
  • Harry Houdini: usou a Primeira Maçã para poder criar ilusões e truques que nenhum humano seria capaz de fazer.
  • John F. Kennedy: Kennedy tecnicamente não teve posse da Primeira Maçã, mas sim foi assassinado graças a ela. Lee Harvey Oswald, seu provável assassino, era um Agente Templário e usou a Maçã para poder criar um bom disfarce na hora do tiro.
Segunda Maçã:
  • Elizabeth I: usou esta Maçã para favorecer os Protestantes ao invés dos Católicos.
  • Mahatma Gandhi: adquiriu um grande número de seguidores na Índia graças aos efeitos da Maçã. Mais tarde, os Templários descobriram isso e o assassinaram, tomando posse dessa Maçã.
Terceira Maçã:
Kennedy
  • George Washington: usou a Terceira Maçã para se tornar o primeiro presidente dos Estados Unidos.
  • Franklin D. Rooselt: tendo a Maçã em mãos, Roosevelt se aliou a Churchill e Stalin na Segunda Guerra Mundial e fundou a Indústrias Abstergo.
  • John F. Kennedy: essa era a Maçã que Kennedy possuía. Após a sua morte, ela foi dada a seu sucessor na presidência dos EUA, Lyndon B. Johnson, que era um Templário. Com ela, Lyndon criou o projeto Apollo 11 e conseguiu extrair com sucesso a Quinta Maçã que se encontrava na Lua.
Quarta Maçã:
  • Nikola Tesla: usou esta Maçã para criar uma grande rede de eletricidade. Os Templários, que eram contra isso, invadiram o laboratório de Tesla, roubaram a Maçã e a usaram para deixá-lo louco.
  • Thomas Edison: os Templários entregaram esta Maçã para Edison logo depois que a roubaram de Tesla. 
  • Henry Ford: a recebeu de Edison e a usou para controlar trabalhadores em sua linha de montagem gerando assim um grande lucro.
  • Adolf Hitler: recebendo instruções dos Templários, Ford enviou a Quarta Maçã para Hitler, general nazista na época da Segunda Guerra Mundial.
Quinta Maçã:
  • Não se tem nenhuma informação acerca desta Maçã, somente que foi extraída da Lua por Lyndon B. Johnson.
Sexta Maçã:
  • Leonardo Da Vinci: usou os poderes da Maçã para criar máquinas de guerra feitas a partir de uma tecnologia bem avançada para sua época.
Da Vinci observa a Maçã com Ezio ao fundo

O Cajado


Assim como as Maçãs, há diversos Cajados espalhados pelo mundo. Estes passaram por mãos de grandes Faraós, Papas e Czares. O Cajado tem grande poder de soberania e dominação e, se combinado com a Maçã, também pode controlar a mente daqueles que forem afetados por sua magia. Quando Ezio enfrentou Rodrigo Borgia no Vaticano, este possuía um Cajado, enquanto Ezio, a Sexta Maçã. Conseguindo derrotar brevemente Ezio, Rodrigo combinou o Cajado com a Maçã para tentar abrir O Cofre, porém, falhou e Ezio o abateu. Combinando o seu DNA no Cajado, o Assassino conseguiu abrir a sala misteriosa e receber uma mensagem confusa de Minerva, outro membro da Primeira Civilização. Após isso, Ezio recupera a Maçã, porém, o Cajado se afunda em uma plataforma e acaba ficando para trás.

Rodrigo Borgia utilizando o Cajado Papal contra Ezio
Um outro Cajado reapareceu em 1888, recuperado pelo Czar Alexandre III. Nesse mesmo ano, o Czar foi atacado pelo Assassino Nikolai Orelov - que também possuía o sexto sentido da Primeira Civilização -, porém, ele não conseguiu recuperar o Cajado. Esse artefato só apareceu novamente 20 anos após esse acontecimento, em uma imensa explosão onde foi "quase" destruído. Quase porque uma parte sua ainda remanescia e foi enterrada junto com o corpo de Rasputin. Sabendo que esse pequeno fragmento ainda poderia fazer um grande estrago, Nikolai desenterrou o corpo de Rasputin e o recuperou. O que o Assassino fez com ele depois é desconhecido.

Nikolai, já velho, recuperando o fragmento do Cajado
O Cajado também fez parte da vida de diversas figuras históricas. Curioso para saber quem? Confira a lista abaixo:
  • Moisés: o mensageiro de Deus utilizou um Cajado para abrir e fechar o Mar Vermelho, libertando o povo hebreu das mãos dos egípcios.
  • Shabataka: o Cajado foi usado por esse Faraó durante o seu reinado no Egito Antigo, em cerca de 700 a.C. Após isso, diversos Faraós também tiveram posse do mesmo Cajado.
  • Alexandre o Grande: se uniu aos Templários para, em posse do Cajado, governar um dos maiores impérios da História.
  • João Batista: um Cajado esteve na posse de João Batista, profeta e líder religioso que batizou Jesus Cristo.

A Espada


A Espada é outro Pedaço do Éden e foi geralmente manuseada por grandes heróis da mitologia e também da História. Possui grande poder de conquista e liderança. Diversas Espadas são conhecidas, mas a mais famosa certamente é a Excalibur, do Rei Artur. Pouco se sabe acerca destes Pedaços, já que eles só aparecem em "glyphs" de Assassin's Creed II e Brotherhood. Conheça alguns donos de Espada:
Rei Artur
  • Perseu: o semideus utilizou a Espada do Éden para derrotar a Medusa.
  • Átila, o Huno: Átila teve em posse uma Espada durante o século V, dada a ele por um ser que não parecia terráqueo. Com a Espada em mãos, Átila conquistou praticamente toda a Eurásia e conquistou um grande reino.
  • Rei Artur: essa figura lendária puxou uma Espada do Éden de uma pedra ainda quando criança e a apelidou de "Excalibur". Graças a ela, se tornou o Rei da Inglaterra.
  • Sigmund: este personagem da mitologia nórdica retirou uma Espada de uma árvore, colocada ali pelo deus Odin. Graças a esse feito, ele ficou com o artefato como presente. Semelhante a história do Rei Artur.
  • Genghis Khan: o segundo maior conquistador após Alexandre o Grande, Genghis Khan possuía uma Espada. Tendo conhecimento disso, Altaïr partiu para Mongólia e seu filho, Darim, assassinou Khan. Não se sabe o que aconteceu com a Espada após isso.
  • Joana d'Arc: a garota achou uma Espada do Éden e tomou-a para si durante a Guerra dos Cem Anos. Lutando ao lado dos franceses, Joana d'Arc conquistou diversas vitórias sobre os ingleses, porém, foi capturada e queimada na fogueira pelos Templários, que desejavam a Espada para si.

Grandes poderes trazem grandes responsabilidades


Além das Maçãs, dos Cajados e das Espadas, há mais outros Pedaços do Éden espalhados pelo mundo. São cerca de cinquenta Pedaços, porém, dois deles foram destruídos em acidentes (uma Maçã em um acidente de satélite e um Cajado destruído por Nikolai Orelov). Há dois pedaços em território brasileiro - um na costa e outro em São Paulo. Mas não se esqueça: isso é somente vídeo-game, não vai dar uma de Assassino/Templário e sair por aí em uma "caça ao tesouro". Conheça alguns dos outros Pedaços criados pela Primeira Civilização abaixo:
  • Santo Sudário: utilizado por Jesus Cristo, cura feridas de qualquer um que tocar em seu material. Também pode ressuscitar alguém por um curto período de tempo. Falando em Jesus, os Templários explicam que todos os milagres que ele realizava não eram seus, mas sim efeitos do Sudário. Foi crucificado pelos Templários para que eles obtivessem o seu Pedaço do Éden.
  • Ankh: conhecida pelos egípcios como "o símbolo da vida", esta poderosa cruz é capaz de ressuscitar os mortos.
  • Caveiras de Cristal: esses Pedaços estão espalhados pela América Central e do Sul e podem fazer comunicação telepática entre aqueles que a possuem (um telefone sem fio mais avançado).
Revisão: Leandro Fernandes


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Mas ###, hein? Essa coisa tá em todo lugar. Será que Getúlio Vargas morreu por ter uma maçã? Ou JK? Ou Castelo Branco?

    ResponderExcluir