Análise DLC

Guia DLC: Mass Effect 3: Extended Cut (PS3)

Vivemos numa época excelente para os gamers , na qual os jogos que amamos  podem receber mais conteúdo dos desenvolvedores por tempo indefin... (por Unknown em 30/06/2012, via PlayStation Blast)

mass-effect-extended-cut-release-date-news-11Vivemos numa época excelente para os gamers, na qual os jogos que amamos  podem receber mais conteúdo dos desenvolvedores por tempo indefinido. Nada mais justo, portanto, que ter esse conteúdo analisado para saber se vale a pena baixá-lo, não? Então comecemos nossa nova coluna, chamada Guia DLC, com o DLC gratuito que expande os finais de Mass Effect 3, que após tanta controvérsia está disponível na PlayStation Store para o PS3. Será que vale gastar 1,9GB da sua cota mensal de downloads? Será que isso é o suficiente para aplacar a fúria dos fãs?

Atenção: este texto contém spoilers sobre o final de Mass Effect 3. Leia por sua conta e risco.

Uma olhada para trás

Logo após o lançamento de Mass Effect 3, conclusão da trilogia sci-fi da Bioware, os fãs bem afoitos que completaram a história começaram a expressar a sua insatisfação com o final do jogo. As reclamações eram bem diretas e pesadas, e englobavam tanto o fato dos finais não levarem em conta as decisões prévias do jogador como os furos notórios no roteiro, que foram explorados nesses últimos meses em diversas teorias.

Mass-Effect-3-Ending-Poll

Desencadeou-se então uma verdadeira revolta virtual, com direito a abaixo-assinado, reclamações constantes na página do Facebook do jogo e todo o tipo de demonstração de ódio e indignação possível e imaginável (incluindo cupcakes coloridos satirizando os finais do jogo que foram enviados aos desenvolvedores). A Bioware tomou a única atitude decente que poderia ter e decidiu produzir uma versão expandida do final, incluindo um epílogo e melhorias no roteiro.

Consertando erros...

Uma das maiores melhorias em relação à versão original do final de Mass Effect 3 presentes no DLC está na reformulação de alguns diálogos e cenas. Fãs levantaram uma lista de furos no roteiro e a Bioware realmente prestou atenção, cobrindo esses erros. Um exemplo: agora as cenas mostram porque os squadmates voltam para a Normandy num momento crítico, e ainda inserem um diálogo especial com o interesse romântico de Shepard caso ele(a) esteja no time.

No entanto, isso abriu espaço para alguns outros problemas de roteiro. Afinal, se tem um Reaper atirando diretamente naquele local, como é que a Normandy iria conseguir ficar pousada ali para levar os dois embora sem ser atingida? Outros fatos sem sentido continuaram sem explicação, como a aparição mágica do Almirante Anderson dentro da Citadel. Ao que parece, a intenção foi tornar os finais mais emocionantes e trazer o jogador para perto do personagem novamente. Nesse ponto, o DLC é extremamente efetivo.

Outro ponto muito criticado foi a ausência de escolha durante o diálogo final. Agora não só é possível fazer perguntas para saber mais sobre os elementos do final (o Catalyst, a criação dos Reapers e o Crucible) como Shepard também pode refutar todos os argumentos do Catalyst e recusar-se a tomar uma decisão, criando uma quarta versão do final. Uma versão decepcionante, é verdade, mas ainda assim uma escolha que muitos queriam fazer.

O destaque dado às consequências das decisões agora é bem melhor, incluindo narrações nos epílogos de cada final, bem diferentes entre si. Dizer que são finais amplamente diferentes de acordo com as escolhas do jogador é um exagero e, simplesmente, uma mentira. Eles diferem sim, dentro de um padrão definido de "slides" e projeções do futuro. Mas é inegável: cada final tem um clima específico, e mostra futuros bem diferentes.

... e criando outros

Como nada é perfeito, é óbvio que outros pontos do final seriam prejudicados pela versão estendida. Anteriormente eu falei sobre novos furos do roteiro, que antes não existiam. Eles são bem perceptíveis e os fãs que estavam enraivecidos com os erros do final anterior vão continuar batendo nessas teclas.

Outro problema reside na música tocada no final, antes a minha preferida do jogo, agora perdeu boa parte da força ao ser alongada e receber a adição de instrumentos desnecessários. Isso tirou um pouco da emoção do final. Para completar o pacote de "passos para trás", durante uma das vezes que joguei, após chegar numa parte do final, o jogo começou a apresentar uma queda absurda de framerate. Talvez fosse uma questão do próprio PS3, mas essa questão dos framerates já é bem "antiga" no jogo.

E então, vale a pena?

Sendo um DLC gratuito, não há muito motivo para alguém não baixar o Extended Cut de Mass Effect 3, exceto talvez por ocupar 1,9GB do HD de seu console. As adições ao final são interessantes, e explicam pontos falhos do final anterior. O epílogo dá um toque pessoal a cada final, além de personalizar as cenas de acordo com as escolhas do jogador.

Em termos de duração, o DLC adiciona entre quinze e vinte minutos apenas, mas são minutos preciosos. Por sua vez, os pontos negativos, como a alteração desnecessária à trilha sonora e os novos furos no roteiro, podem ser um problema para muitos. Os fãs que estavam muito revoltados - e com razão - não terão seu ódio aplacado totalmente por essas adições. Os que buscavam apenas um final mais definitivo e emocionante para a série devem ficar satisfeitos.

Extended Cut (Mass Effect 3) - PlayStation 3 - Nota: 8,0

Preço: grátis | Disponível na PlayStation Store

Revisão: Alan Murilo


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook