[Atualizado] Project Morpheus é o nome do novo projeto de realidade virtual da Sony

O Project Morpheus, apresentado durante a GDC, será um dispositivo de realidade virtual para o PS4 que integrará com os demais dispositivos do console.

As inúmeras especulações sobre um possível projeto de realidade virtual da Sony finalmente foram confirmadas. Como tínhamos noticiado na semana passada, rumores diziam que a Sony apresentaria um projeto de headset de realidade virtual durante a GDC, e de fato isso aconteceu.


Project Morpheus foi o nome dado ao protótipo do headset de realidade virtual da Sony para o PlayStation 4. O protótipo, que contém detalhes em branco e preto, além de LEDs azuis, será liberado em breve para que os desenvolvedores possam criar conteúdos para o mesmo.


A revelação foi feita por Shuhei Yoshida, presidente da Sony Computer Entertainment. Segundo ele, a realidade virtual irá "modelar o futuro dos games":
"Acreditamos que o Morpheus vai aprimorar mais ainda o PlayStation 4, com perfeita integração com a PlayStation Camera, DualShock 4 e PlayStation Move."
Richard Marks, executivo responsável pelas pesquisas de desenvolvimento da marca PlayStation, completou dizendo que a capacidade da realidade virtual do dispositivo irá ultrapassar os jogos, isto é, poderão surgir outras utilizações para o Project Morpheus. Como exemplo, Richard disse que um software de caminhada virtual sobre a superfície de Marte já está sendo desenvolvido em parceria com a NASA para o dispositivo.

Segundo a Sony, o Project Morpheus terá como princípios a visão, audição, monitoramento, controle, facilidade de uso e conteúdo. Até então, sabemos que o novo dispositivo de realidade virtual utilizará as capacidades do PlayStation Move e da PlayStation Camera para a navegação e do DualShock 4 para o controle, mas não foi dito se essa é uma característica apenas do protótipo ou se será estendida ao produto final.

Informações concretas e adicionais serão acrescentadas conforme forem apresentadas ao público.

Fonte: IGN e Revista PlayStation Brasil


Atualização: Após a divulgação oficial do Project Morpheus no blog PlayStation US, pudemos saber de mais alguns detalhes sobre o novo hardware da Sony. 

Para o funcionamento do Project Morpheus, a utilização da PlayStation Camera é sempre necessária, mas o PlayStation Move é opcional, dependerá do tipo de jogo, o que implica que o DualShock 4 poderá ser utilizado caso o usuário prefira o meio de controle convencional.

Segundo as respostas de Shuhei Yoshida aos comentários da postagem, o headset já virá com um fone de ouvido próprio, mas aqueles que quiserem utilizar outros fones de ouvido no Morpheus também poderão fazê-lo. 

Yoshida ainda disse que os jogos que utilizarão o Project Morpheus terão que ser especificamente programados para isso, ou seja, os jogos que já foram lançados para o PlayStation 4 não poderão ser jogados com o Morpheus a não ser que sejam reprogramados para tal.

Concluindo, Shuhei Yoshida disse que o Project Morpheus funciona normalmente para as pessoas que usam óculos, inclusive o próprio Yoshida usa um, e que a utilização do dispositivo para assistir filmes não está descartada.

Agora, as maiores dúvidas que restam são sobre o preço e a data de lançamento do novo hardware de realidade virtual da Sony.


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Se for pra jogar com o Snake só será possível enxergar com um lado do Morpheus (tu dun, tssss)

    ResponderExcluir