Prévia: Batman: Arkham City (PS3)

Batman: Arkham Asylum arrecadou diversos prêmios - de Game of the Year até um Guinness Record de jogo mais aclamado do mundo. É difí... (por Bruna Gil em 22/07/2011, via PlayStation Blast)

Batman: Arkham Asylum arrecadou diversos prêmios -Batman_ArkhamCity_Graphic

de Game of the Year até um Guinness Record de jogo mais aclamado do mundo. É difícil superar uma recepção destas, mas a Rocksteady, não está intimidada. Batman: Arkham City foi anunciado no início de 2010, e promete não ficar atrás do seu antecessor. Com lançamento previsto para daqui dois meses, muitos já antecipam a chegada do jogo que promete mais vilões, mais ação e mais horas de jogo. Veja a seguir o que esperar do sucessor de Arkham Asylum.

Um ano após os eventos ocorridos em Arkham Asylum, Quincy Sharp (ex-diretor do asilo e agora prefeito) decide comprar a zona mais deteriorada de Gotham e transformá-la numa cidade-prisão. Os criminosos, em vez de serem presos ou internados, passam a ser colocados nessa espécie de cidade. O perímetro é cercado por mercenários armados, e os criminosos possuem rédea solta para fazerem o que quiserem, desde que não tentem escapar da área. Aliás, esta é a única regra das instalações: não tente escapar, sob pena de morte. Fora isso, os criminosos e os supervilões estão livres para co-existir neste ambiente cruel e sem leis.

O asilo que virou cidade

O psiquiatra responsável pela cidade é nada mais, nada menos do que Hugo Strange - que certamente não tinha boas intenções ao aceitar o trabalho. Existem rumores de que Hugo está envolvido em atividades terríveis, mas nada pode ser provado. E, curiosamente, todos que tentam investigar Hugo desaparecem de forma misteriosa pela cidade dos criminosos.

BatmanArkhamCity_Hero
Arkham City é uma bomba relógio, e é por esse e outros motivos que Batman resolve ficar de olho nas instalações. O vilão Duas-Caras - recém chegado na cidade e procurando ganhar notoriedade - anuncia que vai executar publicamente a Mulher Gato. Batman, então, resolve adentrar a cidade-prisão para salvá-la e descobrir o que realmente está acontecendo no local. É em torno desta premissa que o jogo ganha seu início.



Mudanças em Gotham

A principal diferença do novo jogo é o tamanho do mapa: os jogadores terão uma cidade inteira como pano de fundo, em vez de apenas um asilo. De acordo com anúncios da produtora, o tamanho do novo mapa será entre quatro e cinco vezes maior que o antecessor. Com uma dimensão maior, também chega o desafio de tornar todos os espaços interessantes e não-repetitivos. Por este motivo, uma das prioridades do desenvolvimento foi garantir que Gotham não se torne um mundo gigantesco, vazio e entendiante. O objetivo é proporcionar uma cidade rica em detalhes, com uma história diferente em cada esquina.

Esqueça também o ambiente confinado do asilo. No Arkham City, 80% da ação acontecerá ao ar livre, nas ruas de Gotham. A ideia é proporcionar liberdade de movimentação para os jogadores, mas sem se limitar a um estilo open world ou linear. A produtora afirmou que o jogo pretende ser ambos - ao mesmo tempo que o jogo seguirá uma narrativa principal, o jogador será recompensado por explorar as ruas da cidade em função dos enredos secundários. Para percorrer e explorar a cidade, o jogador contará apenas com as habilidades e aptidões físicas do Batman - nenhum dos veículos (como Batmobile, Batboat e Batplane) serão jogáveis. Os desenvolvedores entendem que o próprio Batman é o melhor meio de transporte.

BatmanArkhamCity-thumb-550x309-58941
O sistema de combate não mudará, apenas será aperfeiçoado. No jogo anterior, os criminosos faziam fila para apanhar do Batman. Em Arkham City, será preciso gerenciar a ação tanto de perto quanto de longe, ao mesmo tempo. Serão introduzidos novos elementos para auxiliar o jogador a lutar contra multidões de inimigos, mantendo o foco nos que estão próximos mas ao mesmo tempo levando em consideração inimigos armados à distância. Batman contará com um total de doze gadgets. Todas as gadgets do jogo anterior estarão disponíveis desde o começo. A grande mudança é que, a partir de agora, as gadgets poderão ser utilizadas em combate. Uma das novidades é a Smoke Bomb, que Batman terá acesso para confundir os inimigos. O modo detetive, por sua vez, não será tanto uma ferramenta de navegação, e passará a ser mais um instrumento de auxílio na identificação (de pistas e evidências, por exemplo).

Apesar da Rocksteady ter o Arkham Asylum como base, a idéia nunca foi reciclar o ambiente do jogo e apenas adicionar mais alguns vilões para preencher espaço. A produtora promete que o novo jogo será mais do que uma versão 1.5 do anterior, e que está sendo desenvolvido como se fosse do zero. A estimativa é de 25 horas para completar as missões principais e 15 horas de side-missions. No total, o jogo oferecerá 40 horas de conteúdo.

Aliados do Homem Morcego

Até agora, já foram anunciados dois personagens  jogáveis. Confira abaixo:

  • Mulher Gato

    gatoSelina Kyle, também conhecida como Mulher Gato, será um dos personagens jogáveis de Arkham City. Ela estará disponível em diversos pontos da cidade, através dos quais será possível trocar de Batman para Mulher Gato. Contudo, o protagonista ainda é o Batman e a  Mulher Gato deverá ser apenas um personagem secundário. Com apenas três gadgets disponíveis, estima-se que a Mulher Gato participe apenas de 10% do jogo.

    As diferenças entre jogar com o Batman e com a Mulher Gato serão evidentes. No quesito movimentação, o homem morcego se locomove pela cidade planando com a sua capa, mergulhando no ar e atacando de cima. Já a Mulher Gato se moverá utilizando uma combinação do seu laço e garras. Stealth é um dos principais atributos dela, sendo possível se movimentar sem fazer barulho e surpreender criminosos.

    Esse atributo é essencial, uma vez que todas as side missions da Mulher Gato terão base no que ela faz de melhor - roubar. No jogo, ela procura saquear artigos de outros vilões, confiscados por Hugo Strange. Para isto,  é preciso passar pelos guardas dele, utilizando stealth, combate e gadgets. Em vez de possuir um modo detetive semelhante ao do Batman, ela possui um “modo ladrão”, que permite encontrar facilmente os items de valor que devem ser roubados. Assista aqui o trailer oficial da Mulher Gato.

  • Robin

    robinApesar de não lutar lado a lado com o Batman, Robin estará presente em Arkham City. Baseado em Tim Drake (o terceiro Robin), ele terá acessórios e golpes próprios dentro do jogo. Não será possível jogar com o Robin no jogo principal, mas ele poderá ser utilizado em challenge maps e nos mapas extras que virão com ele. Entretanto, Robin não estará disponível para todos. Segundo anúncios, ele será um exclusivo temporário para quem pré-reservar o jogo através da Best Buy, apenas nos Estados Unidos.
    O pacote terá um extra chamado “A Tim Drake Robin Pack”, contendo dois mapas ("Black Mask Hideout" e "Freight Train Escape"). O nome do primeiro mapa sugere a aparição do vilão Black Mask, mas é apenas uma suposição que ainda não foi confirmada pela produtora. Ainda não está confirmado se o pacote ficará disponível para compra após o lançamento do jogo, ou se será mesmo um exclusivo da pré-venda.

Inimigos em quantidade


Vilões e criminosos desempenham um importante papel, pois são os únicos habitantes da cidade que serve de cenário para o jogo. Cada vilão possui o seu próprio território, especificamente caracterizado de acordo com a personalidade de cada um - desde o ambiente até a decoração. Na luta pelo poder, os vilões recrutarão criminosos, formando gangues e facções.

Batman-Arkham_City_Batman-Harley
Além do retorno de vilões como o Joker e Harley Quinn, a produtora afirma ter adicionado uma quantidade absurda de novos vilões. Promete, também, que os vilões se tornarão cada vez mais realistas. Ao encontrar o Charada, por exemplo, o jogador comum esperaria que a dificuldade aumentasse, transformando o encontro numa “batalha de chefão”, por se tratar de um personagem importante e principal.

A questão é que, na prática, o Batman é capaz de derrotar facilmente qualquer um dos vilões citados acima num combate físico. Sendo assim, os produtores decidiram respeitar os atributos de cada vilão e não conceder "superpoderes físicos" apenas para preencher um papel de chefão no jogo. Logo, a dificuldade não irá residir tanto no combate tradicional quanto nos elementos característicos de cada vilão.

Confira alguns dos vilões que serão encontrados

Duas-Carasduas
Provavelmente um dos vilões principais, Duas-Caras fará uso das táticas de campanha que aprendeu enquanto político para recrutar um exército de criminosos.  Será retratado não apenas com uma cicatriz, mas com praticamente metade do rosto queimado até o osso. Aparecerá cedo no jogo, uma vez que é a sua manobra para obter popularidade que chama o Batman para dentro de Arkham City.

 

Charada
A previsão é que Edward Nigma participará mais nesta edição do jogo, não se limitando apenas a  esconder troféus e enunciar charadas. Os riddler trophies continuarão existindo, mas será preciso um esforço adicional para encontrá-los - desde interrogar capangas do Charada, até a utilização de todas as gadgets do Batman para desarmar as armadilhas que servirão de barreira.
riddlemethis
Já as charadas vão assumir um caráter muito mais sombrio e urgente. Após colecionar um determinado número de riddler trophies, Batman precisará resgatar um refém capturado pelo Charada, e só poderá fazê-lo ao desarmar uma série de armadilhas mortais. A vida do refém estará em jogo, podendo este morrer caso o enigma não seja resolvido a tempo. Veja aqui o trailer oficial do Charada.

Pinguim
pinguimO fascínio por coleções e os delírios de grandeza serão as principais características que o jogo irá destacar deste estabelecido supervilão. De acordo com os anúncios da produtora, ele será bruto, se vestirá de forma extravagante e manterá uma personalidade horrenda. Ainda não está claro o efetivo papel do Pinguim no jogo. O que se sabe é que ele será introduzido após a resolução de um enigma do Charada, e mandará seus capangas matarem o Batman.

A sala secreta do asilo


Muitos jogadores que fecharam 100% de Arkham Asylum não encontraram o pequeno Easter Egg deixado pela Rocksteady, anunciando o próximo jogo. Trata-se de uma sala muito bem escondida, ao lado do escritório do Quincy Sharp, acessível apenas ao explodir a parede.

Parece bastante simples, mas nenhum gamer foi capaz de encontrar a sala sozinho. Acontece que a sala não está no mapa, não é possível encontrar com o modo detetive do Batman, e a parede só explode com muita espuma explosiva. Só após o anúncio da Rocksteady, revelando a exata localização, que se soube da existência do Easter Egg. Dentro dela, está o mapa de Arkham City, comprovando que o jogo já estava nos planos da produtora desde muito cedo e que tanto a história quanto a jogabilidade já foram pensadas para evoluir nesse sentido.

batman-arkham-city-blueprint


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Nossa, muito boa a sua prévia, Bruna! Não conhecia a história do jogo, agora estou empolgado e provavelmente comprarei!

    ResponderExcluir
  2. Becker, se tu ainda não jogou o Arkham Asylum, vale a pena pegar enquanto espera pelo lançamento do City :) é muito genial.

    ResponderExcluir
  3. Realmente essa prévia ficou supimpa (escutei essa hoje). Parabéns Bruna, uma ótima prévia de um ótimo game.

    ResponderExcluir
  4. Quem não é fã do morcegão, vale a pena jogar? Já ouvi todo mundo falando bem desse jogo, mas não sou fã da série então fico com medo. Alguém recomenda mesmo assim?

    ResponderExcluir
  5. Sérgio, com certeza. É um jogo de ação muito bom, com uma jogabilidade perfeita e bastante conteúdo. Acho que mesmo quem não é fã de Batman gostando, a história é bastante envolvente. Eu recomendo!

    ResponderExcluir
  6. Legal Bruna, então vou dar uma chance ao Arkham Asylum, nem que eu compre numa promoção no Steam para depois comprar o City para console. Valeu pela dica o/

    ResponderExcluir
  7. Sérgio, o jogo é ótimo e você é um caso sério (não gosta do Batman O.O). Veja, ao menos, o do Frank Miller.
    Bruna, o post ficou ótimo, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Não sou fã e nem morro de amores. Assisti a vários filmes e gostei muito dos últimos dois por sinal, mas não fica aquela afeição, entende? De toda forma, vou jogar sim. Indicado por vocês, deve valer! =D

    ResponderExcluir
  9. Esse definitivamente mal posso esperar!

    ResponderExcluir
  10. Excelente prévia, compra certa aki. :)

    ResponderExcluir