Blast from the Past

Blast from the Past: Castlevania: Symphony of the Night (PS)

Richter: - Die Monster. You don’t belong in this world! Drácula: - It was not by my hand that I was once again given flesh. I was ca... (por Anônimo em 24/08/2011, via PlayStation Blast)

Castlevania capaRichter: - Die Monster. You don’t belong in this world!
Drácula: - It was not by my hand that I was once again given flesh. I was called here by humans who wish to pay me tribute.
Richter: - Tribute!?! You steal men’s souls, and make them your slaves.
Drácula: - Perhaps the same could be said of all religions…
Richter: - Your words are as empty as your soul! Mankind ill need a savior such as you!
Drácula: - What is a man? A miserable little pile os secrets. But enough talk… Have at you!
Diálogo entre Richter Belmont e Drácula na abertura de Symphony of the Night

Quem teve o prazer de jogar ao menos uma única vez o melhor episódio de uma das maiores franquias da história dos videogames tem esse diálogo marcado à ferro quente em sua memória. Mas para os que não tiveram a oportunidade de jogar Castlevania: Symphony of the Night o diálogo faz parte do prelúdio do jogo que remete ao episódio anterior de Castlevania: Drácula X (ou Vampire Kiss na Europa, e não Alucard filho benévolo de conde DráculaBloodlines como o título do prelúdio nos faz crer). O derradeiro encontro entre Richter Belmont e o Conde Vlad Tepes Drácula, além de apresentar esse diálogo que ficou marcado como um dos melhores da história dos videogames, dá o tom para o início da história.

Em Castlevania Symphony of the Night o jogador encarna no papel de Alucard, primogênito do conde morcegão, que acorda de um sono profundo para investigar o desaparecimento de Richter Belmont e a aparição do castelo de seu pai. A partir daí se desenrola a história de como o maligno sacerdote Shaft pretende ressuscitar Drácula, utilizando seus poderes para manter Richter, o lendário caçador de vampiros, fora do caminho.

Eu acho que já estive aqui antes…


biblioteca do castelo
Castlevania Symphony of the Night foi um verdadeiro marco para a série. Sob a direção de Koji Iagarashi, o 13º episódio da franquia passou por uma pequena reformulação que fundiu os elementos de aventura estágio-por-estágio característico da série com pitadas de RPG. O resultado foi um magnífico castelo 100% explorável (na verdade 200%, mas falemos disso adiante), onde cada aposento pode e deve ser revisitado inúmeras vezes durante a aventura para completar o jogo totalmente. Os gráficos e a trilha sonora, grandes destaques de toda a série, receberam um belo upgrade para se adequar a geração de 32 bits. Mas não foram apenas os quesitos técnicos que fizeram desse Castlevania um destaque.

Alucard fazendo suas compras com o mestre bibliotecário
Além da exploração do cenário já citada, outras importantes características de RPG’s foram apropriadas e contribuíram para fazer de SotN um Castlevania singular. Ao longo da aventura Alucard vai adquirindo experiência e elevando seus poderes nível a nível, permitindo o confronto contra inimigos cada vez mais poderosos. Além do sistema de Level Up, a busca por itens como espadas, armaduras e escudos, aproxima a experiência de um adventure/RPG. Conforme Alucard progride em sua jornada e tem acesso à áreas antes inexploradas, ele pode aprender novas magias, adquirir armas especiais, e até conseguir artefatos que o transformam em um lobo, em um morcego ou em névoa.

Como assim 200%?


Encontro com Maria
Dentro dessa gama de possibilidades, somente através da exploração minuciosa de cada canto do castelo será possível completar definitivamente o jogo. Em suas andanças, Alucard contará com algumas poucas mas valiosas ajudas: além do mestre bibliotecário, sempre disponível para vender os equipamentos ao herói, e do balseiro, que o ajuda a atravessar cavernas escuras em sua balsa,  o filho de Drácula encontrará por diversas vezes com Maria Renard, cunhada de Richter que partiu em sua busca, e que acaba flertando com Alucard. A ajuda de Maria é essencial para chegar ao final definitivo do jogo.


O temível Galamoth, um dos chefes mais poderosos do jogo
Final definitivo? Sim, Symphony of the Night tem mais de um final possível, que dependem dos artefatos obtidos durante a aventura e da totalidade do castelo explorado. Como dito lá em cima, ao se chegar ao final do castelo com todos os artefatos requeridos Alucard enfim descobre que o sacerdote Shaft mantém Richter Belmont sob seu domínio maligno. Após quebrar o feitiço sobre Richter o sacerdote o teletransporta para uma versão invertida do castelo! Assim é possível chegar aos 200% de lugares explorados e finalmente assistir ao final completo após derrotar o próprio conde Drácula.

Um clássico imortal como o próprio Drácula


o gráfico detalhado é um dos pontos altos do game
Lançado em 1997 pela Konami o jogo ainda resiste ao tempo e é cultuado pelos fãs da série como um dos melhores, se não o melhor episódio de toda a franquia (talvez rivalizando com o também sensacional Super Castlevania IV). A adoção dos elementos de RPG, somados a um personagem principal cheio de carisma e extremamente poderoso, fizeram do capítulo um verdadeiro marco na franquia.

É uma pena que muito da essência da série tenha se perdido ao longo do tempo em continuações de gosto duvidoso, mas para os saudosistas de plantão ainda há a oportunidade de relembrar esse clássico de ouro do PlayStation. Desde 2007 o jogo está disponível na PS Store e é compatível com o PS3 e com o PSP. Então não perca tempo e revisite o castelo do ilustre conde Vlad Tepes Drácula na batalha contra as forças do mal. Para os que não conheceram esse episódio vale muito a pena entender o porque a série foi tão cultuada e hoje em dia sofre com críticas pela perda da personalidade.
Papo nada amigável com a Dona Mortebatalhas contra poltergheist são um tanto quanto complexas


Para aqueles que ficaram boiando no diálogo do início do post aqui vai uma pequena tradução:
Richter: - Morra Monstro. Você não pertence a este mundo!
Drácula: - Não foi pelas minhas mãos que eu novamente ganhei corpo. Eu fui chamado aqui por humanos que desejam me pagar tributo
Richter: - Tributo!?! Você rouba as almas dos homens e os faz de escravos.
Drácula: - Talvez o mesmo possa ser dito de todas as religiões…
Richter: - Suas palavras são tão vazias quanto sua alma! A humanidade não precisa de um salvador como você!
Drácula: - O que é um homem? Uma pequena e miserável pilha de segredos. Mas já chega de conversa… Defenda-se!

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Pra mim, a forma que a série teve após o Symphony foi demais. Os elementos de RPG, combinações de habilidades, e a possibilidade de ir e voltar em lugares foi ótima. E eu não curto muito os antigos jogos, acho bem difícil, não é pra mim rs.

    E o lance de explorar o castelo é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. 200%?? Com os bugs e truques cheguei aos 300% e já vi pessoas chegarem a 500%! Assim a Walking Armor fica fodona!

    ResponderExcluir
  3. Eu zerei ele novamente esses tempos em meu PSP, e logo depois joguei e zerei os 3 do Nintendo DS mas esse do PS1 é melhor infinitamente do que qual quer um do Nintendo DS e melhor que qual quer otro castlevania q eu ja tenha jogado.

    ResponderExcluir
  4. O melhor Castlevania de todos os tempos e o único que teve 100% (ou 200%, né?) da minha atenção. Até hoje lembro de todos os passos e itens necessários para acessar o castelo invertido :)

    Parabéns por resgatar esse clássico e traze-lo à tona, Thiago. Excelente texto.

    ResponderExcluir
  5. esse castlevania é prova que um jogo não precisa de gráficos HD pra ser bom

    ResponderExcluir
  6. ótimo jogo pena que não saiu no DS pq seria muito bom,mas joguei no ps1 muito bom esse jogo :D

    ResponderExcluir
  7. Clássico Imortal!

    sou fã de carteirinha de jogos estilo plataforma, e este é pra mim o exemplar perfeito do que esse tipo de jogabilidade pode oferecer de diversão e desafio!

    Quando tiro meu play One do armário é pra jogar Symphony of the Nigth!

    ResponderExcluir
  8. Clássico

    Gostava mais de Castlevania:Symphony of the Night
    do que de Final Fantasy VII

    ResponderExcluir