Jogamos

Análise: Me & My Katamari (PSP)

Já imaginou como seria juntar todas as coisas do mundo numa bola, até ela ficar cada vez maior? Não? Pois é, em Me & My Katamari , es... (por Bruna Gil em 06/10/2011, via PlayStation Blast)

KKatamari-DamacyJá imaginou como seria juntar todas as coisas do mundo numa bola, até ela ficar cada vez maior? Não? Pois é, em Me & My Katamari, este é o seu propósito. Obedeça o pedido do Rei do Cosmo e reconstrua o mundo a partir de todo e qualquer material que estiver disponível na sua frente. Fora do convencional? Totalmente. Continue lendo para saber mais sobre este jogo para PSP.

O fim de tudo

O jogo possui uma história bastante peculiar. O Rei do Cosmo estava passando as férias com a família real no planeta Terra, porém, a sua exuberância causa um tsunami que destrói tudo. Parece estranho, mas, vale mencionar: ele é bastante extravagante.

ngbbs4ce7f25b382a2

Desolados com a perda de suas ilhas, os animais residentes do planeta resolvem reclamar que não possuem mais alojamento e exigem uma reconstrução. E adivinha para quem vai sobrar? Sim, para você, o Príncipe. Sob o comando do Rei, você é enviado para o Sunflower Continent, um lugar com bastante objetos, cidades, pessoas e afins. Seu objetivo é juntar tudo numa Katamari e, assim, criar novas ilhas para os animais.

337040-me_and_my_katamari_15

Mas espera... o que é uma Katamari?

Em japonês, Katamari pode ser traduzido como uma “aglomeração” ou “amontoação”. No jogo é, basicamente, uma bolinha que você precisa empurrar. Quando a Katamari encosta em objetos menores, estes automaticamente grudam nela, formando uma bola cada vez maior.  A Katamari vai crescendo, e items que antes não colavam porque eram grandes demais tornam-se possíveis e agregáveis. Ou seja: você pode começar com clips e canetas, e terminar com arranha-céus e estádios de futebol.



O gameplay parece simples. Basta sair passando por cima do maior número de objetos possíveis, crescendo a Katamari exponencialmente. Porém, não é assim tão fácil: existem limites de tempo e metas de tamanho. Cada animal pede uma ilha específica, à medida, com as mais variadas dimensões. A matéria-prima para cada uma das ilhas poderá vir de cinco fases diferentes, e a escolha varia dependendo da estatura que a Katamari precisa atingir.

3c2dff-18a4_2920-2

O processo criativo de uma ilha

Uma das partes mais interessantes do jogo é perceber que existem milhares de items para serem capturados pela sua Katamari. Sempre que um objeto ficar preso na sua bolinha gigantesca, ele irá aparecer no canto da sua tela. Ao pausar o jogo, também podemos ver uma estimativa comparada do tamanho da sua Katamari - por exemplo, dizendo que ela equivale a 150 bicicletas. Ou 3500 grampeadores.

337049-me_and_my_katamari_8
Uma vez terminado o tempo disponível de uma fase, o Rei do Cosmo avalia o seu trabalho. Se a Katamari não estiver grande o bastante para se tornar uma ilha, você recebe um xingão e a oportunidade de tentar de novo. No entanto, se você estiver dentro ou acima da meta, a sua Katamari será transfomada numa ilha e fará uma animal muito feliz. Mas não tenha dúvidas: independente do seu resultado, os diálogos com o Rei do Cosmo são sempre hilários.

karamari20and20king


Uma trilha sonora consagrada

Este é o terceiro jogo da franquia, e a sua trilha aproveita muitos hits dos seus antecessores. A trilha passa por praticamente todos os gêneros - de música de elevador até música pop japonesa. Porém, existe algo em comum, que liga as 27 faixas: todas ficam na cabeça.

Confira a principal tracklist do jogo:

1.    "Overture 3" 10777-katamari_super
2.    "Katamari on the Funk"
3.    "Katamaresort"
4.    "Shabadoobie"
5.    "Jesus Island"
6.    "Family Damacy"
7.    "Katamari on the Moog"
8.    "Shine! Mr. Sunshine"
9.    "KATAMARYTHM Box"
10.    "DAN DON FUGA"
11.    "Meadowtronic"
12.    "One Chip March"
13.    "Do Re Mi Katamari Do"
14.    "Starlight Jamboree"
15.    "Everyone Dancing Katamari Damacy"
16.    "LOVE & PEACE & Katamari Damacy" 
17.    "Big Cosmos Salon"


Prós

  • Conceito diferente
  • Personagens e diálogos engraçados
  • Gameplay divertido e viciante
  • Gráficos melhorados
  • Trilha sonora clássica

Contras

  • Pouca variedade de fases
  • Sem multiplayer online, apenas ad hoc
  • Controle mais complicado (em comparação com seus antecessores do PS2)

Me & My Katamari – PSP – Nota Final: 8.0
Gráficos: 7.5 | Som: 8.0 | Jogabilidade: 7.0 | Diversão: 9.0


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Eu sou completamente apaixonado por Katamari. O humor é no ponto certo, o Rei é uma das coisas mais divertidas do jogo todo, a jogabilidade é uma delícia quase frustrante e a trilha sonora é ótima. Esse em questão eu não joguei, mas jogo o We Love Katamari até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive vontade de jogar, acho sensacional os personagens e a forma como é jogado. Tem na PSN?

    ResponderExcluir
  3. na PSN acho que não. mas saiu um jogo da franquia pra PS3 - katamari forever.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ver aqui e tem sim, 19 dólares.

    Em breve xD

    ResponderExcluir