Blast from the Past

Blast from the Past: Tony Hawk’s Pro Skater (PS)

Um skate, muitas manobras, alguns obstáculos e um gosto  musical eclético. Pronto! Agora temos um excelente jogo de skate que fará seu co... (por Anônimo em 23/12/2011, via PlayStation Blast)

TonyHawksProSkaterPlayStation1Um skate, muitas manobras, alguns obstáculos e um gosto  musical eclético. Pronto! Agora temos um excelente jogo de skate que fará seu corpo produzir tanta adrenalina como um pulo de para-quedas… sem para-quedas. Desenvolvido pela NeverSoft e publicado pela Activision, Tony Hawk’s Pro Skater fez bem, pontuando, os incríveis 92 pontos para a crítica do seu tempo (Metacritic). Tá esperando o quê? Continue lendo o texto e, aposto umas rosquinhas, como sentirá vontade de jogá-lo novamente.

Mas, quem diabos é Tony Hawk ?

tony05Se você não conhece Tony Hawk, deveria entrar agora mesmo na faixa de Gaza durante um confronto direto de Xiitas e Sunitas. Mas, não! Pouparei você de tal tortura sendo bonzinho e falando quem é, de fato, tal pessoa.

Tony Hawk é somente o melhor skatista de todos os tempos, na visão equivocada dos Estados Unidos e do resto do mundo, claro! Segundo vários especialistas e críticos conhecedores do esporte, o cargo cabe a Bob Burnquist, considerado o melhor do mundo por quem, realmente, entende do esporte. Agora você pergunta: “Mas, então por que o jogo recebeu o nome do gringo em vez do brasileiro?” Bem, a resposta é muito fácil. Porque Tony é americano e as empresas são do mesmo país. O patriotismo e o capitalismo nunca andaram com as mãos tão dadas assim.

Dando um rolê por ai

0906 Em Tony Hawk’s Pro Skater você controla um dos 12 skatistas, sendo dois deles desbloqueáveis. Sobre o controle de um deles, sua meta é fazer manobras combinadas e pontuar quando as finaliza com sucesso até o chão. O valor do ponto é decidido em conjunto com o tempo da manobra, a combinação de vários, a rotação de graus e o quanto uma manobra foi repetidas vezes usada. Quanto mais usada a manobra, menor a pontuação.

7ebdb7c3436388dfdb234f5ab2235f98 THPS2-2

No modo “Career” o jogador tem um tempo de dois minutos para realizar o maior número de objetivos que incluem: achar a fita secreta do estágio, realizar quantidades específicas de pontos, conseguir as letras S, K, A, T, E entre outros váriados objetivos. Dos níveis, três são competições, em que você compete entre outros skatistas pelas medalhas de bronze, prata e ouro.

Caso queira apenas dar uns rolês de skate e vandalizar um pouco, basta escolhar o modo “Free” em que não há contagem de tempo.

A seguir todos os skatistas do jogo:

  • Tony Hawk
  • Bob Burnquist
  • Geoff Rowley
  • Bucky Lasek
  • Chad Muska
  • Kareem Campbell
  • Andrew Reynolds
  • Rune Glifberg
  • Jamie Thomas
  • Elissa Steamer
  • Officer Dick *
  • Private Carrera *

*Desbloqueáveis

Visual desleixado

0906 Os gráficos cumprem com fidelidade seu trabalho. Cenários amplos, boas texturas, e muitos, muitos obstáculos esperam, de você, manobras perfeitamente executadas como também seu sangue enfeitando todo o pátio. Os jogadores são todos compostos por polígonos bem sólidos fazendo o visual do jogo algo agradável e gostoso de olhar. Como qualquer outro jogo em 3D, às vezes ocorrem quebras de polígonos. Mas nada que quebre o encanto que o jogo proporciona.

Abaixo uma demonstração gráfica do jogo:

No volume máximo

tumblr_lhb0yo0XDG1qhpzp8o1_500 Se o lance é som, THPS detona variando nos mais diferentes estilos que vão desde o country até o rock e rap. É impossível não ter a sensação de possuir superpoderes em cima do skate ao ouvir bandas como Primus, Goldfinger e The Vandals. Se você conhece essas bandas, acaba de aumentar 1 ponto em cultura. Meus parabéns! A seguir, a tracklist do game:

1. The Dead Kennedys – Police Truck

2. The Ernies – Here and Now

3. Even Rude – Vilified

4. Goldfinger – Superman

5. Primus – Jerry Was a Race Car Driver

6. Speedealer – Screamer

7. Speedealer – Nothing to Me

8. Suicidal Tendencies – Cyco Vision

9. The Suicide Machines – New Girl

10. Unsane – Committed

11. The Vandals – Euro-Barge

Tony Hawk’s Pro Skater inovou com sua jogabilidade, gráficos e bom som. Com uma boa gama de skatistas conhecidos e inúmeras manobras, cabe a você fazer seu trabalho de ser o melhor skatista de todos os tempos e marcar muitos pontos nesse divertido game para PlayStation. E aí, gamers, fizeram muitas manobras ou encheram o crânio de pinos com este grande jogo? Conte-nos sua expêriencia.

Revisor: Alberto Canen


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Foi... o jogo mais legal da minha infância. Conheci o esporte a partir daí, vendo os vídeos especiais e curtindo cada vez mais o skate. O 1, pela trilha sonora FODA e essa jogabilidade tão no TOP do PS1. A sequência só melhorou.

    O interessante desses jogos é o humor. Os ETs, o cara no carrinho de golfe, fases bizarras...

    Essa música Superman é boa demais, bons tempos rs.

    ResponderExcluir
  2. nada de FIFA, Virtua Tennis, nem nda disso
    pra mim, o melhor jogo de esportes de todos os tempos é THPS2
    e sou mto mais jogar com o Bob Burnquist

    ResponderExcluir