Perfil

Perfil: Isaac Clarke (Dead Space)

Grande parte da graça nas histórias de terror sempre foi poder ver pessoas comuns, como qualquer um de nós, enfrentando ameaças muito acima ... (por Unknown em 19/10/2012, via PlayStation Blast)

Grande parte da graça nas histórias de terror sempre foi poder ver pessoas comuns, como qualquer um de nós, enfrentando ameaças muito acima de suas capacidades. Nos games, embora mais raro, também podemos encontrar esse tipo de protagonista que, em tese, não possui habilidades de combate. Um dos mais recentes representantes dessa classe é o engenheiro espacial Isaac Clarke, protagonista da série de jogos Dead Space. Apesar da falta de experiência em combate, o cara enfrentou os malditos Necromorphs apenas utilizando suas ferramentas de trabalho.

O incidente Ishimura

Ir até a USG Ishimura e ajudar nos reparos da nave parecia uma missão relativamente simples para o engenheiro espacial Isaac Clarke. Além dos consertos, ele aproveitaria para visitar sua namorada, Nicole, e tudo acabaria bem. No entanto, a missão acabou se tornando um verdadeiro inferno, quando a nave foi tomada por monstros que aniquilaram a tripulação, e o pobre Isaac acabou comendo o pão que o diabo amassou. Apesar de não ser um soldado, Clarke conseguiu sobreviver graças às suas habilidades com diversos equipamentos diferentes, que o permitiram desmembrar os Necromorphs como se não houvesse amanhã.
A proficiência com esses vários equipamentos veio graças à boa academia de engenharia que Clarke cursou depois de muito esforço. Quando ele ainda era bem jovem, sua mãe gastou praticamente todo o dinheiro da família comprando um alto título na Igreja da Unitologia, fazendo com que Isaac quase não conseguisse seguir com os estudos. Devido a isso, o herói nutre um profundo ódio pela Unitologia, que só aumentou ainda mais após a infestação Necromorph. Graças à sua formação como engenheiro, Isaac sabe também construir suas próprias armas a partir de materiais que ele encontra pelo cenário.
Isaac e Nicole
Uma das grandes características de Isaac Clarke é ele ser, acima de tudo, um cara obstinado e obsessivo, nunca desistindo de encontrar sua amada Nicole em meio ao caos. Toda essa força de vontade fez com que ele sobrevivesse aos eventos na Ishimura. Quando o engenheiro descobre que a amada cometeu suicídio, ele quase sucumbe à tristeza e à culpa (afinal, foi ele quem a incentivou a trabalhar na nave), mas continua em frente devido ao seu ódio pela Unitologia. Guiado por uma aparição de Nicole, Isaac consegue escapar de uma colônia infestada por Necromorphs e fica vagando pelo espaço no seu módulo de fuga, até ser resgatado.

Mudança de comportamento

Clarke foi resgatado e levado para a estação espacial conhecida como Sprawl. Lá ele foi diagnosticado com estresse pós-traumático e esquizofrenia, ficando internado por três anos em um manicômio. Como se não bastasse isso, ele passou a ser atormentado por visões da falecida Nicole, dessa vez com uma aparência bem deformada. E quando uma infestação Necromorph se espalha pela Sprawl, é a hora de Isaac se reerguer e enfrentar as criaturas uma vez mais. Essa história foi contada no segundo jogo da série.

É interessante notar como o personagem evoluiu de um jogo para o outro. No primeiro, Isaac Clarke é um sujeito calado, apenas seguindo ordens e tentando sobreviver. Já na continuação, o personagem cansa de ser apenas um sobrevivente e toma as rédeas da situação, agindo como um verdadeiro combatente. É ele quem passa a dar as ordens e age com muito mais atitude e brutalidade para destroçar as criaturas. A única coisa que não mudou foi sua obsessão por Nicole, fazendo com que Isaac a seguisse mesmo sabendo que não passava de uma alucinação. Apesar disso, mais uma vez o engenheiro consegue escapar da infestação Necromorph na Sprawl e já está se preparando para enfrentar as criaturas mais uma vez, em Dead Space 3, no qual ele vai contar com um parceiro.
Obs: O nome Isaac Clarke é a junção dos nomes de dois grandes autores da literatura de ficção científica: Isaac Asimov e Arthur C. Clarke. O primeiro é autor de obras como Eu, Robô e a trilogia Fundação. Já Clarke é autor de 2001: Uma Odisséia no Espaço, que já foi adaptada ao cinema pelo diretor Stanley Kubrick.
Revisão: Alan Murilo

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook