Perfil

Perfil: Dhalsim (Street Fighter)

Aposto com você que de todos os jogadores de Street Fighter, poucas foram as vezes que fizeram você deixar um pouco de lado os hadoukens par... (por Anônimo em 25/11/2012, via PlayStation Blast)

dhalsim_portraitAposto com você que de todos os jogadores de Street Fighter, poucas foram as vezes que fizeram você deixar um pouco de lado os hadoukens para escolher algo um pouco mais refinado como o fogo hindu de Dhalsim. Dhalsim é um dos personages mais antigos da franquia e um dos seres mais interessantes e filosóficos que um jogo de luta poderia oferecer para os jogadores desde o tempo das fliperamas.  Pegue seu manual de yoga, entre em um transe profundo e veja como Dhalsim é tão legal quanto um zoológico inteiro de elefantes pintores.

Um ser atípico

200px-Super_DhalsimQue Street Fighter é uma das franquias mais antigas e conhecidas nós já sabemos. Que personagens de jogos de luta são mais superficiais que líderes de torcida de universidade, nós sabemos também, exceto quando você abre a boca para falar de Dhalsim. É! Toda superficialidade cai por terra quando ousamos falar deste indiano sobre-humano.
Dhalsim é um lutador e praticante de yoga que não possui pupilas. Machos de verdade não necessariamente precisam de pupilas para enxergar o adversários, aprendam! Dhalsim é tão disciplinado e focado no que faz que, ao enfrentar seu inimigo, medita chegando a um nível astral goliesco, fazendo com que seus membros como braços e pernas se alonguem de uma forma não-anatômica em direção do oponente. Seu nível de meditação é tanta que o careca indiano consegue cuspir uma enorme bola de fogo e diminuir sua massa de forma que plane no ar.
Sobre o caráter de Dhalsim é aí que encontramos um personagem atípico. Além de uma disciplina rígida e golpes que parecem fortes devido a sua profunda meditação, nosso lutador é um ser pacífico que não mata ninguém e preza pela sobrevivência do seu povo, lutando por dinheiro e indo atrás do mesmo para ajudar quem precisa. Sua auto-disciplina o faz um excelente pai e esposo.

Poderes divinos

Dhalsim-SF2TDhalsim, de fato, é um dos lutadores de Street Fighter que mais impressiona pelo seu poder. O que você chama de um lutador lento, eu chamo de “você é um noob e precisa conhecer os demais jogadores além de Ryu”. Tenha em mente que Dhalsim é um ótimo lutador para longa e curta distância. Dominá-lo pode ser a chave para a vitória.
Entre tantos poderes sobrenaturais, temos os golpes que são alongados de uma forma impossível para humanos comuns, também temos a planagem e movimentos aéreos e o famoso “Yoga Fire”. Esse sim tem uma origem bastante questionável na história dos lutadores de rua.
A própria Capcom justificou que o fogo que Dhalsim libera é uma reação ao seu consumo de curry (algo que não falta na cozinha do careca indiano). Em outras versões, vimos algo mais plausível e aceitável como o poder sendo um dom dado pelo deus hindu do fogo, Agni, e até algo fora da lógica – mas não totalmente sem sentido – como o fogo sendo ilusório por causa do caráter pacífico do magricela careca. Ambos fazem muito sentido e cabe a você se identificar com o mais legal.
Alongar é sempre bom!
Dhalsim pode não ser tão profundo como um personagem de RPG, mas certamente tem densidade para um jogo de luta. Poderes divinos, caráter louvável e um gosto estranho por curry fazem desse héroi indiano, um personagem que você deveria dedicar mais lutas enquanto almeja chutar o traseiro de Bison e toda Shadaloo.
Revisão: José Carlos Batista de Souto Alves

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook