Os jogos de PS3 na Video Game Awards 2012

A premiação anual de games da SpikeTV está chegando e já anunciou sua lista de indicados. O evento, que pode ser considerado o "Osc... (por Amèlie Poulain em 06/12/2012, via PlayStation Blast)


A premiação anual de games da SpikeTV está chegando e já anunciou sua lista de indicados. O evento, que pode ser considerado o "Oscar dos Videogames" vai ao ar dia 7 de dezembro nos Estados Unidos e seleciona os jogos que considera os melhores do ano em várias categorias. O PlayStation 3 entra como um console de peso, com diversos títulos competindo nas mais variadas categorias. Além disso, todos os indicados a melhor do ano possuem suas respectivas versões para PS3. Confira o que a VGA considera o melhor do PS3 em 2012. 

Journey, papando indicações

O terceiro jogo da thatgamecompany chegou com tudo esse ano. Ambientado em um deserto e passando uma certa solidão o jogo consegue inovar, ser bonito e tocante. Um clima meditativo e uma história mais silenciosa, mas que prende o jogador até o fim torna-o um jogo único. Ultrapassou barreiras e mesmo sendo diferente do que a maioria está acostumada está não só entre os melhores do ano como figura nas principais categorias: melhor jogo de PS3, melhores gráficos e melhor trilha sonora.

Assassin's Creed 3

Parece que mesmo depois de tantos títulos a série Assassin's Creed não perdeu o fôlego. Além de adorada por milhões de fãs está entre os melhores do ano e entre os títulos com mais indicações. O jogo da Ubisoft tem grandes chances de pegar vários prêmios, principalmente o de melhores gráficos pois a série é conhecida por sua ambientação tão fiel e bonita. Mas será que conseguirá passar os competidores? Esse ano os diretores de arte capricharam com títulos como Journey e Dishonored. E o título de jogo do ano, você acha que essa continuação merece?

Mass Effect 3


Mais uma continuação famosa que se receber o título de jogo do ano vai agradar diversos fãs. A BioWare encerra a trilogia com um game que ganha muitos pontos pela história bem encaixada e um personagem principal marcante, tornando-o um game com sucesso entre os fãs e de crítica. Além disso está indicado para melhor RPG, único título de PS3 na lista, concorrendo com o tão aguardado Diablo 3, de PC. Ironicamente, não foi indicado a melhor jogo de PS3.

The Walking Dead

Caminhando na trilha do sucesso da série, o jogo conseguiu ser mais do que apenas uma versãozinha pegando carona no sucesso de um programa de TV. A história dramática de Lee Everett, que escapou da prisão e cai no apocalipse zumbi é vivida com intensidade por cada jogador. A Telltale caprichou no point-and-click, gênero que poderia passar despercebido, mas ganhou novo vigor com esse título. Forte candidato ao prêmio principal.


Dishonored

O grande charme desse ano são os títulos novos, que ainda nem sabemos se gerarão franquias ou se serão jogos únicos. E Dishonored merecia, se existisse, o prêmio revelação. Além da indicação de melhor do ano e de melhor de PS3, foi indicado a melhores gráficos e, realmente, tem uma direção de arte linda. Além disso a jogabilidade é das mais envolventes: É possível tomar diversas decisões quanto ao modo de se cumprir as missões, desde se tornar um assassino cruel a tentar a difícil tarefa de completar o jogo sem matar ninguém.

Borderlands 2 

O segundo jogo da série Borderlands, da Gearbox Software não chegou à lista de melhor jogo do ano, mas está entre os melhores de PS3 e outras categorias, como melhor jogo de tiro e melhor multiplayer, uma combinação de indicações que deixa claro o quanto é divertido. Os gráficos e a jogabilidade conquistaram muitos fãs, apesar dos bugs que foram criticados pelos jogadores.

Call of Duty: Black Ops 2

Indicado, junto a Borderlands a melhor jogo de tiro e melhor multiplayer. Que é divertido já sabemos, mas além disso seu lado artístico se revela na indicação de melhor trilha sonora original. A grande novidade da série, além dos cenários futuristas é a investida da Treyarch na história não linear e na possibilidade de vários finais.

Max Payne 3


Não tem como começar a falar de Max Payne 3 sem ser pelo fato de que se passa no Brasil. Retratando favelas e bairros chiques, a maioria dos jogadores brasileiros não gostou, achou grotesca e não se identificou. Mas a crítica parece ter sido mais branda com a poetização da cidade e deu altas notas ao game. Uma coisa é certa, revela a violência da metrópole ao máximo, com direito a policiais abusivos, traficantes e vítimas queimadas em pneus. Se é apenas um jogo de ficar atirando ou algo mais as opiniões se dividem, mas a SpikeTV decidiu que está entre os melhores jogos de tiro do ano e com uma trilha sonora também concorrendo à melhor.

Sleeping Dogs

A Square Enix caprichou no jogo, cheio de detalhes realísticos da paisagem, principalmente quanto aos personagens com quem sequer interagimos, vivendo suas vidas pela cidade, falando no celular, fazendo pequenas coisas. Outro ponto forte são as missões, que além de muitas, se dividem entre objetivos policiais e favores a cidadãos. A imersividade é alta com tantos detalhes a se observar e vivenciar. Sleeping Dogs compete como melhor jogo de ação e aventura contra Assassin's Creed 3, Darksiders 2 e Dishonored. Tem concorrentes de peso, mas veio com muito a mostrar.


Darksiders 2

O maior barato desse jogo que concorre ao título de melhor de ação e aventura é controlar a personagem Morte por reinos de anjos e demônios em uma narrativa cheia de fantasia. O jogo tem imagens lindas, um toque de RPG e foi  chamado de "mistura de Zelda com God of War". Seus pontos fracos residem na história confusa de entender e nas batalhas repetitivas. Não compete a outras categorias.


Need for Speed: Most Wanted

Mais do que um jogo de corrida, Need For Speed: Most Wanted é sobre conseguir carros, destruir inimigos e se tornar o piloto mais procurado, como o nome já diz. A agenda é cheia, muita coisa pra fazer e o mapa é aberto, não existem áreas bloqueadas nem ordem de carros a conseguir. Quanto à física, a diversão vem à frente da realidade, com muita velocidade, derrapagens e saltos. Compete como melhor jogo de corrida ao lado dos títulos F1 2012 e Dirt: Showdown também para PS3, e o realístico Forza, de Xbox 360.

F1: 2012

A série ultra realística da Codemasters volta em alto nível. Os gráficos perfeitos se mantêm e circuitos novos são trazidos diretamente do mundo real, recriados com detalhamento impecável. Um jogo de corrida dedicado aos heavy gamers do universo realista e da habilidade e estratégia acima da velocidade impensada. Um jogo com um nível de dificuldade alto, para os apreciadores mais exigentes. Os competidores são bons, será que ele ganha como melhor jogo de corrida?


Dirt: Showdown

Muito divertido e mais casual que F1: 2012, Dirt: Showdown compete pelo título de melhor jogo de corrida do ano. Além de competir na velocidade com os amigos no modo Racing é possível fazer provas de destruição no modo Demolition e fazer truques com velocidade limitada no modo Hoonigan. No Multiplayer é possível correr normalmente ou fazer provas de pegar bandeira ou acertar checkpoints com rapidez. Uma diversão tranquila para relaxar sem ter que fritar os neurônios e colecionar habilidades.


E você, qual jogo acha que deveria ganhar e em qual categoria, ou que deveria ser indicado? Confira a lista completa no site da Spike.

Revisão: Alberto Canen

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook