Perfil

Perfil: Master Eraqus (Kingdom Hearts)

Existe um mundo chamado “ Land of Departure ” que é conhecido por originar poderosos usuários da Keyblade . Este lugar, que fica entre a r... (por Fellipe Camarossi em 09/12/2012, via PlayStation Blast)

Existe um mundo chamado “Land of Departure” que é conhecido por originar poderosos usuários da Keyblade. Este lugar, que fica entre a realidade da luz e a das trevas, precisa ser constantemente guardado por alguém que alcançou o ápice da evolução no uso dessa arma, os chamados “Keyblade Masters”. No Perfil de hoje, iremos falar sobre o primeiro mestre que aparece cronologicamente na série Kingdom Hearts, um símbolo de guerreiro e protetor, o guardião daquele mundo em Birth by Sleep (PSP), Master Eraqus.

Há muito tempo, em um reino distante... 

Eraqus era um cavaleiro da Keyblade que carregava consigo repulsa pela escuridão e pelas trevas. Ele foi treinado por um antigo Keyblade Master, junto de outro aprendiz, Xehanort. Os dois se consideravam como irmãos, e eventualmente ambos conseguiram adquirir o título de mestres. Eraqus resolveu que iria ficar em Land of Departure e a guardaria como a tradição dizia, enquanto Xehanort resolveu viajar pelos mundos e satisfazer a própria curiosidade.

Irônico como o poder das trevas é sempre maior.

Tempos depois, Xehanort volta com a proposta de iniciar uma segunda Keyblade War – a guerra que quase extinguiu os usuários da Keyblade – como uma maneira de conseguir invocar a χ-blade e, com esta, trazer Kingdom Hearts (a fonte de toda luz e conhecimento). Eraqus achou a ideia de seu antigo companheiro insana e o enfrentou, o que resultou na cicatriz que carrega no rosto ao ser derrotado pelos poderes sombrios do oponente.

Após alguns anos, Eraqus começou seu próprio time de cavaleiros da Keyblade, treinando-os para se tornarem mestres: Aqua, Terra e Ventus – sendo o último um antigo aprendiz de Xehanort. Os dois primeiros passam pelo teste da Marca da Maestria, porém apenas Aqua consegue concluir (graças à influência de Xehanort para o lado sombrio de Terra). Isso resulta na desunião da equipe, que passou a viajar separadamente pelos mundos, e na descoberta por todos de que Ventus poderia ser o causador da criação da χ-blade. Sem alternativa, Eraqus decide eliminar o garoto antes que as trevas ressurjam, mas Terra o enfrenta em combate, o que resulta na morte do próprio mestre.

Terra não compreende os motivos de Eraqus, e a recíproca é verdadeira.

Após Xehanort tomar o corpo de Terra, é revelado a impossibilidade de que ele o controle totalmente, pois junto ao coração de Terra está também o de Eraqus, protegendo e cuidando do seu aprendiz, mesmo depois de tudo o que aconteceu. Qual será o destino do mestre, nós não sabemos, mas seu legado continua com seus aprendizes.

Um verdadeiro mestre

Repararam que o nome
dele é um anagrama
para "Square"?
As habilidades de Eraqus são indubitavelmente excepcionais. Como um mestre, este só foi superado por Terra, devido à influência do poder das trevas que crescia no rapaz. O mestre é uma pessoa de personalidade direta, justa e às vezes pode até soar frio, mas cuida dos seus aprendizes como um pai cuidaria dos filhos. O que complica é que seu treinamento o deixou metódico e fechado, causando desavenças nas atitudes que precisou tomar em relação a Ventus e Terra.

Eraqus tem a visão de que as trevas não podem ser aliadas, devem ser extintas por completo para que haja paz nos mundos. É uma mentalidade estranha, visto que os Keyblade Masters devem ter como enfoque preservar o equilíbrio, mas não podemos culpar o mestre por ter suas desavenças com o lado sombrio, basta ver o que ela fez com Xehanort e o que Xehanort fez ao seu rosto. No fim das contas, ele ainda admite que talvez a atitude agressiva dele em relação aos seus aprendizes tenha sido influência da escuridão em seu próprio coração, que tanto tentou afastar as trevas. Por mais irônico que pareça, como bem disse Master Xehanort, "o coração de Eraqus foi controlado pela luz".

Eraqus é um excelente mestre e o primeiro que temos contato em toda a série. Seu senso de justiça e o desejo de preservar a luz são notáveis, mostrando como um verdadeiro cavaleiro da Keyblade deve ser. Talvez fosse necessário que ele abrisse a mente e aprendesse que não há luz sem trevas, mas a história ainda não acabou. Quem sabe no futuro ele possa ressurgir? Ele ainda vive em Terra, e talvez ainda exista uma chance dos dois mestres se reencontrarem e aprenderem um com o outro, assim como todos aprendemos ao presenciar suas histórias.

Revisão: Catarine Aurora

é graduando em Ciências Contábeis e amante de uma boa discussão sobre videogames. Além de escrever para o PlayStation Blast, também é redator nas revistas Nintendo World e EGW. Para elogios e críticas, pode encontrá-lo no Facebook ou Twitter.

Comentários

Google
Disqus
Facebook