Blast Test

Blast Test: Dust 514 (PSN/PS3)

Anunciado durante a GDC (Game Developers Conference) em 2009, Dust 514 era um projeto com o intuito de elevar completamente o patamar dos... (por Unknown em 28/02/2013, via PlayStation Blast)

Anunciado durante a GDC (Game Developers Conference) em 2009, Dust 514 era um projeto com o intuito de elevar completamente o patamar dos jogos gratuitos nos consoles. Cinco anos depois, o FPS desenvolvido pela CCP Games partilharia o universo de Eve Online, MMO de sucesso que foi o primeiro título da empresa. Mais do que compartilhar uma história, esta coexistência visa, através de diversas mecânicas inovadoras, integrar ambos os títulos em um mesmo cenário, garantindo não somente a conectividade mas a interatividade direta entre os acontecimentos de ambos os games.

Uma nova experiência

Dust 514 é um jogo diferente. À primeira vista, o jogador desavisado pode acreditar que o título, disponível gratuitamente na PSN, é apenas mais um shooter tentando mesclar a jogabilidade de séries já consagradas, como Call of Duty e Battlefield, com um sistema de cash - possibilidade de pagar em dinheiro por vantagens in-game. Entretanto, em menos de 20 minutos jogados já é possível vislumbrar a magnitude do projeto. Tecnicamente falando, o jogo não acontece somente durante os combates, mas sim em todo o desenvolvimento e manutenção de seu personagem no universo da série.


Ao conectarmos pela primeira vez, somos instruídos a criar um personagem, que será inserido dentro de uma das facções virtuais do universo. Este processo leva em conta alinhamentos políticos e serve para contextualizar seu avatar dentro dos conflitos de Eve Online. Escolhida sua origem, você deve escolher um dos pacotes de classe iniciais. Estes, embora não sejam determinantes no decorrer do jogo, garantem certas vantagens para sua primeira classe, na forma de pontos de habilidade já alocados.

Terminada esta etapa, somos quase que literalmente bombardeados com informações na tela. Fora seu computador pessoal, que te permite acessar todas as funções do jogo, encontram-se em seu pequeno aposento vários objetos, responsáveis por direcionar o jogador para sessões como customização do personagem, lobby de combate, lojas, entre outros.


A princípio, alguns jogadores podem acreditar que a interface dos menus é um tanto carregada, mas isso se deve largamente ao volume de informações detalhadas que são apresentadas sobre cada arma ou habilidade, todas definitivamente relevantes.

E o combate?

Ao acessarmos o lobby, somos apresentados a três modos distintos: Ambush, Skirmish e Ambush OMS (Emboscada, Escaramuça e Emboscada com Suporte, em tradução livre). Enquanto nos modos Ambush as equipes lutam para esgotar o contador de vidas do grupo adversário, o modo Skirmish privilegia a ação tática, obrigando os times a batalhar pelo controle de canhões anti-aéreos espalhados pelo cenário, utilizados para derrubar o centro de comando adversário.


A vastidão dos mapas é notável. Mesmo com o limite atual de 32 personagens, é fácil para aqueles que preferem armas de longa distância encontrar locais isolados, montanhas e outros pontos de vantagem com baixa visitação. Para facilitar a movimentação e esquentar a briga, qualquer jogador com as habilidades adequadas pode chamar veículos para o combate, desde pequenos carros até grandes blindados e caças, que fazem um verdadeiro estrago na defesa adversária.

Ow Yeah
A estrela do show, entretanto, está nas mãos dos que atuam por fora. Qualquer piloto de Eve Online, desde que esteja devidamente equipado e próximo a um planeta onde esteja ocorrendo combate, pode entrar na confusão. Coordenar sua equipe com um companheiro de fora para fazer um bombardeio orbital em alguma posição adversaria é sempre uma vista maravilhosa. A sensação de integração entre os jogos é realmente incrível, só imagino o rosto sorridente dos pilotos ao realizar um ataque com sucesso.

Ao final da partida, além de poder conferir seu desempenho individual e colher seus espólios de combate, cada jogador receberá pontos de habilidade e dinheiro para investir em novas armas e melhorias, sendo a enorme possibilidade de customização pessoal um dos maiores atrativos do jogo.

Não bastasse tudo isso, ainda é possível para você, que não gosta de jogos de tiro no Dual-Shock, utilizar o Move ou até a tradicional combinação de mouse e teclado para controlar seu personagem.

Quebrando paradigmas

Mais do que um shooter gratuito, Dust 514 é uma proposta de mudança para todo o gênero. Se em 2008 alguém me falasse que teríamos em breve títulos competitivos de alta qualidade e completamente gratuitos eu sinceramente teria duvidado. Cá estou, em 2013, com um pequeno vislumbre de uma enorme mudança que está acontecendo no perfil da industria de jogos.

Levando em consideração o alto volume de lançamentos anuais de jogos de tiro tradicionais, ver uma empresa apostando em integração e evolução dentro de um único título pode parecer uma jogada arriscada, mas não demora muito para compreender que este novo modelo deve render ótimos frutos.


Alguns podem estar se perguntando se o modelo de cash não favorece muito aos que gastam dinheiro no jogo. Mas podem ficar tranquilos: embora o pagamento em dinheiro permita o acesso facilitado a alguns equipamentos de mais alto nível, nenhuma diferença é gritante, e atualmente a maior utilização de cash está na compra de Boosters - pacotes que garantem mais experiência para seu personagem ao final do combate.

Vale lembrar que o jogo encontra-se em fase Beta, assim sendo, além de podermos contar com muitas novidades a serem anunciadas, devemos relevar possíveis bugs ou problemas gráficos, como o constante pop-in (aparecimento repentino de texturas) e o ocasional screen tearing (quebra de imagem).

Sendo um pouco otimista, levando em conta a proposta de evolução constante do título e vendo que o PlayStation 3 está chegando próximo do final de seu ciclo, eu não me espantaria em ver o Dust 514 recebendo uma versão para a próxima geração. Na verdade, eu até torço por isso.

Revisão: Alberto Canen

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook