Blast Test

Blast Test: Sly Cooper: Viajantes do Tempo (PS3)

A série Sly Cooper , desenvolvida pela Sucker Punch, teve o seu início no PlayStation 2 e conquistou um legado de fãs. O seu último título, ... (por Unknown em 04/02/2013, via PlayStation Blast)

A série Sly Cooper, desenvolvida pela Sucker Punch, teve o seu início no PlayStation 2 e conquistou um legado de fãs. O seu último título, Sly 3: Honor Among Thieves, foi lançado em 2007, quando o PlayStation 3 já tinha cerca de um ano de vida. Neste ano a gangue dos ladrões está de volta em Sly Cooper: Viajantes do Tempo (sim, o jogo foi totalmente localizado para o nosso idioma), só que agora a franquia está nas mãos da Sanzaru Games, uma novata na indústria gamística. Será que ela dará conta do recado?

Viajantes do Tempo será lançado oficialmente amanhã, dia 5 de fevereiro, mas, recentemente, foi disponibilizada uma versão demo do jogo na PlayStation Store do PS3. Antes de comprar a sua cópia, confira as nossas primeiras impressões dele.

A Gangue Cooper está de volta!

Os bons velhos tempos

A Sanzaru pode ter um
 belo futuro pela frente
Quando eu vi a primeira demonstração de Sly Cooper: Viajantes do Tempo (durante a E3 2011), confesso que fiquei com um pouco de medo pelo que a Sanzaru Games tinha feito com a série. O visual estava muito mais cartunesco do que os dos games de PlayStation 2 e o Sly estava com uma aparência mais adulta. Mas conforme mais do título era demonstrado, minhas esperanças começavam a retornar. Quando joguei a demo, tive certeza absoluta de que estava controlando o mesmo protagonista.

A demonstração é, aparentemente, de uma das primeiras fases do jogo completo (se não a primeira). Começamos controlando Sly e devemos fazer o nosso caminho até o telhado de um museu de Paris. Os controles permanecem os mesmos, mas senti falta do uso do triângulo (que combinado com o quadrado soltava um especial do Sly) e do inventário (que era acessado pelo Select). Fora isso, que deverá estar presente no título, o gameplay permanece intacto.


Porém, duas coisas me incomodaram: a primeira é que Sly não corre mais em cordas, pelo menos não na demo. Os mais impacientes (eu) irão se incomodar com isso. E a segunda é que Murray está muito lento. E não estou exagerando, pois enfrentamos inimigos fáceis na demonstração que ficam difíceis por causa da lentidão na execução de golpes do Murray.

Mirando um novo público

A nova Penelope
Como eu disse no início do tópico anterior, Sly está com uma aparência mais adulta. E não é só ele. Quando começamos a jogar a demo, nos é perguntado se queremos saber da história (do final de Sly 3 ao início de Viajantes do Tempo). Na apresentação vemos brevemente Penelope, a namorada de Bentley. E eu juro que não a reconheci. Antes, ela usava óculos e macacão, possuindo um visual voltado para o público nerd. Agora, ela está jovem e bela, com cabelos até a cintura. Dimitri também foi quase que totalmente mudado, enquanto Carmelita teve leves edições para também parecer mais madura.

Essas alterações, creio eu, que não tenham sido ao acaso. No PlayStation 2, apesar de Sly ser muito divertido, era claro que a Sucker Punch mirava atrair o público infantil. A Sanzaru Games parece pensar diferente, vendo que mesmo jogos com gráficos cartunescos podem muito bem entreter qualquer pessoa. Faz cerca de oito anos desde que joguei pela primeira vez um Sly, e mesmo após ter jogado títulos "hardcore" como God of War, Call of Duty e Devil May Cry, meu hype pela série continua sendo igualmente elevado.
Sly Cooper

Islai Cuper

A demo de Viajantes do Tempo, e consequentemente o jogo completo, detecta o idioma do seu PlayStation 3 para aplicar durante a jogatina. Eu tive uma surpresa ao ver os personagens falando português brasileiro, mas a decepção é que não podemos alterar o idioma para o inglês. Mas, conforme eu joguei a demonstração, fui me acostumando com a fala e vi que foi só questão de gosto mesmo. A dublagem do Sly está perfeita, o brasileiro responsável pela voz do guaxinim até parece o mesmo da versão americana. Já com Bentley, eu tive que ir me adaptando, mas a dublagem dele está boa também. Já com Murray... a voz dele é irritante e forçada, não tem nada a ver com o personagem. A última voz que aparece na demo é a de Carmelita, que apesar de bem trabalhada, está muito baixa (esperemos que tenha sido somente nessa fase mesmo).

Em suma, a dublagem de Sly Cooper: Viajantes do Tempo pouco peca e logo você mal notará que alguma vez você já jogou a série em outro idioma. Isso pode ser um indício de que a Sony está procurando melhores profissionais para dublarem os seus games, o que beneficia tanto a qualidade final do título quanto os ouvidos dos jogadores.
Se você é fã da Gangue Cooper, então não perca Viajantes do Tempo (e vale lembrar que a versão de PS3 dá gratuitamente a versão de Vita). O que parecia ser regular tornou-se muito bom, e a Sanzaru Games realmente se esforçou no desenvolvimento do jogo. Quem sabe ela até não pode vir a se tornar uma Retro Studios da Sony? Vale a pena o risco.
 Revisão: Alberto Canen

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook