Jogamos

Análise: ModNation Racers: Road Trip (PSVita)

Se você é fã de jogos de corrida pouco convencionais, com certeza já ouviu falar na série Modnation Racers , um título, no mínimo, diferen... (por Unknown em 15/03/2013, via PlayStation Blast)

Se você é fã de jogos de corrida pouco convencionais, com certeza já ouviu falar na série Modnation Racers, um título, no mínimo, diferente que conquistou uma legião de admiradores no PS3. Tendo isso em mente, a Sony decidiu lançar também uma versão para o PS Vita, com o intuito de conquistar os jogadores antigos e atingir outros novos.  ModNation Racers: Road Trip é o nome desse exótico jogo de corrida. Mas será que a versão portátil é tão divertida quanto sua irmã mais velha? Ou será que, no fim das contas, é melhor curtir a jogatina na TV? Confira a resposta em nossa análise.

Esqueça aqueles carrões tunados, vistos em filmes como “Velozes e Furiosos”, o grande barato da série ModNation Racers é construir o seu próprio kart e se aventurar por pistas malucas.


Vou ser bem sincero: a versão portátil do jogo deixa muito a desejar, além de não despertar a mesma emoção que a sua versão de mesa. Tudo por causa de pequenos motivos e deslizes que, no total, fazem toda a diferença.

Loadings mais longos que o Modo Carreira

Existe algo que incomoda 8 a cada 10 jogadores: loadings lentos. Com o avanço dos jogos, isso diminuiu muito, mas ainda existem produções que pecam nesse quesito. A versão de ModNation Racers para o Vita é uma delas. Você demora, pelo menos, uns três minutos para sair do Menu Principal e iniciar uma corrida. Tudo bem que não é lá o maior tempo do mundo, mas para um jogo como esse, é bem irritante.


Jogos de corrida para portáteis visam uma jogatina rápida e divertida. Sabe aquele momento em que você está no intervalo de algum compromisso e decide dar uma jogadinha? Pena que esse jogo não se encaixa nessa descrição. Existe um longo caminho entre você ligar o Vita e começar uma corrida.

Como se não bastasse, você demora um bocado de tempo para entrar na corrida e descobrir que tudo acaba cedo demais. O modo Carreira foi totalmente modificado nessa versão, e para pior. Sabe aquela introduçãozinha antes das corridas na versão de mesa? Aquela que mostrava os adversários e suas provocações? Pois é, ela não existe mais.

Sem apresentações, já para a corrida!

A produtora decidiu que aquilo era só para encher linguiça e retirou essa parte da versão portátil. O problema é que isso eliminou boa parte da alma do jogo. Você simplesmente escolhe a pista e entra para a corrida sem nem ao menos conhecer os seus adversários. Escolha que deixa o game muito mais pobre.

Isso sem falar que os comentaristas também não estão mais presentes. O resultado é um jogo em que seu objetivo é controlar o seu personagem por algumas pistas e disputar com alguns figurantes que correm contra você. Fica aquela impressão de algo genérico, sem vida.

Pense, crie e compartilhe, mas sem experimentar com os amigos

Talvez o mais divertido em ModNation Racers seja o fato de você poder criar um personagem e o seu kart do nada, escolhendo cada detalhe, tornando-o único. Levando em conta que é uma franquia recente, essa particularidade adiciona um fator cômico e divertido para os jogadores.

Os invejosos vão dizer que é plágio.
É claro que o jogo não possui tanta fama e personalidade quanto as aventuras do encanador, mas ele possui um recurso que faz toda a diferença: a possibilidade de criar pistas. Para facilitar o processo, o jogo é totalmente compatível com as principais funcionalidades do portátil.

Criar pistas é muito simples: você usa os dedos para desenhar os trajetos, assim como também pode usar o touchpad para criar elevações, montanhas, árvores e até mesmo lagos. Essa é uma das opções mais divertidas do game: criar suas próprias pistas malucas e compartilhá-las com os seus amigos.


Vejam bem, eu disse compartilhar. E é apenas isso que você pode fazer. Os produtores simplesmente resolveram retirar a característica mais bacana da série: as partidas online. Criar seu personagem, o kart e as pistas, é o ponto principal do jogo, mas isso não significa nada se você não pode aproveitá-los disputando partidas com os seus amigos.

A Sony pensou que os donos do Vita iam se contentar em apenas criar pistas e disponibilizá-las para outros gamers jogarem sozinhos. Basta lembrarmos que a versão de PSP suporta até seis jogadores online, e podemos ter uma noção do quão ridícula foi essa atitude.

O resultado não poderia ser outro: a recepção não foi das melhores. Muitos fãs compraram o jogo pensando que iam desfrutar de toda a diversão, só que agora em um portátil e ficaram chupando dedo. O esqueleto do jogo está lá, mas falta a carne e o sangue.

Não foi dessa vez

Infelizmente, os fãs da franquia têm mais motivos para se decepcionar do que para ficarem alegres. ModNation Racers: Road Trip não é um jogo ruim, mas está muito longe de fornecer a diversão do seu irmão mais velho. A falta do multiplayer online é o calcanhar de Aquiles do jogo, que acaba estragando 60% do prazer em pilotar seu kart por pistas malucas, afinal, nada melhor do que deixar aquele seu amigo comendo poeira. Se você está procurando um bom e sólido jogo de corrida para o seu Vita empoeirado, é melhor passar longe daqui.

Prós

  • É divertido montar o personagem e seu carro;
  • O grande destaque fica para a criação de pistas;
  • Bom uso das funcionalidades do portátil.

Contras

  • Modo Carreira muito curto e genérico;
  • Loadings irritantes e lentos;
  • Compartilhar conteúdo não é o suficiente;
  • A falta do multiplayer online cavou a sepultura do jogo.
ModNation Racers: Road Trip - PlayStation Vita - Nota 6.0

Revisão: Catarine Aurora

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook