Discussão

Discussão: The Last Of Us trará vida nova ao survival horror?

O gênero survival horror conquistou sua legião de fãs pelo globo, com títulos como Alone in the Dark, Clock Tower e Resident Evil. Quem nu... (por Jean "Aluhandri" Duarte em 10/03/2013, via PlayStation Blast)

O gênero survival horror conquistou sua legião de fãs pelo globo, com títulos como Alone in the Dark, Clock Tower e Resident Evil. Quem nunca jogou essas obras de artes, que faziam você sentir medo, aflição e desespero quando os recursos estavam acabando? Contudo, temos visto jogos celebres entrando na onda d de FPS e adventures. Podemos dizer que os últimos Resident Evil deixaram um pouco do seu charme para trás, com toda ação que vimos. Charme esse que será resgatado por The Last of Us, que promete não só uma boa trama, mas o principal que é um bom retorno do survival horror.

Vamos entender o survival horror

Neste gênero, os jogos costumam ser mais sombrios, com situações claustrofóbicas e toques de terror, onde você sente-se em desvantagem. Há bastante desafio quando se trata de derrotar o inimigo, as munições, itens de cura e afins costumam ser bem escassos e difíceis de se encontrar. Há muito suspense e a trama nunca se desenrola com facilidade.

Agora, pense em um jogo que contemple o que foi dito acima e você vai perceber que ele é raro entre o mar de jogos lançados. Depois, você também vai perceber que sente falta desse tipo de jogo.



Lute para viver mais um dia

A bola da vez é o The Last Of Us. A Naughty Dog, criadora da franquia Uncharted, não está poupando recursos para trazer inovação e proporcionar uma experiência única. Os gráficos estão ainda mais reais do que foram vistos nos últimos lançamentos do estúdio. Mais importante do que isso é o ambiente em que a trama se desenrola e qual o seu tema dessa trama.

Aqui, a palavra é sobrevivência. Você precisa sobreviver, a qualquer custo. O problema é que há outros sobreviventes na mesma situação que você. Você confiaria em estranhos quando precisa sobreviver? Você atira para todos os lados quando tem balas contadas? E se você tem poucos remédios e bandagens, vai se arriscar? Todas essas dúvidas que lhe fazem hesitar em um cenário de sobrevivência, contribuem para o clima do jogo, já que o ambiente nos força a pensar e agir devido aos recursos escassos. É desse desespero digital que sentimos falta.



Ameaças desconhecidas

Além do perigo de ser roubado, cair em armadilhas e sobreviver sobre aos outros, ainda há as ameaças desconhecidas nas sombras do jogo. Em alguns vídeos, pudemos ver os infectados, que são parte da trama. Sabemos que esse inimigo passa por estágios de mutação e são sempre perigosos. A curiosidade pode ser fatal, quando na hora errada. Lembre-se de desconfiar de tudo e de todos. Todavia, a situação, quando planejada, pode ser favorável desde que você tenha um plano B em sua manga.


Será que vai?

Com tantas questões e situações, The Last of Us será um jogo em que não basta pensar como o personagem. Você precisa entrar na pele dele, sentir o desespero para que consiga desenvolver a linha de raciocínio necessária para a sobrevivência. Os sons, as músicas, o ambiente e o tema vão fazer com que você seja imerso nesse mundo onde os únicos que sobraram são os últimos de nós.

Revisão: José Carlos Alves

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook