Abra mão de sua liberdade para entrar no mundo de Panopticon, novo título anunciado pela Sony Japan

Há alguns dias, um  teaser site japonês foi ao ar com o nome Panoptcon e um contador, este que está travado em um milhão de anos. Hoje um... (por Gustavo Dourado em 16/05/2013, via PlayStation Blast)

Há alguns dias, um teaser site japonês foi ao ar com o nome Panoptcon e um contador, este que está travado em um milhão de anos. Hoje um teaser trailer foi lançado revelando um pouco do que está por vir.

No trailer é possível ver um mundo tecnologicamente avançado, onde as pessoas são vigiadas e oprimidas constantemente. Os personagens também possuem contadores em cima de suas cabeças, o que provavelmente é visível para poucos. Ao nascer este contador é iniciado partindo do número 1.000.000, reduzindo daí por diante. Poderes sobrenaturais, armas incríveis e monstros gigantescos estão presentes, mostrando um pouco do que pode estar por vir. Confira:

A palavra Panopticon pode ser entendida como "Pan-óptico" (Pan = Tudo e Óptico = Visão; A Visão de Tudo), uma ideia de monitoramento "onde todos são observados a todo momento". O pensamento original era o de uma prisão, primeiramente idealizada e desenhada por Jeremy Bentham (1748-1832) e posteriormente aprofundado por Michel Fucault (1926-1984), onde os presos seriam continuamente vigiados por um único observador. A ideia era a de uma construção em forma de anel com uma torre ao centro, esta onde se localizava o observador. O observador teria uma visão completa dos presos, estes que estariam a sua volta, sem que eles pudessem vê-lo ou ao menos saber que se localizava lá. Ou seja, todos sendo observados a todo momento, sem ao menos saber disso. O trailer do jogo demonstra claramente tal pensamento com a presente frequência das câmeras, o fato das pessoas serem "catalogadas" e possuírem um cronômetro em suas cabeças, além também da grande opressão dos personagens com "óculos" especiais que possuem um único "olho", estes que podem ver o catálogo das pessoas.

Panopticon está sendo desenvolvido pela Studio Japan, que já participou do desenvolvimento de vários títulos de grande sucesso como Shadow of The Colossus (PS2/PS3), ICO (PS2/PS3), White Knight Chronicles (PS3), Demon's Souls (PS3) e Soul Sacrifice (PSVita).


Não há informações sobre quais consoles receberão o título, mas no site há uma data, o dia 21/05/2013, próxima terça-feira, quando esperamos que mais detalhes sejam revelados. Há uma grande possibilidade deste título ser um exclusivo da marca PlayStation.

Será este o tão "misterioso" e incrível título do PSVita ao qual o funcionário da Sony se referia?

Fonte: All Games Beta
Gustavo Dourado é estudante do Ensino Médio e fissurado por tecnologia e games. Adora animações e quadrinhos japoneses, além de filmes de todas as partes do mundo. Ama RPGs, sejam eles de mesa ou digitais e desafia qualquer game que lhe desperta algum interesse.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook