Game Music

Faça uma viagem no tempo inesquecível com Chrono Cross Original Soundtrack (Parte 1)

Quando pensamos em RPGs japoneses, um dos primeiros jogos que nos vêm a cabeça é Chrono Trigger de Super NES. Também lembramos da série ... (por Érika Mitie Honda em 28/06/2013, via PlayStation Blast)


Quando pensamos em RPGs japoneses, um dos primeiros jogos que nos vêm a cabeça é Chrono Trigger de Super NES. Também lembramos da série Final Fantasy e outras lendas gamísticas. Chrono Cross veio logo depois já para a plataforma PlayStation e, como o nome indica, é uma sequência de Chrono Trigger. Pode não parecer tão evidente essa sequência, por possuir um outro enredo e diferentes personagens, porém Chrono Cross mantém o mesmo tema e estilo de seu antecessor. É um jogo magnífico e merece ser jogado por todos.

Chrono Cross Original Soundtrack

Um dos pontos mais altos do título é a trilha sonora. Composta por Yasunori Mitsuda, da mesma maneira que compôs para Chrono Trigger, a trilha sonora apresenta uma excelência que surpreendentemente, apesar de extremamente elogiado, o título anterior não possuía. O próprio compositor considera a sua obra de estréia, Chrono Trigger, uma obra muito boa, mas incompleta. Assim sendo, Chrono Cross nos atinge de maneira astronômica e o resultado só poderia ser maravilhoso.

A trilha sonora disponibilizada em mídia física para o público foi organizada em 3 CDs, totalizando 68 faixas. Nem sempre todas as variações musicais cabem em um álbum comercial, mas sempre o resultado é o suficiente para agradar a todos. 68 músicas são muito mais do que poderíamos pedir – mas sim, agradecer! – e muito conteúdo para uma simples matéria, que por esse motivo será dividida em três partes (uma para cada CD). Apesar de todas as faixas serem excelentes, selecionarei algumas para cada análise, para que assim não seja uma tarefa cansativa para os leitores.

1-01 CHRONO CROSS ~The Scars of Time~

Essa faixa dispensa comentários, para os fãs, claro. Para os viajantes de primeira jornada, apresento-lhes a faixa que é considerada por quase todos como a melhor faixa do jogo e talvez até do compositor.
Time's Scar by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Diferentes instrumentos e sons se misturam nessa acelerada melodia. Inicia-se de maneira calma, relaxante e envolvente, preparando o terreno para uma mudança brusca de ritmo acelerando nossos batimentos cardíacos até o máximo. Tão logo ela se torna lenta novamente para finalizar agitada. É uma mistura de sensações que palavras não são suficientes para descrever. Uma pena que é tão curta!

1-02 The Brink of Death

Ainda no embalo e tensão da música tema, partimos para The Brink of Death.
Edge of Death by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
A música é tocada assim que o jogo começa, logo depois da introdução. Como de costume, logo no início nos encontramos em uma situação tensa e acelerada, eis que a faixa traz toda essa tensão à tona. A música é tocada durante o jogo sempre que um momento importante e decisivo surge, portanto, prepare-se para sentir a tensão chegar toda vez que o tema começar a tocar.

1-04 The Grasslands of Time: Home World

Essa música traz uma agradável lembrança da trilha sonora de Chrono Trigger.
Plains of Time by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Você irá reparar como ela se assemelha à música Chrono Trigger, tema de Chrono Trigger, uma das mais conhecidas músicas do jogo por ser tocada de diversas maneiras em vários momentos. Mitsuda sempre foi muito adepto em fazer diferentes versões e releituras de um mesmo tema. Assim ocorre com muitas músicas dentro do próprio jogo. Nessa versão animada e ao mesmo tempo relaxante encontramos uma certa nostalgia com o antigo e imortal jogo de SNES.

1-06 Reminiscence ~Undying Feelings~

Para acalmar nossos ânimos, uma faixa tranquilizante.
Reminiscence by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Assim como figuras como Motoi Sakuraba são mais conhecidos pelas músicas agitadas de batalha, Yasunori Mitsuda é mais conhecido pelas músicas lentas e profundas. Essa traz uma tranquilidade de espírito como se todos os seus problemas – no jogo – não existissem mais, com uma extensa colaboração do piano.

1-07 On the Shores of a Dream: Another World

E falando em músicas profundas e épicas, essa é uma das faixas que representa bem o estilo de Mitsuda.
Dreams of the Shore Near Another World by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Pelo nome da música, nos sentimos navegando em mar aberto. A música traz uma profundidade melódica e um excelente equilíbrio de instrumentos, ritmos e melodia. Parece nos passar uma sensação de fantasia. As notas longas e envolventes me faz ter vontade de tocá-las no violino.

1-08 Arni Village: Another

Destaco essa música pelo uso do instrumento de corda na melodia principal.
Another Arni by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
É ótima e muito agradável a sensação de ouvir tal canção sendo tocada no violão clássico. É possível ouvir o som acústico e o esbarrar suave das cordas. Uma melodia sutil e muito bem elaborada.

1-10 Lost Fragments

Contamos aqui com a primeira reinterpretação do tema do jogo.
Lost Pieces by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
É também a minha releitura favorita de Scars of Time. Ela é lenta, profunda e envolvente, exatamente as características que Mitsuda sabe explorar com maestria. Essa versão conta com o acompanhamento do piano e a melodia sendo tocada ora pelo violão clássico, ora pelos instrumentos de cordas. O violino parece abraçar a música de maneira que só não emociona mais que a Fragments of a Dream, que será citada mais abaixo.

1-12 Termina: Another

Aqui encontramos uma música estilo festival, transparecendo a influência e gosto do compositor pela música folclórica celta.
Another Termina by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
O que seria de uma obra de Mitsuda sem a influência celta? Aqui encontramos todo o esplendor de instrumentos celtas como fiddle (violino), acordeão, gaita e bodhrán (percursão). Em estilo de festa, a melodia se mistura com os variados instrumentos e sons.

1-15 Viper Manor

Essa música é curiosa pelo estilo diferente e misterioso.
Snake Remains Chamber by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Uma leve tensão é carregada nesse tema, que começa de maneira curiosa e sutil. Ela é calma e silenciosa, como se algo estivesse à nossa espera logo adiante. Interessantes sons de ambiente fazem parte da composição rítmica, aumentando suavemente a tensão, enquanto a melodia inicial é tocada em um padrão que se assemelha à marimba, equilibradas com a leveza das cordas longas com quem divide os compassos.

1-16 Victory ~Gift of Spring~

Esse tema certamente não poderia faltar a essa lista. Basta ouvir os primeiros segundos para deixar a alegria e nostalgia tomar conta dos fãs de Chrono Trigger.
Triumph by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Que melhor tema para a vitória em batalhas que uma nova versão do tema de Frog, de Chrono Trigger? O tema mais amado pelos fãs do jogo de SNES retorna para a alegria de todos. Aqui o tema de batalha inicia de maneira triunfal com o já conhecido Fanfare, logo em seguida dá lugar para a execução melodiosa do tema do Frog ao belo som da flauta com o acompanhamento de violinos.

1-20 Fragments of a Dream

Encontramos aqui a faixa triste do jogo. Em Chrono Trigger, esse papel ficou por conta da música At the Bottom of the Night (ou Depths of the Night dependendo da tradução).
Dream Fragments by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Fragments of a Dream é extremamente triste e emocionante. É difícil segurar as lágrimas ao se ouvir essa canção, principalmente nos momentos em que ela ocorre durante o jogo. Assim como a música em Chrono Trigger, essa melodia se fixa na memória do jogador por estar muito ligada às partes mais memoráveis da história. A melodia é toda tocada em sons de caixinha de música, suave e gentil.

1-21 Voyage: Another World

Limpando as lágrimas do rosto, partimos para uma música mais alegre e convidativa.
Voyage by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Esse tema nos agrada por possuir uma melodia e uma harmonia muito bem equilibradas. Existe um acompanhamento suave em piano e baixo, com a melodia sendo tocada pelo violão e pelas teclas. Novamente, aqui os sons do acústico e do deslizar das cordas nos traz uma sensação muito agradável.

1-24 Fort Dragonia

A última faixa de minha seleção pessoal nos traz um tema de estilo épico e misterioso, como o nome já nos faz imaginar.
Ancient Dragon's Stronghold by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
A música é bem dinâmica e mistura diversos instrumentos e ritmos com frequentes variações de tempo. Essa riqueza musical em uma mesma música é uma das marcas de Mitsuda e fazem parte do seu estilo. O grave dos instrumentos de sopro anunciam o início da música, que dá lugar aos pianos iniciarem o padrão de melodia. Entre mudanças elaboradas de temas, encontramos o órgão fazendo parte da melodia e do ritmo, nos dando aquela sensação de catedral. O mistério fica por conta do uso de sons de efeito e do padrão rítmico que se altera a todo momento. Sem dúvidas uma faixa extremamente rica musicalmente.


Esse foi o primeiro de três CDs que compõem a trilha sonora no formato físico. Chrono Cross Original Soundtrack é uma das maiores obras primas do mundo musical nos videogames. Na próxima semana continuaremos a análise com o segundo CD. Confiram abaixo todas as faixas desse primeiro CD em uma única playlist.

Chrono Cross OST CD1 by Mihon on Grooveshark

Revisão: Bruno Nominato

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook