Game Music

Faça uma viagem no tempo inesquecível com Chrono Cross Original Soundtrack (Parte 3)

Enfim, chegamos à reta final dessa trilha sonora fantástica. Depois de percorrer pela maior parte das músicas presentes no álbum, encontra... (por Érika Mitie Honda em 12/07/2013, via PlayStation Blast)

Enfim, chegamos à reta final dessa trilha sonora fantástica. Depois de percorrer pela maior parte das músicas presentes no álbum, encontramos no último CD algumas das faixas mais elaboradas e nostálgicas.

Terceiro e último

Yasunori Mitsuda nos agrada com maravilhosas 67 faixas em seu oficial álbum da trilha sonora de Chrono Cross. Nesse último CD, mais curto que os dois primeiros, 16 faixas encerram a viagem musical. Radical Dreamers aparece aqui como a faixa tema cantada, assim como Fragments of a Dream faz sua contraparte triste e emocionante da mesma melodia. Músicas de variados estilos e andamentos compõem o fim dessa grande jornada. Mergulhemos, então, para o último suspiro.

3-01 Sea of Eden

Começamos o CD com uma música profunda, notas longas e vozes fazem parte da melodia.
Garden of God by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Esse tema lento e tranquilizante traz consigo um ar de mistério. Sentimo-nos soltos em um vasto mar ou em uma densa floresta, onde a calma nos preenche com a ansiedade pelo desconhecido sempre presente.
A melodia é executada, em sua maior parte, pelas vozes e pelo acompanhamento do piano e do que se assemelha ao violão acústico.

3-02 Chronopolis

Devo dizer que eu gosto muito das faixas que tem “chrono” no nome, elas costumam ser todas muito boas e interessantes.
Chronopolis by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Chronopolis apresenta um ar misterioso e inquieto, nos dando aquela sensação de estarmos em um lugar fechado e com eco, como grutas e cavernas. Diversos instrumentos fazem parte da melodia e do ritmo. Enquanto cordas longas criam a base para o tema, um elaborado piano cria o padrão da música. O arranjo é elaborado e muito bem executado, sem se tornar repetitivo ou monótono. Uma grande característica das composições de Mitsuda é essa complexidade melódica presente em todas as suas canções, não deixando transparecer a sensação de loop em suas obras.

3-03 FATES ~God of Destiny~

Essa é uma faixa agitada e intensa, merecendo fazer parte de nossa seleção.
Fates by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Com um ritmo constante, a música causa uma agitação psicológica no jogador durante o jogo e também enquanto a escuta fora dele. O tema principal é suave e tocado por flautas, com o acompanhamento do órgão que se mescla à mesma melodia. Marimbas e outros instrumentos participam do padrão musical fazendo da faixa extremamente rica em sons.

3-05 Orphanage in Flames

Orphanage in Flames é uma música intensa, como o próprio nome prevê.
Orphanage of Flame by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
O destaque dessa faixa é o uso diferenciado de sons e ritmos. Trata-se de uma faixa misteriosa com muito uso de vozes como parte do padrão melódico e rítmico. O mais interessante é o intenso uso do órgão para compor a base e o acompanhamento. O instrumento dá um ar de tensão e urgência que se equilibram perfeitamente com as vozes suaves e melancólicas.

3-06 The Girl Who Stole the Stars

Encontramos aqui uma calma e tranquilidade, comuns nas composições de Mitsuda.
Star-Stealing Girl by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
A melodia principal é executada pelo suave piano, enquanto cordas e flautas entoam o acompanhamento. Flautas essas que parecem simular o canto de pássaros. Vozes delicadas e infantis embelezam a música de maneira sutil. É uma faixa que nos faz relaxar e esquecer um pouco das turbulências do jogo.

3-07 The Dream Time Dreams

Após esse breve momento de relaxamento com a música anterior, The Dream Time Dreams surge para nos acordar.
Dreamwatch of Time by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Essa é uma das faixas mais interessantes do álbum, que envolve vários estilos e temas em um único arranjo. Tambores anunciam sua entrada de maneira épica como de costume. Após uma introdução breve e melodiosa de flautas cantantes, partimos para o tema principal da música, entoada por suaves e profundas cordas de violinos e violas. A percussão faz um intenso trabalho com pratos e batidas incessantes. Com um anúncio suave, notamos a aproximação do tema principal de Chrono Trigger mesclando alegremente com o tema de On the Shores of a Dream do primeiro CD.

3-08 Prayer of the Dragons

Encontramos aqui um tema forte, intenso e misterioso.
Dragon's Wish by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Aproximando-se do que nos lembramos do memorável tema do Magus, Chrono Trigger, a música se inicia causando uma forte tensão no jogador em uma viagem psicológica. Após a introdução intensa, a melodia torna-se calma e tranquilizante, ao contrário do tema agitado do Magus.
Ainda com um mistério no ar, o padrão rítmico é mantido pelo piano enquanto uma melodia suave é produzida pelas notas. Tudo é consumido pelo intenso e incômodo som de cordas estridentes, causando a sensação de mistério e urgência no jogador, para depois equilibrar com a melodia terna inicial. Essa variação de sensações faz da música intrigante e excelente.

3-11 Dragon God

Dragon God é uma das músicas mais intensas e emocionantes. Muito se deve ao acompanhamento das vozes logo no início da melodia, um acompanhamento breve mas que muito acrescenta à faixa.
Dragon God by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Nessa música, contamos com uma participação intensa de violinos por toda a melodia, com notas longas e profundas, características do instrumento. Variados sons e instrumentos compõem o ritmo com as vozes sempre presentes.

3-13 Life ~A Distant Promise~

Com um início incerto, sem saber o que nos espera, Life ~A Distant Promise~ nos intriga e nos interessa.
Life by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Com um padrão repetitivo misterioso, a melodia finalmente mostra suas cores e um tema épico e profundo preenche nossos ouvidos.
Essa é a faixa mais longa de todo o álbum e conta com uma grande variação musical, percorrendo vários temas do jogo. O tom predominante da música é o épico, com muitas notas longas e intensa execução das cordas. O tema mais frequente é o já querido Radical Dreamers, em uma versão muito mais lenta, profunda e emocionante.
Life ~A Distant Promise~ é uma faixa digna do nome Mitsuda.

3-15 RADICAL DREAMERS ~Le Trésor Interdit~

Chegamos a pequena estrela do CD, Radical Dreamers, a única música cantada do álbum.
Radical Dreamers by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
O padrão melódico já é um pouco conhecido por ter sido encontrado em várias outras músicas. Nessa versão, um ritmo alegre e animado é preenchido pelo canto japonês e pelo esplêndido violão acústico. A música cantada é tranquilizante e muito gostosa de se ouvir, a letra é suave e bonita e fala em viagem no tempo, amor, lembranças e dor. Aqui um coro de vozes apoia o vocal da música, dessa vez não são breves efeitos sonoros, mas uma melodia verdadeira entoada por vozes angelicais.

3-16 Fragments of a Dream

Fragments of a Dream encerra o CD e o álbum de Chrono Cross Original Soundtrack.
Dream Fragments by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
A última faixa do álbum é uma canção de caixinha de música, onde não sabemos se encontramos felicidade, alegria ou tristeza, tamanha a simplicidade e a grandeza da música. Só o título já traz lágrimas aos olhos. A melodia é breve, simples e muito bela, uma variação linda de Radical Dreamers.


Encerramos aqui nossa viagem no tempo, em meio a muitas emoções e sentimentos numa trilha sonora de grande excelência de Yasunori Mitsuda. É difícil escolher a faixa favorita, mas certamente encontramos nesses três CDs uma coleção recheada de músicas queridas. O compositor continua criando obras fantásticas para o mundo dos videogames e às vezes contribui para os animes também, além de suas criações próprias. Abaixo vocês podem conferir todas as faixas do terceiro CD em uma única playlist.

Revisão: Catarine Aurora
Capa: Sybellyus Paiva

Chrono Cross OST CD3 by Mihon on Grooveshark

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook