Game Music

Faça uma viagem no tempo inesquecível com Chrono Cross Original Soundtrack (Parte 2)

Continuamos aqui com a nossa nostálgica viagem ao tempo com a trilha sonora oficial de Chrono Cross , o Chrono Cross Original Soundtrack .... (por Érika Mitie Honda em 05/07/2013, via PlayStation Blast)

Continuamos aqui com a nossa nostálgica viagem ao tempo com a trilha sonora oficial de Chrono Cross, o Chrono Cross Original Soundtrack. Revivemos nesse texto o segundo CD do álbum, que apresenta um tom mais calmo e tranquilo em relação ao primeiro e algumas variações de temas.

Yasunori Mitsuda continua demonstrando sua excelência em composições e podemos notar uma evolução em comparação aos seus trabalhos anteriores. Enquanto muitos têm a trilha sonora de Chrono Trigger como favorita, outros ficam divididos não sabendo se consideram Chrono Cross melhor do que seu predecessor. Minha sugestão é só uma: relaxe e aprecie! Música existe para ser apreciada!

O segundo CD

O segundo CD do álbum, que totaliza em três, nos traz 26 faixas únicas. Sendo algumas delas curtas por serem somente breves sons do jogo e outras originais ou novas versões dos temas principais.

O álbum fecha ainda com uma faixa que leva o nome de “Magical Dreamers”. Ainda que muitos fãs conhecedores da série fiquem ansiosos ao ouvir esse nome, a música não é a cantada “Radical Dreamers”, essa fica reservada para o terceiro CD. Trata-se de uma música instrumental muito bem elaborada, que faz um ótimo papel em encerrar o CD.

2-03 Termina: Home

Começamos com uma música alegre e levemente festiva.
Home Termina by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Com um início calmo mas ainda introduzindo instrumentos tipicamente festivos, que nos remetem à influência folclórica e celta do compositor. No decorrer da música, a melodia se torna mais animada, com diversos instrumentos típicos e tambores para alegrar o ambiente.

2-04 The Dragoons

Partimos então para uma viagem épica transformada em melodia.
Dragon Knight by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Lembrando algo como uma jornada épica ou a tensão de uma grande batalha que irá acontecer, essa música nos traz de volta a sensação de estarmos jogando um JRPG ou Tactical RPG.
Rufar de tambores e batidas de pratos metálicos preenchem o acompanhamento rítmico, enquanto a melodia segue ao som de instrumentos de sopro em uma abrupta calmaria, com o acompanhamento animado de instrumentos de cordas. Essa mistura produz um equilíbrio melódico fazendo com que a música se torne tanto animada quanto calma.

2-05 Voyage: Home World

Muitas faixas do álbum possuem o mesmo estilo dessa faixa. Uma melodia tranquilizante e também alegre.
Voyage by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Com um ritmo acelerado mas sem instrumentos exagerados, a música se torna extremamente tranquilizante, como uma viagem aérea, comum em tantos RPGs japoneses. Como nas demais faixas, o ritmo aqui é frequente e ditado por sons de tamborim, leves e suaves batidas que acompanham toda a melodia.

2-07 Marbule: Home

Sons alegres de gaita de foles anunciam o início da próxima melodia.
Home Mabule by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Com animados acompanhamentos de piano e instrumentos de sopro, essa melodia acalenta nossas emoções. É um tema extremamente convidativo com frequentes tremolos nas notas da gaita. O piano oferece um acompanhamento rítmico em marcha que vicia e uma terna melodia que acompanha os suaves assovios, alegrando ainda mais a música.

2-09 The Super Astonishingly Great Magic Troupe

Um tema breve com uma grande influência oriental, até o título causa impacto.
The Big Splendid Astonishing Magic Group by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
E difícil não se divertir com essa música. A começar pelos agradáveis sons dos instrumentos tipicamente asiáticos, como as flautas e as cordas tradicionais. Além deles, podemos identificar o padrão dos tambores e os animados sons e vozes entre os compassos. Essa é uma faixa inusitada e muito interessante, tornando-se muito gostosa de se ouvir.

2-11 Chronomantique

Encontramos aqui mais uma versão do famoso e querido tema de Chrono Trigger, jogo antecessor de Chrono Cross.
Chronomantique by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Diferente da versão que ouvimos no primeiro CD, aqui encontramos menos tensão e sensação de urgência épica. Chronomantique apresenta uma sensação muito mais tranquila e relaxante de se ouvir. A melodia é tocada em sua maior parte pelo som do violão clássico, a percussão fica por conta de sons de madeira e outros variados instrumentos e suaves cordas fazem parte do acompanhamento.

2-12 Predicament

Deixamos um pouco de lado as melodias tranquilizantes e partimos para temas levemente mais tensos.
Dilemma by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
A música se inicia de forma misteriosa e urgente, porém logo se torna mais convidativa. Os variados sons fazem dessa música curiosa e gostosa de se ouvir. Nota-se como Mitsuda fez bom uso de diferentes e inusitados sons e instrumentos nessa trilha sonora. O rufar constante de tambores e as vozes nos dão a sensação de estarmos em uma selva em meio a uma dança de tribos.

2-14 Isle of the Damned

Tensão ditam o início desse tema, variados sons ambiente contribuem para o tom misterioso.
Island of the Dead by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Essa música nos traz a sensação de estarmos em um local desconhecido e fechado, como uma caverna. De maneira incrível o tema é equilibrado com sons suaves e calorosos do grave dos sopros, enquanto breves silêncios e sons agudos de piano servem para arrepiar e causar tensão. Se de um lado temos o ritmo tenso com sons prolongados, de outro há batidas animadas de tambores. Esse incrível equilíbrio e leves variações rítmicas transformaram essa faixa em uma das mais interessantes de serem apreciadas.

2-15 The Dead Sea - Tower of Geddon

A próxima faixa é calma, relaxante, mas também possui um tom misterioso, como as músicas acima.
Dead Sea by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Como nos temas anteriores, a tensão não é motivo para tornar a música cansativa. Em meio a tambores urgentes e sons que parecem ter saído do castelo do Bowser, estão os suaves sinos e as melodias tranquilizantes do piano. Instrumento esse que causa uma leve lembrança das músicas tristes de Chrono Trigger, tocadas no futuro. Há ainda outros instrumentos que acalmam a melodia, como os de sopro e suaves cordas.

2-19 Gaea's Navel

Quebrando a sequência de temas misteriosos, retornamos para mais uma melodia alegre e divertida.
Havel of the World by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Com uma entrada dançante e bem animada, o tema conta com variados instrumentos e sons fazendo parte do ritmo e da percussão, como marimba e tambores. A melodia é tocada levemente pelo piano e uma gostosa flauta complementa o tema, com a marimba se sobrepondo nas breves pausas dos instrumentos.

2-20 Gale

Aqui surge uma das músicas mais ouvidas pelos jogadores, o tema de batalha.
Hurricane by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Acelerada e agitada, como pede o figurino, Gale, ou Hurricane, ou Blast, ou Storm, ou o que a tradução do japonês permitir é o tema de batalha de Chrono Cross. Como é de costume, o tema é extremamente animado com um uso extenso de diferentes instrumentos e muita percussão. Aqui a melodia é introduzida pelos sons do violino, que dão espaço ao órgão e em seguida retorna para o violino executando a parte mais elaborada do tema. O ritmo incessante nos dá uma sensação de urgência e correria, como há de ser em um tema de batalha.

2-21 Victory ~Call of Summer~

Esse tema está selecionado aqui pela popularidade e lembrança que nos causa de Chrono Trigger.
Victory by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Como a versão já ouvida do primeiro CD, esse é o tema de vitória em batalhas, que é uma versão revisitada do tema de Frog, de Chrono Trigger. Essa versão é a mais frequentemente usada no jogo, mais animada e alegre do que a primeira, que possuía um tom mais profundo e épico.

2-26 MAGICAL DREAMERS ~Wind, Stars, and Waves~

A faixa que encerra o CD é uma das mais elaboradas da trilha sonora, sem dúvida. Perdendo talvez para a versão cantada do tema.
Magical Dreamers by Yasunori Mitsuda on Grooveshark
Magical Dreamers nos remete ao outro jogo da série, mais desconhecido para alguns. Aqui encontramos uma música extremamente alegre, animada e divertida, começando mais lenta para depois se acelerar. A gaita de fole canta a melodia alternando com o piano os compassos. O ritmo é incessante com muito tambor, bateria, tamborim e muitos outros sons.



O segundo CD do álbum nos traz músicas mais leves e tranquilas do que o primeiro. Aqui chegamos à metade do álbum da trilha sonora de Chrono Cross e nos falta somente o último CD da OST, que apesar de mais curta contém algumas das músicas mais reconhecidas do jogo. Abaixo vocês podem conferir todas as faixas do segundo CD em uma única playlist.

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook