Game Music

Viaje na mágica e fascinante música de Fa'Diel, o fantástico mundo de Legend of Mana (PS)

Legend of Mana é um dos mais belos RPGs de PS. O título, que é um spin-off da série Mana, apresenta vários conceitos inusitados para o g... (por Farley Santos em 11/07/2013, via PlayStation Blast)

Legend of Mana é um dos mais belos RPGs de PS. O título, que é um spin-off da série Mana, apresenta vários conceitos inusitados para o gênero, como a ausência de uma trama principal, sistema de batalha único e um universo maleável. Um dos destaques do jogo é a sua parte artística. O mundo de Fa’Diel é vasto e variado, com ótimos gráficos 2D desenhados à mão. Contudo, o que torna este local mágico e completo é a trilha sonora, que aborda vários estilos musicais diferentes através de inúmeras composições e melodias memoráveis.

A fantasia de Yoko Shimomura

A música de Legend of Mana é de autoria de Yoko Shimomura, compositora conhecida principalmente pelas trilhas sonoras de Street Fighter II e da série Kingdom Hearts. No início de sua carreira na Capcom, Shimomura era escalada para produzir composições para jogos de ação. Como ela queria trabalhar com música barroca e RPGs, a compositora foi para a Squaresoft. Lá ela continuou trabalhando em projetos menores, sem relação com o que ela realmente queria.

Tudo mudou quando Shimomura foi escolhida como a compositora da trilha sonora de Legend of Mana. Este foi o primeiro RPG de fantasia em que ela trabalhou sozinha e era o tipo de projeto que ela desejava desde o início da carreira. Shimomura se esforçou o máximo e aplicou toda sua experiência na música do título. O resultado é uma trilha sonora extensa e variada, com composições que visitam inúmeros estilos. Até hoje a música de Legend of Mana é um dos trabalhos favoritos de Yoko Shimomura.

Multitude de sons para um mundo colorido

Variedade de estilos resume muito bem a música do mundo de Fa’Diel. A maioria das composições são animadas e fantasiosas, como era de se esperar de um título tão colorido e belo. Entretanto Yoko Shimomura não se deixou limitar pelo tema “mundo de fantasia” e explorou inúmeros estilos. A trilha sonora de Legend of Mana tem todo estilo de música, desde calmas e suaves composições no piano, até energéticos temas de batalha dominados por guitarras e percussão. O processo de inspiração visual de Shimomura é fácil de perceber, afinal a música combina perfeitamente com cada cena. O resultado é uma trilha sonora com mais de cinquenta faixas, que depois foi lançada em um álbum de dois discos intitulado “Seiken Densetsu / Legend of Mana Original Soundtrack”.

Confira a seguir algumas seleções:

Legend of Mana ~Title Theme~

Legend of Mana ~Title Theme~ é a composição que apresenta o universo de Fa’Diel. O começo calmo e melancólico cria um clima de tranquilidade, entretanto a melodia cresce e se torna intensa, representando os inúmeros confrontos da trama. A conclusão suave traz uma sensação de paz e descanso. É praticamente impossível não se apaixonar por essa música quando ela toca na abertura do jogo.

Song of MANA ~Opening Theme~

Uma canção pop embala o vídeo que mostra como o mundo de Fa’Diel alcançou sua atual situação de desolação. Cantada em sueco por Annika Ljungberg, ~Opening Theme~ convida o jogador a mergulhar no mundo de Legend of Mana.

Hometown Domina
Hometown Domina by Yoko Shimomura on Grooveshark
De melodia animada, esta faixa representa perfeitamente bem a cidade de Domina: colorida, movimentada e repleta de vida. É fácil se imaginar passeando pelas abarrotadas ruas ao som dessa composição.

Pain the Universe
Pain the Universe by Yoko Shimomura on Grooveshark
Sintetizador, guitarra e bateria ditam este tema de batalha. É uma faixa intensa e urgente, perfeita para os embates contra os imensos chefes. Assim como os outros temas de batalha, essa faixa contrasta fortemente com as outras composições suaves do jogo.

Earth Painting
Earth Painting by Yoko Shimomura on Grooveshark
É impossível não se sentir em uma grandiosa aventura ao ouvir Earth Painting, tema de alguns calabouços como Mekiv Caverns. A melodia alterna entre trechos intensos e calmos, o que reflete muito bem a proporção entre exploração e combate.

Moonlit City Roa 
Moonlit City Roa by Yoko Shimomura on Grooveshark
Lumina é uma cidade misteriosa e mística, logo sua música tema reflete estas características. Moonlit City Roa conta com uma seleção limitada de instrumentos, o que não impede que a melodia seja suave e hipnotizante.


Southern City Polpota
Southern City Polpota by Yoko Shimomura on Grooveshark
O animado piano e os toques de acordeão permeiam esta contagiante faixa. A melodia remete ao movimento do mar e casa perfeitamente com a cidade litorânea Polpota.

Bedight Orbit
Bedight Orbit by Yoko Shimomura on Grooveshark
Com uma batida repetitiva e vários elementos inusitados, Bedight Orbit mostra o viés eletrônico de Yoko Shimomura. Os sintetizadores só reforçam a tensão exercida por este tema de batalha.

The Darkness Nova
The Darkness Nova by Yoko Shimomura on Grooveshark
Guitarra e bateria ditam este tema de combate contra chefes. A combinação de instrumentos dá um tom dramático à composição, que toca em batalhas importantes de uma das principais linhas de história da trama.


Complicated Destiny
Complicated Destiny by Yoko Shimomura on Grooveshark
A oscilação entre a calmaria e a tormenta é o tema de Complicated Destiny. A composição varia entre momentos extremamente suaves e agitados, tendo como resultado uma dualidade única.

City of Flickering Destruction
City of Flickering Destruction by Yoko Shimomura on Grooveshark
Violino e piano dominam esta tocante faixa. Por conta de sua natureza melancólica, é tema de momentos tristes na trama do jogo.

Nostalgic Song ~Ending Theme~
Nostalgic Song ~Ending Theme.. by Yoko Shimomura on Grooveshark
O fim da história de Legend of Mana é permeado por uma bela e suave melodia entoada por um violino. A sensação é de conclusão e saudade, remetendo a toda a longa aventura.

Arranjos dramáticos

Para comemorar seus vinte anos de carreira, Yoko Shimomura produziu um álbum orquestrado chamado Drammatica - The Very Best of Yoko Shimomura. Como Legend of Mana é um dos trabalhos mais importantes da musicista, algumas composições do game foram incluídas na compilação. As faixas do game escolhidas pela própria Shimomura foram: Legend of Mana ~Title Theme~, Hometown Domina, Earth Painting e City of Flickering Destruction. Os arranjos tornaram as composições bem mais imponentes e impressionantes.

Colored Earth by Yoko Shimomura on Grooveshark

Composições inesquecíveis

As particularidades de Legend of Mana podem não ter agradado a todos, mas é consenso que sua trilha sonora é incrível. A variedade e riqueza das composições de Yoko Shimomura, em conjunto com a bela direção de arte, dão vida ao mundo de Fa'Diel. Considerada um dos melhores trabalhos da prolífica compositora, a trilha sonora do título encanta até hoje jogadores de todo o mundo. E vocês, conheciam a música de Legend of Mana? Quais são suas faixas favoritas?


Revisão: Alan Murilo
Capa: Stefano Genachi

é brasiliense e gosta de explorar games obscuros e pouco conhecidos. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de boardgames, game music, fotografia e livros. Além de mostrar seus cliques no Flickr, tem também um blog onde escreve sobre inúmeros assuntos e também pode ser encontrado no Twitter.

Comentários

Google
Disqus
Facebook