Jogamos

Análise: Helldivers (PS4/PS3/PS Vita) é uma guerra intergalática cheia de ação

Lute lado a lado com a comunidade para defender a Superterra das ameaças inimigas em Helldivers, um cross-buy exclusivo da Sony.

Helldivers é um jogo de tiro da Arrowheads, os mesmos criadores de Magicka e Gauntlet. Ele possui uma perspectiva isométrica na qual os personagens são controlados a partir de uma visão um pouco mais ampla do ambiente. O objetivo do jogo é ajudar a comunidade a defender a Superterra dos ataques dos inimigos que podem ser insetos, ciborgues ou iluminados, dependendo da região em que você estará defendendo. Totalmente localizado para o português do Brasil, o game tem as opções de partidas single player, multiplayer local e online, sendo esse último possível ser jogado entre as três diferentes plataformas simultaneamente (cross-play).
Estão todos convocados para essa missão!

Uma guerra de todos

Diferentemente de muitos shooters que estamos acostumados, Helldivers não possui uma campanha solo que possa ser destacada. Todo o jogo é baseado no objetivo de proteger a Superterra dos ataques inimigos, seja você realizando missões sozinho ou acompanhado de outros jogadores. Com isso, Helldivers, que se passa no ano de 2084, se torna um grande jogo cooperativo futurista no qual o objetivo comum é vencer a guerra e livrar a galáxia de criaturas que há 40 anos tentam dominar o planeta.
Junte seus amigos e venha defender a Superterra!

Enquanto os inimigos tentam avançar em direção à Superterra, toda a comunidade joga para dominar outros pequenos planetas até alcançar o planeta natal dos inimigos. A guerra é vencida quando todos os planetas das três raças inimigas são dominados, ou perdida quando insetos, ciborgues ou iluminados conseguem alcançar e destruir a Superterra. Após um desses dois eventos finais, uma outra guerra se inicia e há o surgimento de novos conflitos para que seja decidida essa nova guerra.
Não deixe que os insetos, ciborgues e iluminados avancem em direção a Superterra.

Missões e objetivos

Cada pequeno planeta que se deseja defender na galáxia possui uma série de missões e um conjunto de objetivos a serem cumpridos em cada uma delas. Esses planetas variam de tamanho de acordo com o nível de dificuldade e são gerados de maneira aleatória entre os doze diferentes níveis. A dificuldade de cada planeta é bastante coerente com o nome que carregam, dando o jogo uma credibilidade muito grande quanto a isso. Não é difícil ter que repetir a mesma missão mais de uma vez até conseguir ativar o farol de extração e completá-la com sucesso no nível “Mergulho no Inferno”, por exemplo.

Os objetivos dentro das missões variam, mas sempre acabam se repetindo com o passar do tempo. O modo como ficam dispostos no mapa é que determina qual a estratégia o jogador, ou o grupo de jogadores, irá escolher para cumprir todos os eventos antes de ativar a extração para caracterizar a finalização daquela missão. Além disso, cada missão pode possuir diferentes tipos de terreno e inimigos mais fortes ou mais fracos, de acordo com o nível escolhido pelo jogador.
Tenha uma visão geral das missões do planeta antes de encará-lo.
Ao conseguir realizar as missões de um planeta e ativar o farol de extração em todas elas, o jogador enviará pontos de influência à comunidade, que são essenciais para que uma nova região seja tomada pelos Helldivers durante a guerra, impedindo o avanço dos inimigos em direção à Superterra. Ao completar um planeta, os jogadores recebem pontos de experiências que servem para avançar de nível, pontos de pesquisa para melhorar suas armas e estratégias, e até mesmo algumas novas habilidades.

Mantendo um bom arsenal

Um ponto muito interessante em Helldivers é que ele permite algumas customizações do personagem, como diferentes estratagemas, armas e roupas, que fazem com que cada jogador se adapte melhor ao game e crie suas próprias estratégias para enfrentar os mais variados objetivos nas missões. Novas roupas são desbloqueadas conforme o jogador avança de nível e há também a opção de escolher entre ter um personagem homem ou mulher, o que pode ser modificado a qualquer momento durante o jogo.
Modifique as características do seu personagem.
As armas são bastante variadas e podem ser melhoradas de diversas formas diferentes a partir dos pontos de pesquisa. Existe uma arma secundária de mão única padrão, que é mais utilizada quando se está realizando algum objetivo no qual uma das mãos permanece ocupada carregando alguma maleta, por exemplo. Todas as armas possuem níveis de potência, de velocidade do tiro, de estabilidade e de cartucho. Cabe a cada jogador escolher uma que melhor se enquadre às suas características de jogo e ir aperfeiçoando-as.
Escolha seu set antes de iniciar cada partida.
Os pontos de pesquisa podem ser obtidos de duas formas: a partir de amostras coletadas nas próprias missões ou quando o personagem avança um nível. A cada dez amostras coletadas, um novo ponto de pesquisa é adicionado. Eles também são úteis para melhorar a qualidade das suas estratagemas, chamadas de estratégias pelo jogo. Em uma missão, cada jogador poderá carregar até quatro estratagemas diferentes que podem ser acessadas a partir de diferentes combinações com os botões direcionais mais o botão L1. As estratagemas vão sendo desbloqueadas à medida que os planetas vão sendo completados.
Melhore suas estratagemas.
Outro fator que diferencia os personagens de cada jogador, em Helldivers, são os chamados benefícios. Elessão o que dão um boost na característica de cada personagem. O único benefício desbloqueado no início do jogo é o “Módulo de mira laser”. Com ele, é possível aprender bem depressa como mirar corretamente em um inimigo, bastante útil no processo de aprendizagem do jogo. Com o passar do tempo e dos níveis, novos benefícios vão sendo desbloqueados e um dos que se destaca é o “Autoinjetor MD-99”, que é um verdadeiro salva-vidas Helldiver, pois aumentam a taxa de recuperação de todos os membros da equipe.

Cuidado para não morrer

Uma questão que chama bastante atenção em Helldivers é como tudo foi feito para que os jogadores perdessem suas vidas durante as partidas. O friendly fire é obrigatório, ou seja, se você simplesmente atirar em um amigo repetidas vezes, você irá matá-lo e não há uma opção para desativar essa função. Uma estratagema também poderá matar um jogador se ele ficar muito próximo do seu local de lançamento. A vantagem é que ela pode matar inimigos da mesma forma. Além disso, se algum jogador estiver equipado com um veículo e passar por cima de outro jogador, ele irá morrer atropelado.
Eficientes mas, às vezes, ordinários.
Quando se está jogando em single player, sempre há disponível um reforço automático no início da campanha e um novo reforço a cada objetivo completado dentro da missão. Por outro lado, no multiplayer é necessário que algum jogador da partida utilize uma estratagema de reforço para trazer os mortos de volta à luta. Esses reforços a partir de estratagemas funcionam da mesma forma que as estratagemas comuns, a partir de combinações dos botões direcionais mais o L1. Caso todos os jogadores morram ou os reforços automáticos acabem, a missão estará fracassada.

Campanhas desafiadoras

Helldivers é claramente um jogo feito para se jogar em multiplayer ou com os amigos, já que ele também suporta partidas locais. Se você não gosta de jogar com outras pessoas, esse não é um bom jogo para você. Os níveis de dificuldade se tornam bem complicados ao escolher um planeta com mais missões e mais objetivos e é quase impossível obter sucesso nessa empreitada ao se aventurar sozinho. Um fator um pouco decepcionante é a perda do progresso na missão em caso de desconexão durante uma partida, o que pode ocorrer mesmo se você estiver jogando em single player. De forma geral, o jogo atende bem a tudo que se propõe e, com certeza, garantirá boas horas de jogatinas e diversão aos seus jogadores.

Prós

  • Multiplayer essencial e muito divertido;
  • Cross-buy e cross-play entre as plataformas;
  • Armas e estratégias diferenciadas;
  • Níveis de dificuldade mais elevados são realmente desafiadores.

Contras

  • Falta de uma campanha solo;
  • Dificuldade de se conectar a partidas multiplayer online algumas vezes;
  • Perda do progresso na missão em caso de desconexão com a internet em partidas single player;
  • Jogadores casuais terão dificuldades em níveis mais elevados.

*Plataforma usada para análise: PS3
Helldivers — PS4/PS3/PS Vita — Nota: 8.5

Revisão: Alberto Canen
Capa: Wellington Aciole


é formanda em Ciências Econômicas pela UERJ. No Blast, é redatora e revisora. Suas paixões são os esportes (sobretudo o futebol e o jiu-jitsu), os livros, a escrita e os videogames. Fã de PlayStation, não nega sua queda pela Nintendo. Pode ser encontrada no Twitter.

Comentários

Google
Disqus
Facebook