Perfil

Perfil: Zeus (God of War)

O cara. Na verdade O Deus. Sempre retratado como o macho alpha de todas as histórias sobre mitologia grega, Zeus exerce sua influência na s... (por Unknown em 14/06/2012, via PlayStation Blast)

O cara. Na verdade O Deus. Sempre retratado como o macho alpha de todas as histórias sobre mitologia grega, Zeus exerce sua influência na série God of War de várias maneiras, seja manipulando fatos ou até matando nosso protagonista canastrão, Kratos. O principal antagonista da série obviamente teria que ser muito poderoso, afinal ele controla tudo, e grande parte de seus poderes são baseados nas tradicionais histórias gregas, como o controle de relâmpagos e tempestades. Nesse perfil, você irá conhecer um pouco mais sobre o rei do Olimpo, e descobrir que existe muito mais por trás da imagem de Papai Noel bombado.

O nascimento de um mito

Em God of War, a mitologia grega é mesclada com elementos criados para dar riqueza à história da franquia, afinal Kratos tem que aparecer em algum lugar, certo?
Assim sendo, Zeus é filho de Cronos, senhor supremo dos Titãs. Logo após o nascimento de seu filho, Cronos toma conhecimento de uma profecia, que diz que no futuro Zeus irá tomar seu trono. Temendo a concretização do fato, é ordenado à Rhea, “mãe” de Zeus, que ela atire todos os seus filhos no abismo, exceto um, Zeus.
Depois de anos de treinamento e luta, Zeus liberta seus irmãos e derrota Cronos, junto com o restante dos Titãs, no evento conhecido como Grande Guerra. Consumido pelo sentimento de vingança, Zeus declara essa guerra contra todos os Titãs, incluindo Gaia, que lhe havia treinado enquanto criança. Aí que Kratos entra na história.

Algum tempo depois, um Oráculo prevê a ascensão de um homem que poria fim ao reinado dos deuses. Zeus então encarrega Ares e Athena de procurar esse mortal. Esse é o motivo real da batalha entre os dois. Depois de muito tempo de guerra, um guerreiro é apontado como o escolhido da profecia, Deimos, irmão mais velho de Kratos. Após ser aprisionado, Deimos é torturado eternamente nos domínios da Morte. Veja a absurda semelhança entre Kratos e seu irmão mais velho:

“I’m the God of War”

Grande garanhão que é, Zeus possui várias amantes e num desses deslizes que nascem  Deimos e Kratos, mencionados anteriormente. Depois do desenrolar da guerra entre os deuses, que toma praticamente todo o primeiro título da série, Kratos derrota Ares e se torna o “Deus da Guerra”, com poderes inigualáveis perante aos outros deuses. Isso faz crescer a desconfiança de seu pai em relação a tanto poder. Como uma trama de novela mexicana, Zeus arma novamente um plano para tentar destituir seu filho do poder. Logo no início do segundo título é mostrado o confronto dos dois, numa das cenas mais épicas de toda a série:

Pois é Kratos, agora o buraco é mais embaixo…

Após ter resolvido seu problema com Kratos, a personalidade vingativa de Zeus aflora novamente e o deus destrói grande parte da cidade de Sparta, incluindo várias mulheres e crianças, simplesmente pelo fato dos habitantes da cidade estarem apoiando Kratos.

Depois desse episódio, é começada a Segunda Grande Guerra (não, a Alemanha não participou dessa), com Zeus liderando os deuses de um lado, e Kratos, auxiliado por Gaia e pelos outros Titãs do outro. Depois de todo o desenrolar do terceiro título da franquia, temos a batalha final acontecendo dentro do corpo de Gaia, e Zeus é finalmente derrotado por seu filho, numa das CG’s mais bem trabalhadas do PS3. Você encontrará altos spoilers pela frente, mas se quiser arriscar, assista o vídeo assim mesmo:

Épico!

A importância de Zeus para a franquia

Do ponto de vista histórico, a causa de todos os conflitos presentes na saga são oriundos da ganância e sede de poder de Zeus. Sua presença é manifestada por trás de cada movimento, seja na arquitetura de seus planos para controlar o Olimpo, ou na tentativa de destruir Kratos.

Após ser morto pelo espartano, o mundo é consumido pelo caos, e não se sabe muito sobre o que esperar da franquia a partir daqui, já que supostamente ele é o principal antagonista e agora está fora da jogada. Até agora não temos nenhuma confirmação de um possível God of War 4, mas ficamos na torcida para que o novíssimo God of War: Ascension revele alguma pista e dê continuidade à franquia e consequentemente às armações de Zeus.

Revisão: Catarine Aurora


Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. nintendistas para sonystas kid icarus mostra como se faz um jogo sobre mitologia

    ResponderExcluir