Perfil

Perfil: Victor Sullivan (Uncharted)

É um clichê, mas, a grande maioria das histórias precisa de uma figura paterna, alguém que pareça responsável e que seja reconhecido po... (por Unknown em 24/02/2013, via PlayStation Blast)


É um clichê, mas, a grande maioria das histórias precisa de uma figura paterna, alguém que pareça responsável e que seja reconhecido por suas sábias escolhas e decisões. A Naughty Dog resolveu mexer um pouco com essa ideia e assim nasceu Victor "Sully" Sulivan, um personagem que, apesar do clichê, foge muito do convencional, sendo responsável por grandes momentos da franquia. Com jeito de "garotão, senso de humor característico e um faro fora do comum para problemas, ele se consagrou como um dos pilares da série. Se você, assim como eu, é fã desse velho emblemático e divertido, não deixe de acompanhar a matéria de hoje.


É quase impossível falar sobre Victor Sullivan e não lembrar de um “goddamn” em alto e bom som. Com um semblante que esbanja confiança, e sempre fumando um charuto, o personagem, ao lado de Nathan Drake e Elena Fisher, ajuda a compor a sagrada trindade da série Uncharted.


Como eu disse no início, Sully é um daqueles personagens clichês que toda história precisa. Mas suas características contrastam muito com aquela figura do ancião sábio que só toma decisões corretas. Victor é tão aventureiro quanto o próprio Drake e, via de regra, tão irresponsável quanto.  Mas assim como acontece com o galante protagonista da série, o mais interessante é perceber o quanto o mentor amadurece ao longo da trilogia.

O Tiozão

Não sei vocês, mas, essa foi uma das primeiras impressões que tive sobre o Victor ao jogar Uncharted: Drake’s Fortune. Ele parecia uma versão do Drake em forma de Tiozão. Era fácil identificar o mesmo senso de humor, a mesma fome de aventuras e riquezas e até o mesmo gosto por belas mulheres, característica que é a sua marca registrada.


Na verdade, creio que uma das interpretações mais interessantes sobre o primeiro jogo se dá justamente sobre essa questão do Drake como um espelho do próprio Victor. Bastam alguns momentos de observação para ficarem nítida as influências que ele exerceu sobre o jovem explorador. A imagem de Sully como uma figura paterna para o protagonista permanece durante toda a aventura.

Isso é perceptível logo nas primeiras cenas, onde ele sai do avião com aquele ar pomposo e começa a auxiliar o Drake. Apesar de seu sumiço em alguns momentos, Victor claramente rouba a cena como um dos personagens pilares da história. Ou vai me dizer que você foi um dos enganados e achou que ele era um vira casaca?

Mulherengo

Vários elementos contribuem para que Victor seja um personagem único. Creio que o próprio design do personagem o favorece para que possamos ter uma boa impressão sobre ele. A roupa de turista, o bigode carregado e a voz profunda foram elementos que caíram como uma luva para a sua personalidade. Victor é muito mais interessante do que qualquer personagem especialista em computadores visto nas aventuras de hoje em dia.

Em Uncharted: Among Thieves, a participação de Sully infelizmente é bem menor do que nos outros jogos da série. Mas nem por isso ele deixa de dar o ar de sua graça de forma triunfal, e muito divertida. Basta lembrar da cena em que ele retira o Drake da prisão, fica claramente atraído por Chloe e, de quebra, ainda é taxado como “não confiável quando se trata de mulheres”.


Essa última frase é importante para analisarmos outro aspecto do personagem: essa sua pinta de mulherengo. Apesar de nunca ter sido mostrado em um relacionamento (há apenas a menção de um “rolo”com Marlowe), a imagem de Victor como conquistador é a que fica no imaginário dos fãs.

Novamente, acredito que isso se deva em parte pela construção do personagem. As histórias contadas por ele sempre envolvem alguma participação feminina, o que acarreta novamente sobre ele a imagem de um homem de muitas mulheres. O interessante é que quando se trata de Elena Fisher, Victor muda de figura e passa a ser aquele pai preocupado com a felicidade do filho, prova disso são os constantes empurrões em Drake.

Por fim, o sábio

A prova de que Sully amadureceu ao longo da série pode ser encontrada em Uncharted: Drake’s Deception. Com uma participação muito maior do personagem, podemos perceber que o velhote realmente se importa com o bem estar e com a felicidade do seu pupilo.


De certa forma, o terceiro jogo inteiro é visto como fundamental para a compreensão do relacionamento entre os dois. Os belos momentos em flashback servem para isso. Neles, podemos ver um Sully jovem e arrogante (tal como Drake) ao passo que Nathan é apenas um jovem ladrãozinho das ruas em busca de respostas sobre si mesmo.

O mais interessante é o momento em que os dois se encontram. Victor, de início, nutre uma mistura de amor e ódio pelo garoto, até ver a sua coragem. Vendo o potencial de Drake, ele acaba por adotá-lo como seu protegido. Para os que se lembram, ele mesmo havia dito que teve um péssimo pai e, por conseguinte, uma péssima infância, por isso nunca teve vontade de iniciar uma família.


Mas com Drake as coisas foram diferentes, Sully realmente se afeiçoou ao garoto. É no terceiro jogo da série que esse sentimento é visto em seu auge. Ao invés do Tiozão que topa qualquer coisa, vemos um Sully muito mais cauteloso, que se questiona e faz Nathan rever o peso de suas ações e principalmente de suas escolhas.

Para cumprir o seu papel de sábio, Victor teve que “morrer” para finalmente ensinar a Drake o que realmente importa. No fundo, Nathan viu aquela ilusão pois as palavras e conselhos de Sully foram essenciais para ele perceber que a vida dos seus amigos é mais importante do que a busca por vingança ou glória. Sentimentos que o aventureiro só percebe quando vê o seu mentor e a namorada a salvo.

No fim das contas, podemos considerar Victor “Sully” Sullivan um dos pilares da série Uncharted. Com seu carisma e estilo característico, o personagem cumpre diversos papéis no decorrer dos jogos. De garotão aventureiro a “pai”orgulhoso, o fato é que podemos esperar grandes façanhas deste personagem. Agora, só nos resta a expectativa de que Sully tenha mais uma ótima participação nos futuros jogos da série, sempre acompanhado da bela Elena e de seu pupilo favorito.

Jogos em que Victor "Sully" Sullivan aparece

  • Uncharted: Drake’s Fortune;
  • Uncharted: Among Thieves;
  • Uncharted: Drake’s Deception;
  • Uncharted: Golden Abyss.
Revisão: Samuel Coelho

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook