Sony encerra o primeiro dia de conferências pré-E3. Confira como foi

Sony encerra o primeiro dia de conferências mostrando o que tem a oferecer para seus consoles

Depois de um dia empolgante de apresentações chegava a hora da poderosa sony apresentar ao mundo o que a empresa havia preparado para a E3 2014. Com uma excelente apresentação da Microsoft mais cedo, a Sony vinha com a pressão de superar uma de suas concorrentes diretas. Será que a gigante japonesa conseguiu?

Começando com os jogos

A empresa começou apresentando o aguardado Destiny da empresa Bungie. Com um trailer de arrepiar, foi possível ver um pouco mais da jogabilidade e dos ambientes presentes no título. O FPS de ficção científica virá primeiro no playsatation 4 e contará com um bundle especial, contendo um console branco e uma cópia do jogo.

O segundo jogo a roubar os holofotes foi o recém anunciado The Order 1886, que contou com um trailer onde era possível ver um dos protagonistas enfrentando, ou tentando ao menos, um dos enormes monstros em um cenário sombrio e carregado. Depois uma grata surpresa veio na forma de Entwined jogo com design visual único e que narra a história de duas almas que se amam, porém nunca poderão ficar juntos. O jogador poderá controlar uma com cada analógico de forma a moldar o caminho de ambas.

Depois um não supreendente, mas mais que merecido, DLC para Infamous: Second Son. A grande surpresa ficou pelo fato de que não será necessário possuir o jogo original para jogar First Light, porém os que o possuírem obterão conteúdos extras únicos.

A primeira aparição de Little Big Planet 3 foi um dos maiores destaques da apresentação, mostrando os novos companheiros do famoso Sack Boy. Além dos visuais maravilhosos alguns funcionários da Sony jogaram uma fase completa do jogo arrancando sorrisos e risadas da plateia. Com uma ótima trilha sonora e vários minigames divertidos sendo mostrados ao fim, não teve ninguém na plateia que não tenha desejado jogar ao menos cinco minutos do jogo.

Farcry 4 já havia dado as caras na conferência da Ubisoft mais cedo, mas aparentemente ainda restava mais para mostrar na apresentação da Sony. Se antes tivemos apenas uma cutscene, dessa vez foi possível conferir um pouco da jogabilidade frenética do game e a riqueza gráfica dos cenários, que puderam ser vistos de forma ainda mais bela enquanto o protagonista usava uma espécie de planador por entre as montanhas. Como se com apenas um jogador a coisa já não estava caótica o suficiente foi anunciada a possibilidade de jogar com um amigo em seu Playstation. E o grande trunfo da Sony para o título? Se você for detentor de um PS3 ou PS4 será possível jogar convidar um amigo para jogar Farcry, via PSN, mesmo que ele não possua o jogo.
 O que estava faltando na conferência? Zumbis é claro! Para suprir essa necessidade a Sony mostrou o primeiro, e muito bem humorado, trailer de Dead Island 2. Aproveitando a onde de zumbis foi anunciado que Diablo 3 chegará no PS4 com uma dungeon temática exclusiva e que o aclamado The Last of Us terá uma versão remasterizada para a nova geração. Outro jogo que não deixou ninguém surpreso, mas agradou bastante foi o Battlefield: Hardline. Com uma pequena amostra de sua jogabilidade foi anunciado que o beta, exclusivo do PS4, já está disponível para os usuários do console.

Após isso tivemos dois momentos de humor na conferência. Primeiramente Magicka 2 foi anunciado com um divertidíssimo trailer sobre o desemprego de um dos pequenos protagonistas desde o primeiro jogo da franquia. Após isso tivemos, por meio de uma falsa carta escrita por uma "garota de 10 anos", uma outra excelente surpresa que a Sony reservou para nós: o anúncio que a série Grim Fandango terá um remake exclusivo tanto para Vita quanto para PS4.

Depois do anúncio de alguns games indies exclusivos do PS4, como Hotline Miami e o novo game da empresa criadora de Journey, foi a vez do maluco Suda 51 mostrar seu novo projeto: Let it Die. Uma espécie de arena mortal onde não haverá nenhuma regra (e nenhuma gota de sange censurada) e apenas os mais fortes sairão vivos.

Para, o que parecia, encerrar a rodada de jogos tivemos a volta de uma das promessas do cenário indie: No Man's Sky. Com um universo quase infinito, como disse um dos produtores do jogo, será possível explorar uma enorme quantidade de planetas gerados de forma randômica, em cenários únicos e que mudarão a cada jogatina.

Uma boa surpresa, visto que já haviam mudado o rumo da apresentação, foi a estréia mundial do primeiro gameplay de Mortal Kombat X. Nele foi possível ver como a luta entre Scorpion e Sub-zero no primeiro trailer está acontecendo dentro do jogo de fato além de poder conferir alguns novos personagens nunca antes vistos na franquia.
Tivemos também um emocionante trailer do novo jogo do mito Hideo Kojima: Metal Gear Solid V Phantom Pain. Infelizmente não houve cena alguma de gameplay mas o que foi visto certamente foi o suficiente para empolgar os fãs da série.

Mas a noite ainda reservava dois grandes jogos para os que ainda estavam de pé. Primeiramente tivemos Batman Arkham Knight com um pequeno trecho de sua jogabilidade e que permitiu ver como Gotham está grande e linda e como o Batman usará o novo Batmóvel para se locomover dentro dessa. Já para o fim, quando muitos esperavam, o amado e idolatrado, Last Guardian, foi mostrado um trailer de Uncharted 4, anunciando oficialmente a estreia de Drake nos consoles da nova geração.

Além dos jogos

Talvez o ponto mais divergente entre as apresentações das duas rivais, Sony e Microsoft, tenha sido o fato da gigante japonesa ter reservado um tempo de sua apresentação para falar de produtos e inovações. Além de algumas séries que não empolgaram ninguém, e um filme da série Ratchet & Clank, o grande destaque ficou por conta das apresentações do Playstation TV, aparato que funcionará como uma espécie de "Vita sem tela" capaz de se integrar remotamente ao PS4 e do Playstation Now uma espécie de serviço de streaming de jogos, onde um computador remoto é quem processa o jogo e envia os dados para você, e que entrará em Beta no dia 31 de julho.

Uma competição digna da E3

Se antes havíamos presenciado a redenção da Microsoft e seu Xbox One, ao fim do dia tivemos a chance de ver que a Sony não estava muito atrás no quesito novidades para seu Playstation 4. Com a chegada da conferência da Nintendo cresce a expectativa para ver qual empresa sairá na frente. E para você leitor, quem se saiu melhor nessa segunda feira?

Capa: Doug Fernandes

é graduando em Engenharia de Computação na UFRGS. Viciado em jogos, em especial Mobas e RTS, passou boa parte da vida jogando-os e pesquisando sobre aqueles que não teve tempo de jogar, o que o levou a virar redator do PlayStation Blast.

Comentários

Google
Disqus
Facebook