Perfil

The Last of Us (PS3) apresenta Joel, a destemida figura paterna

O protagonista do jogo mostra suas habilidades de sobrevivência neste apocalipse "zumbi".

Joel é o principal protagonista de The Last of Us (PS3), jogo desenvolvido pela Naughty Dog, agindo como a ligação entre a história e o jogador. Considerado como figura paterna para a Ellie, Joel a ensina como sobreviver nas ruínas da civilização e age como o contraponto para a ingenuidade apresentada pela garota, tomando atitudes mais agressivas e céticas.

Figura paterna

A infância de Joel não é revelada no jogo, mas sabemos que ele cuidou do irmão Tommy, criando-o enquanto passavam dificuldades. Ele conseguiu um emprego de carpinteiro e mesmo passando dificuldades cuidava bem de sua filha, sozinho. O destino da esposa de Joel não é bem definido, mas sabemos que é algo doloroso para ele, demonstrado em uma de suas falas com Ellie.

Após perder sua filha, no início de The Last of Us (PS3), Joel se tornou um homem mais fechado, agindo como contrabandista ao buscar e colocar coisas nas ruínas da civilização. Agindo ao lado de sua parceira, Tess, ele é contratado pela líder dos vagalumes para acompanhar Ellie, protegendo-a dos perigos e levando-a até a sede principal do rebeldes, onde uma possível cura será feita a partir da imunidade apresentada pela garota.


Joel acaba se apegando à garota, criando um vínculo de pai e filha, fazendo com que ao salvá-la ele se machuque de forma grave, o que acaba levando aos eventos ocorridos em The Left of Us: Left Behind (PS3/PS4), onde controlamos a Ellie e tentamos salvá-lo. Ele também aparece brevemente nos trailers exibidos de The Last of Us: Part II (PS4), mas a futura história da franquia ainda não foi revelada logo so podemos esperar.

Verdadeiro sobrevivente

Após perder sua filha, Sarah, durante o início do apocalipse, Joel se tornou um homem menos ligado à moral, disposto a utilizar quaisquer meios necessários para sobreviver. Agindo como contrabandista e caçador, ele está acostumado às ruínas da antiga civilização, tendo realizado diversas entradas e retiradas de produtos. Por seu tempo como caçador, ele também possui conhecimento sobre as estratégias utilizadas pelos grupos inimigos, percebendo armadilhas.


Por esses motivos, Joel acaba adquirindo uma personalidade mais apática e sombria, perdendo a fé nos seres humanos, permitindo que ele seja um verdadeiro sobrevivente. Porém, é muito indicado que as perdas levaram o homem a um possível estresse pós-traumático, se recusando a falar sobre as pessoas que perdeu. Mesmo assim ele acaba demonstrando suas características anteriores ao apocalipse, protegendo Ellie, gerando uma relação de confiança.

Bom combatente

Como um sobrevivente experiente, Joel demonstra incrível força muscular e táticas de combate, conseguindo derrubar inimigos mais jovens rapidamente e de forma eficaz. Somado a isso ele é um excelente combatente, contando com um bom repertório de golpes e técnicas de imobilização, tornando-o um inimigo letal e impiedoso. Apesar disso sua força às vezes colapsa, deixando-o em situações de risco, das quais ele se recupera.


Joel também é um especialista, demonstrando proficiência em utilizar uma grande gama de armas, que variam de pistola até arco e flechas. Por ter trabalhado em construções, ele também é um adepto de criar armas improvisadas ou itens. Quando concentrado, ele pode utilizar sua incrível audição e localizar todos os inimigos presentes no cenário de forma exata. Apesar disso, Joel é apenas humano, precisando de máscara para não respirar os esporos, além de tomar cuidado não ser infectado de outra forma.

O personagem também possui habilidades que podem ser compradas pelo jogador à medida que a história progride, sendo necessário achar suplementos que estão espalhados pelos cenários. Essas habilidades aumentam ainda mais a força de Joel, permitindo que ele consiga esfaquear um estalador e assim matá-lo de forma furtiva, o que não acontece no início.


O futuro da série

Joel é um personagem profundo, sombrio e possui diversos defeitos, o tornando humano e permitindo aos jogadores se identificarem com o homem e sua jornada de redenção. Suas incríveis habilidades em combate e sobrevivência chamam a atenção e surpreendem, gerando uma empatia e visando que ele sobreviva enquanto cumpre as promessas a Ellie.

Seja por egoísmo ou outra emoção, ele acaba se tornando uma figura paterna para Ellie, fazendo com que ele não queira perder mais uma filha por qualquer motivo que seja. Dessa forma, ele ensina e proteger a jovem, para que ela sobreviva neste perigoso ambiente. Joel retornará em The Last of Us: Part II (PS4), mas ainda não sabemos quais mudanças ocorreram no personagem, mas sabemos que ele irá auxiliar Ellie durante a nova trama que se apresentará.


Revisão: João Telhada

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook