Jogamos

Análise: inFAMOUS: Festival of Blood (PS3)

inFAMOUS: Festival of Blood é um jogo exclusivamente lançado para PlayStation 3 através da PSN em outubro deste ano. Também pode ser cons... (por Unknown em 25/11/2011, via PlayStation Blast)

inFAMOUS: Festival of Blood é um jogo exclusivamente lançado para PlayStation 3 através da PSN em outubro deste ano. Também pode ser considerado como um DLC (Downloadable Content) de inFAMOUS 2, tratando de um spin-off da série, mas não é necessário ter esse jogo para rodar Festival of Blood. No game, Cole MacGrath, protagonista da série, foi surpreendidamente mordido por uma vampira, o que lhe levou a pertencer a mesma espécie dela. Cole tem somente uma noite para reverter esse efeito, caso contrário, será um homem-morcego por toda a eternidade. Além da boa história, o título traz novas habilidades ao herói e que podem ser muito bem aproveitadas pelo jogador.

A Noite da Pira


Festival of Blood começa mostrando o parceiro de Cole, Zeke Dunbar, em um boteco onde ele encontra uma bela moça. Ela pergunta que livro ele está lendo. Zeke responde que é um livro sobre vampiros e graças a ele que a pele de Cole MacGrath foi salva. A moça se interessa pela história, já que se tratava sobre "O Demônio de Empire City". Zeke começa contando que tudo começou na Noite da Pira, uma celebração a qual os cidadãos de New Marais comemoravam a morte de Bloody Mary - uma antiga vampira da região.


Naquela noite, Cole se dirigiu até uma igreja próxima, pois ouviu alguns gritos vindos de lá. Como ele esperava, alguns cidadãos estavam presos nas catacumbas do local e ele acaba salvando-os. Porém, quando ele vai ajudar uma moça, ela o surpreende e o morde no pescoço, transformando-o em um vampiro. Pouco tempo depois, Cole acorda em um lugar nada agradável com mais vampiros, os quais o usam para ressuscitar a sua "mãe", a vampira Bloody Mary. Ela e seus capangas voam até a superfície de New Marais, deixando Cole, bastante confuso, para trás. Agora, ele tem só uma noite para voltar a ser "normal".

Mais morcego que o Batman


Como dito na introdução da análise, Festival of Blood traz algumas novas habilidades para Cole. Após virar vampiro, ele pode usar algumas habilidades das trevas que trazem alguns benefícios para o jogador. Por exemplo, Cole pode virar uma "sombra vampiresca" e voar por quilômetros - uma maneira muito mais rápida de se deslocar pela cidade de New Marais apenas segurando o direcional para cima.


Outra boa novidade é uma "visão vampiresca", que permite a Cole que ele veja o que os olhos humanos não podem ver. Essa visão é uma espécie de raio-x do corpo de um indivíduo, que é ativada apertando-se o R2. Se a pessoa tiver calor ela estará na cor vermelha, então você tem certeza de que ela é mesmo humana. Agora, se ela não tiver calor ela estará na cor azul e é um vampiro; você pode matá-lo com a espada de Cole.


Para usar essas duas habilidades, será exigido do jogador um certo sacrifício: agora, além do controle da eletricidade de Cole, há um novo sistema que controla o sangue que ele bebe, permitindo então que ele use ambas as habilidades. Você pode conseguir mais sangue mordendo o pescoço das pessoas com o R1 ou matando gangues de vampiros espalhadas pela cidade (aperte triângulo em um vampiro abatido para cravar-lhe uma estaca).

Troféus para os colecionadores


Como todo os jogos de PlayStation 3, Festival of Blood também conta com troféus em troca de determinadas conquistas no jogo; porém, não conta com a famosa platina. Mas deixando esse último de lado, o game conta com 1 troféu de ouro (por terminar o jogo em qualquer dificuldade), 2 de prata (em troca de colecionáveis, como jarros de sangue e mensagens secretas) e 11 de bronze (conquistas em geral). É um número considerável de troféus, visto que o jogo é barato (US$ 9.99 e somente na PSN do PS3) e relativamente curto. Para conseguir 100% do jogo, não será exigido mais do que 5 horas do seu tempo.

Missões dos usuários


Uma boa novidade em inFAMOUS 2 foi a possibilidade de se criar uma missão aleatória para o game e compartilhá-la com o resto do mundo. Em Festival of Blood, a Sucker Punch decidiu manter o mesmo esquema e você é capaz de fazer a sua própria história e jogar as de outros jogadores. Lembrando que é necessário estar logado na PlayStation Network para fazer tal feito. Ah, e também tem um troféu de bronze por jogar 20 dessas missões (se você for um cara impaciente - assim como eu - após terminar o jogo, vá ao menu e selecione as UGC Missions. Em "Search", digite "fast" e faça 20 dessas missões para ganhar o troféu. A missão será terminada só por você entrar nela). A Sony também havia anunciado que haveria suporte para o PlayStation Move somente para as UGC Missions, mas ela acabou expandindo o conceito para o jogo inteiro (e deu muito certo).

Dublado e legendado para os brasileiros


Assim como em inFAMOUS 2, Festival of Blood também possui dublagem e legendas em português do Brasil. Para quem não manja muito do inglês, ambas são boas alternativas principalmente para você ser capaz de poder entender a história. A dublagem chega a ser um pouco tosca (não só desse título, mas de outros que também joguei - a Sony poderia investir em melhores dubladores para os seus jogos, já que geralmente a voz deles não combina nem um pouco com o personagem), mas uma boa alternativa é selecionar o idioma em inglês e as legendas em português. Fica simplesmente perfeito! O idioma em PT/BR é um dos melhores motivos para você não deixar de comprar Festival of Blood.

Prós

  • Novas habilidades de vampiro
  • Dublagem e legendas em PT/BR
  • Missões dos usuários
  • Preço acessível
  • Suporte ao PS Move

Contras

  • História curta
  • Falta de uma platina
  • Jogo fácil demais
inFAMOUS: Festival of Blood - PlayStation 3 - Nota final: 8.5
Gráficos: 9.0 l Som: 8.0 l Jogabilidade: 8.5 l Diversão: 8.5
Revisão: Alberto Canen 

Escreve para o PlayStation Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook